AprendiZAP: A plataforma de conteúdos de reforço escolar no WhatsApp

Blog AprendiZAP: A plataforma de conteúdos de reforço escolar no WhatsApp

05/07/2022
Compartilhe este conteúdo

Com o retorno das aulas presenciais depois da pandemia, a evasão escolar alcançou números recordes. Segundo estudos, este é o pior cenário nos últimos 20 anos. Em momentos desafiadores, a tecnologia vem se  mostrando bastante eficaz para levar a educação aos estudantes brasileiros. Podemos citar o AprendiZAP, isto é, a plataforma que envia conteúdos gratuitos via WhatsApp.

O aumento da evasão escolar é reflexo de questões como a perda do vínculo entre estudante e escola, a necessidade de trabalhar por causa da crise econômica e as lacunas pedagógicas e emocionais.

O processo de aprendizado foi dificultado durante a pandemia, já que nem todos os estudantes tiveram um ambiente doméstico favorável, como a presença de internet ou mesmo um clima ameno. Voltar às aulas com déficits em conteúdos anteriores torna a experiência de ensino ainda mais difícil e desanimadora para os estudantes.

O socioemocional é também motivo de dispersão dos estudantes. Muitos enfrentam situações duras, como a perda de entes, a existência de conflitos em casa ou mesmo um isolamento bastante rígido, dificultando o contato e o trato social. Não são raros os relatos de crises de ansiedade, depressão, aumento da timidez e mudança de comportamento.

Por parte dos professores, atrair e reter a atenção de estudantes possibilitou um contato maior com as tecnologias, o que também não tem sido tarefa fácil.

Do ponto de vista de planejamento das aulas, é difícil para o educador avançar em um conteúdo se os estudantes ainda possuem dúvidas sobre as disciplinas do ano anterior. Mas, muitas vezes, o professor não tem contato com materiais ou referências para lidar com as lacunas.

Outro desafio para os professores do Ensino Médio tem sido a adequação com o Novo Ensino Médio, que reformulou a grade curricular. Uma ferramenta que pode ser aliada dos estudantes, dos familiares e dos professores é o AprendiZap. Leia este post para entender como ela funciona.

O que é o AprendiZap

O AprendiZap é uma plataforma de envio gratuito de material didático para estudantes e professores via WhatsApp, desenvolvido pela Fundação 1bi com o intuito de apoiar o processo de ensino e aprendizado. Os conteúdos são elaborados em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Novo Ensino Médio para as séries do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio.

Hoje, a ferramenta conta com mais de 1.500 conteúdos e já foi utilizada por milhares de estudantes e professores. São aulas prontas, exercícios, textos, PDFs e vídeos educativos criados por professores especialistas.

Com a popularização do celular e do WhatsApp, o AprendiZap faz parte de uma ferramenta  já amplamente utilizada, facilitando o acesso e a popularidade. Para os estudantes, o grande benefício é o reforço escolar na palma das mãos, e, em relação aos professores, podemos enfatizar que as aulas prontas facilitam bastante.

Do ponto de vista das famílias, o AprendiZap pode ser uma grande aliada para o reforço escolar gratuito e seguro. Não há interação com pessoas desconhecidas por parte dos estudantes; aliás, as crianças e os estudantes podem acessar a ferramenta por meio do celular dos responsáveis.

Podemos chamar a atenção para o fato de que, com uma mesma conta,  há a possibilidade de acessar conteúdos de mais de uma série, caso o estudante precise reforçar algum tema da série anterior, ou caso mais de um jovem utilize o mesmo dispositivo.

Como funciona

O AprendiZap funciona como uma conversa automática. Para os estudantes, ele envia aulas prontas gratuitamente. Cabe ao estudante apenas enviar uma mensagem para o número (11) 97450-6763 e iniciar a conversa automática.

Assim, será possível selecionar o ano, a disciplina e o assunto que deseja estudar. Em seguida, o AprendiZap envia a primeira lista de conteúdos gratuitos, e o estudante pode se organizar para realizar as tarefas. Uma vez concluídas as atividades, basta enviar um “ok” à conversa para receber uma próxima lista de conteúdos.

Com relação aos  professores, o funcionamento do AprendiZap é bem similar. No entanto, no lugar de atividades de reforço, o professor recebe aulas, cada uma composta de um resumo em texto, o conteúdo em PDF ou em vídeo, um exercício e a correção.

Os professores podem acessar os conteúdos disponíveis e se inspirar para trabalhar em aula ou mesmo direcionar aos alunos. Um diferencial é que cada conteúdo sinaliza as habilidades relacionadas à BNCC.

A plataforma já disponibiliza mais de 1.400 aulas, com proposta de atividade e de exercícios. O conteúdo estará em formato de vídeo ou PDF. É viável compartilhar com estudantes e acompanhar quais estudantes iniciaram e finalizaram os exercícios, para enxergar o desempenho da turma. Algumas escolas inteiras já adotaram a ferramenta.

Do ponto de vista de conteúdo, o AprendiZap conta com atividades de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Inglês e Artes voltadas aos alunos do Ensino Fundamental anos finais, isto é, do 6º ao 9º ano. No que se refere ao Novo Ensino Médio, a ferramenta abrange Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Por que o AprendiZAP pode ajudar na sua rotina

O primeiro benefício é que se trata de uma ferramenta gratuita e segura tanto para os estudantes quanto para os professores. Os conteúdos foram criados por uma equipe de professores especialistas, que  contam com experiência no Ensino Público e, por isso, estão alinhados com a BNCC e com o Novo Ensino Médio.

É uma opção que traz bastante praticidade para o mundo do ensino e da aprendizagem – uma vez que os conteúdos são enviados pelo WhatsApp. Ela possibilita que estudantes em situação como timidez, insegurança ou lacunas pedagógicas consigam acessar conteúdos e se fortalecerem, o que pode também incentivar o retorno às aulas presenciais e às escolas.

Pensando do ponto de vista das famílias, é uma forma de incentivar o uso da tecnologia de maneira responsável e para o estudo, proporcionando uma postura mais ativa e de mais autonomia dos jovens.

E, para os professores, é um modo bastante prático de acessar conteúdos de reforço, mesmo os das séries anteriores, para se inspirar ou enviar diretamente aos estudantes.

O AprendiZAP é resultado de uma iniciativa empreendedora e social a favor do ensino. Esse tipo de postura pode, e deve, ser tomada em sala de aula. Para saber como, acesse o E-book Competências Empreendedoras: quais são e como trabalhá-las.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades