Aprendizagem baseada em cenários: conheça a metodologia

Blog Aprendizagem baseada em cenários: conheça a metodologia

Compartilhe este conteúdo

Aprendizagem Baseada em Cenários: conheça a metodologia

O potencial de aplicabilidade de um conteúdo é uma preocupação bastante relevante no momento contemporâneo e uma das questões mais emergentes do sistema educacional moderno. Para muitos educadores, quebrar a barreira do teórico e transformá-lo em prático é fundamental. Não só para o andamento e a qualidade das aulas, mas para a absorção de conhecimento por parte dos estudantes.
A Aprendizagem Baseada em Cenários é uma metodologia que busca a visualização e a aplicação do que se está sendo estudado no mundo real.
No artigo a seguir, vamos entender melhor como esse método funciona. Quais os principais benefícios para o aprendizado dos estudantes e como é possível colocá-lo em prática durante o percurso curricular.

O que é a Aprendizagem Baseada em Cenários?

A Aprendizagem Baseada em Cenários é uma abordagem bastante popular, principalmente no meio digital e no E-Learning. Busca utilizar simulações inspiradas em cenários da vida real, para o ensino de conteúdos de maneira prática. Por intermédio dessa metodologia, os estudantes imergem em uma situação, a fim de validar seu aprendizado com base na aplicabilidade do conteúdo como uma ferramenta para a solução de problemas. Conforme o estudante vai tomando decisões, o cenário vai se modificando. Com a intenção de exemplificar a consequência que as ações dos estudantes teriam na prática.

Quais os benefícios da Aprendizagem Baseada em Cenários

Considerando que a Aprendizagem Baseada em Cenários é estruturada valendo-se de situações que podem acontecer na vida real, os estudantes desenvolvem diversas habilidades importantes. Algumas como identificar a relação entre teoria e prática e visualizar as nuances por trás da aplicabilidade de um conhecimento. Cada caso é um caso e, pelas simulações, é possível perceber como a teoria precisa ser ajustada aos detalhes para que ela se enquadre como uma solução do problema.
Além disso, os estudantes desenvolvem capacidade analítica, trabalho em equipe e a habilidade de enfrentar desafios, tendo em vista que o ensino é realizado em um ambiente controlado. Assim, o estudante tem a oportunidade de tomar decisões e correr riscos com espaço para falhas, utilizando-as como parte do aprendizado.

De que maneira aplicar a Aprendizagem Baseada em Cenários nas aulas

O objetivo da Aprendizagem Baseada em Cenários é engajar os estudantes durante o aprendizado e desafiá-los a partir de cenários que se assemelhem à realidade. Por isso, procure fugir do básico. Estruture as simulações de forma que exija a tomada de decisão em situações realmente complexas e que faça com que os estudantes raciocinem e usem o pensamento crítico visando solucioná-las.
O feedback é importantíssimo para que a Aprendizagem Baseada em Cenários seja efetiva. É fundamental que os estudantes entendam as consequências das ações que tomam. Dessa forma, a construção da simulação precisa não só ser guiada a partir das decisões tomadas por eles, mas refletir o que realmente aconteceria na vida real se os fatos seguissem determinada ordem.
A interatividade é peça-chave para manter os estudantes engajados. No uso da Aprendizagem Baseada em Cenários para E-Learning, por exemplo, você pode utilizar vídeos, imagens, dentre outros recursos, buscando atrair a atenção dos estudantes e deixar a jornada mais rica em informações.
Um ponto interessante é que a Aprendizagem Baseada em Cenários não precisa ser individual. É possível pensar em exercícios em grupo. Um exemplo clássico dessa metodologia na prática para o ensino coletivo é nas aulas de Direito, nas quais o professor distribui a turma em duas equipes (Defesa e Acusação) e propõe um julgamento simulado, utilizando informações baseadas em casos reais.
Além disso, lembre-se de estruturar situações que de fato permitam ao aluno colocar o conhecimento aprendido em sala de aula. Crie desafios que façam com que eles possam questionar a teoria e transformá-la em uma ferramenta.

Ferramentas que podem auxiliar na Aprendizagem Baseada em Cenários

Existem diversas ferramentas que podem facilitar a implementação da Aprendizagem Baseada em Cenários. O Storyboard, por exemplo, consiste na elaboração de um esboço, que contém cada etapa e detalhe relevante do cenário, do percurso a ser traçado durante a simulação. Isso contribui com o processo, a fim de que todos possam acompanhar o que está acontecendo visualmente, sem a necessidade de interrupções para relembrar detalhes já explicados. Além de funcionar para a aplicação de exercícios práticos presenciais, o Storyboard é uma ferramenta muita prática para o ensino on-line.
O PowerPoint e o Google Slides são outras duas ferramentas que colaboram na apresentação da proposta, otimizando o acesso dos estudantes à informação. Post-its são excelentes ferramentas a serem utilizadas na hora da execução da simulação, para que os estudantes possam ir elencando suas ideias. Em relação às aulas on-line, o Miro é uma boa alternativa aos Post-its.
De modo geral, é importante trazer elementos que facilitem a compreensão da atividade proposta, assim como a sua execução, com o objetivo de que a metodologia Aprendizagem Baseada em Cenários seja aproveitada por todos, sem empecilhos, durante a simulação prática.
E, então, conseguiu compreender a metodologia de Aprendizagem Baseada em Cenários? Conheça também o Visible Learning: Aprendizagem Visível e continue descobrindo novas formas de aprimorar suas aulas.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades