A transformação das práticas pedagógicas

Blog A transformação das práticas pedagógicas

04/11/2022
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Estamos em um mundo de grandes e rápidas transformações. No entanto, se olharmos para a maioria das instituições de ensino, notamos que elas estão enfrentando esses desafios. Principalmente, no que tange às práticas pedagógicas empregadas.

As práticas pedagógicas são as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem.

Por quantas gerações, algumas ferramentas e métodos foram replicados no processo de educação?

Em uma realidade em que a atenção das pessoas e das crianças está cada vez mais dispersa, que há um excesso de informação e de atrações, faz-se necessário buscar alternativas que preparem os estudantes para o futuro.

É importante entender que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é um guia para orientar essas práticas pedagógicas neste mundo em transformação. Ela trouxe, por exemplo, as competências socioemocionais alinhadas às técnicas e outras atualizações justamente para que o processo educativo se adequasse à realidade.

Para entender, na prática, como essas inovações podem ser trazidas à sala de aula, sem que se perca, no entanto, a essência, leia este post até o fim!

Exemplos de práticas pedagógicas

As práticas pedagógicas são as ações aplicadas pelos professores para construir o aprendizado.

Antes de essas práticas se tornarem realidade, há um processo que se inicia com a formação do educador, que perpassa os recursos disponíveis na escola, incluindo o projeto pedagógico político, o plano de aula, a forma como cada educador se planeja e executa as suas atividades, as técnicas e a didática até a forma como cada ação vai impactar o estudante e a comunidade escolar.

É relevante mencionar que a prática pedagógica não se resume à técnica do pedagogo, e sim  em como as ações contribuem para a formação e para a absorção do conteúdo e da vivência educativa.

Portanto, é necessário entender a intencionalidade das atividades realizadas, e não meramente fazê-las. Não basta endereçar uma atividade de tabuada, se o educador não tiver nitidez de que esse exercício pode ser útil para a agilidade mental e não meramente pelo ato de decorar.

São exemplos:

Resolução de problemas

Nessa atividade, é feita a proposição  de situações-problema pelo professor, que assume uma postura de mediador, e os estudantes devem resolvê-las ativamente.

É aconselhável usá-las em diversas situações:

  • Os estudantes podem mobilizar conhecimentos já trabalhados em sala de aula, como uma forma de revisão ou atividade para absorção.
  • É possível recorrer ao Ensino Baseado em Problemas ou Problem-based Learning (PBL).

Ou mesmo de estratégia de rotação, convidando os estudantes a realizarem pesquisas na sala de aula.

  • O objetivo é fazer com o estudante seja capaz de construir um raciocínio lógico e assimilar os conceitos, integrando teoria e prática.

Trabalhos em grupo

É uma prática bastante útil para trabalhar as competências socioemocionais, forçando uma convivência saudável e harmônica entre os estudantes e estimulando o desenvolvimento das habilidades.

A maneira de atribuição dessa prática deve ser alinhada com a faixa etária – com os estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio, é viável deixar a forma de confecção um pouco mais livre.

O uso de tecnologias

Estamos em um ambiente crescentemente tecnológico. Já se fala até em uma educação para o mundo fidigital – que integra o mundo físico com o digital.

A BNCC tem a educação digital como um de seus eixos, dada a importância de prepararmos as crianças e os jovens para este mundo.

As tecnologias podem ser aplicadas de modo integrado e natural ao processo de educação, em contextos de:

  • Pesquisa
  • Apresentação de trabalhos
  • Como forma de reunião dos grupos para a confecção dos trabalhos em conjunto
  • Gravação de vídeos de apresentação de trabalhos ou de atividades como teatro

O importante é aproveitar esses momentos para estimular o uso da tecnologia com responsabilidade e como uma ferramenta de apoio.

Independentemente da prática em si, ressalta-se o olhar atento do professor às necessidades da turma e as dificuldades que serão um guia para a incorporação das práticas pedagógicas mais adequadas em cada contexto. É um jeito até mesmo de possibilitar um ensino mais personalizado.

Como buscar novas práticas pedagógicas?

O objetivo de buscar e usar as novas práticas pedagógicas é tornar as aulas mais atrativas e eficazes.

É potencializar o trabalho que já é feito e aumentar o engajamento dos estudantes.

Listamos aqui alguns pontos:

1 – Estudantes

Uma questão importante nessa busca é entender o que é atrativo e interessante para cada faixa etária e grupo de estudantes. E que esteja alinhado com o currículo ou que possa ser trazido para a sala de aula com uma intencionalidade formativa.

2 – Contexto

É necessário entender o que tem acontecido ao seu redor. Ter um olhar atento também às transformações e às exigências de cada momento.

3 – Educadores

Pode-se ser necessário ter momentos de trocas e de formação entre os professores. A formação socioemocional, prevista pela BNCC, por exemplo, não foi objeto de estudo de muitos dos educadores.

Rodas de conversa e momentos de formação entre a equipe podem ser oportunidades ricas.

4 – Processos

Documente a forma de  inserir essas práticas em sala de aula, se possível, dentro do planejamento didático.

Cabe aos coordenadores auxiliarem nesse processo.

Registre as conclusões do momento de formação, faça resumo das práticas pedagógicas encontradas e verifique os avanços de tempos em tempos.

3 dicas para você se inspirar e levar novas práticas pedagógicas para a sala de aula

Para facilitar a inserção de novas práticas pedagógicas na sua rotina, separamos algumas dicas:

1 – Tenha espírito empreendedor

Molde a sua mente para buscar ter uma postura mais proativa e inovadora.

2 – Separe um tempo para ler material especializado

Visando romper com esse lapso entre a transformação do mundo e as práticas pedagógicas, procurar por material feito para escolas e educadores pode ajudar você a se manter por dentro do que há de mais inovador e moderno.

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3 – Assista a bons filmes

As histórias são fontes de inspiração e de criatividade. Os filmes, além de ser uma atividade de lazer, contribuem para manter nossa mente sempre oxigenada.

Agora é hora de transformar tudo isso em ação! Analise o seu contexto e veja qual o tipo de prática pedagógica fez mais sentido pra você, discuta com seus colegas e implemente as novas práticas pedagógicas.

E, se precisar de ajuda, já sabe com quem contar.

Mês dos Professores

No mês dos professores o CER Sebrae preparou conteúdos exclusivos para que você continue inovando nas aulas e transformando vidas. Venha se inspirar! Esperamos que goste e volte sempre para conferir as atualizações.

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