A “aprendizagem baseada em investigação” também é conhecida como “aprendizagem baseada em inquérito”, “aprendizagem baseada em indagação” ou, em inglês, inquiry-based learning (IBL). Trata-se de um modelo de ensino e aprendizagem que trabalha a solução de problemas de maneira colaborativa por intermédio do método científico, sendo o professor o mediador do processo. É uma estratégia centrada no estudante em que o conhecimento é construído coletivamente.
A aprendizagem baseada em investigação virou tendência nos últimos anos, mas já existe e vem sendo discutida há muito tempo. É utilizada especialmente no ensino das Ciências Naturais.
Neste artigo, conheça como surgiu esse método de aprendizagem, como funciona na prática e seus benefícios para os alunos e para a promoção da educação empreendedora.
A aprendizagem baseada em investigação começou a se estabelecer nas salas de aula, no século XIX, quando as disciplinas de Ciências passaram a integrar os currículos de diversos países. Diferentemente das disciplinas clássicas, as Ciências Naturais partem de observações específicas que levam a princípios gerais. Isso favoreceu um processo de aprendizagem em que o aluno primeiro observava o mundo natural ao seu redor e a partir daí tirava conclusões, podendo compreender melhor os conceitos.
Durante as suas investigações, os alunos formulavam hipóteses, experimentavam e especulavam, sendo que o ensino dos processos era mais enfatizado do que o ensino dos conceitos. Dessa forma, os estudantes eram descobridores da informação por si próprios, tendo o professor como guia.
Essas práticas escolares de laboratório passaram a ser valorizadas também por preparar melhor a criança para a atuação na sociedade, na qual precisaria ter as habilidades de observar o contexto ao seu redor, questionar e participar ativamente da sociedade. Hoje em dia, a aprendizagem baseada em investigação vem ampliando seu espaço pelos mesmos motivos, sendo aplicada não somente nas Ciências Naturais, mas também em todas as outras áreas do conhecimento. O protagonismo, a autonomia e a habilidade de trabalhar em equipe gerados por esse processo são competências essenciais ao empreendedorismo, tornando a aprendizagem baseada em investigação uma ferramenta de ensino empreendedor.
Confira alguns benefícios da aprendizagem baseada em investigação:
Não existe um único modelo de investigação em sala de aula. Diversas metodologias foram criadas, cabendo ao professor escolher aquela técnica que se adapte mais ao seu contexto escolar e que considera mais eficiente para seus alunos. Algumas são mais abertas, e os alunos escolhem o que vão investigar; outras são mais fechadas, e cabe ao professor propor os temas.
Um desses modelos é o de Carlson, Humphrey e Reinhardt (2003), baseado em quatro etapas:
1) Apresentar o problema
2) Explorar, descobrir, criar
3) Propor uma explicação ou solução
4) Refletir
De acordo com os autores, os alunos primeiramente descrevem o problema que querem resolver. Depois, exploram a questão e as suas ideias sobre o tema, planejando a resolução do problema, investigando material, recolhendo e organizando os dados, e realizando experimentos. A partir daí, propõem uma explicação e uma solução, construindo conhecimento. Nesse método, a solução é elaborada individualmente, sendo muito importante haver diálogo tanto entre os alunos quanto entre eles e o professor. Na última fase, há a reflexão sobre o conhecimento construído e sobre a necessidade de investigações futuras, sendo formuladas novas questões.
Para que a investigação ocorra, é necessário criar um ambiente favorável a ela, havendo um bom relacionamento entre o professor e os alunos, uma boa dose de orientação, materiais e recursos disponíveis para pesquisa, tempo e possibilidade de troca de ideias.
Uma dica para os professores que pretendem propor os temas de investigação dos alunos é utilizar a tipologia de investigações criada por Wellington (2000). Ela ajuda os docentes a ter ideias de temas variados para investigação, tornando as aulas mais dinâmicas ainda. De acordo com o autor, existem os seguintes tipos de investigação:
A aprendizagem baseada em investigação é uma ferramenta de ensino empreendedor que coloca o aluno no centro da aprendizagem e o torna mais capacitado para atuar de forma ativa e consciente na sociedade, beneficiando também o aprendizado em todas as áreas do conhecimento. Aprenda também o que é aprendizagem evolutiva.