Atividades extraclasse voltadas à Educação Empreendedora

Blog Atividades extraclasse voltadas à Educação Empreendedora

18/03/2022
Compartilhe este conteúdo
A Educação Empreendedora visa a preparar crianças e adolescentes para a vida em sociedade e o mundo do trabalho. A ideia é desenvolver competências e habilidades técnicas e socioemocionais, que sejam usadas pelos jovens para exercer sua plena cidadania a partir de um olhar empreendedor, ou seja, com autonomia, enxergando o todo, fazendo análises, perguntas e, claro, buscando soluções para problemas de todos os tipos.
Parte essencial do processo de ensino-aprendizado com o objetivo acima é incentivar a colaboração, a criatividade, o protagonismo e a interação social. E, tudo isso, pode ser oferecido aos estudantes com atividades extraclasses. Elas são oportunidades educacionais voltadas a explorar ambientes internos e a interação com pessoas diversas, colocando o aluno à frente de seu processo de ensino-aprendizagem.

Experiência como importante fator educacional

As atividades escolares extraclasse são acompanhadas e direcionadas pelos docentes, que criam situações e oportunidades de aprendizado conforme o nível e o perfil da turma. Elas colocam os alunos em contato com a experiência, gerando uma vivência rica e interessante pela qual desenvolvem suas competências e consolidam o conhecimento.
Esse tipo de atividade pode ser uma ótima aliada da Educação Empreendedora, incentivando posturas protagonistas e éticas. Por intermédio da prática, fora do modelo conteudista, os estudantes poderão associar teoria e prática e fazer uso desse conhecimento visando ensinar outras pessoas ou transmitir uma mensagem.
Esse é um tipo de dinâmica muito comum no mundo do trabalho, por isso uma educação empreendedora só tem a ganhar quando oferece esse contato entre aluno e prática, incentivando o uso de suas habilidades a fim de atingir objetivos. Além disso, pode ser uma chance de ter contato com a diversidade cultural, com o enfrentamento de opiniões contrárias às suas e muito mais.
Nesse processo, cabe ao professor auxiliar a turma para que ela não se desanime ou tenha experiências ruins (esse tipo de vivência pode gerar traumas e afastar os estudantes do processo de ensino-aprendizagem e dos objetivos acadêmicos). Ele vai delegar funções específicas para grupos ou indivíduos, sugerir melhorias, instigar uma postura investigativa e autônoma e avaliará ao final. Tal dinâmica respeitará a individualidade de cada aluno e também as características gerais da turma, sendo muito mais efetiva que uma avaliação padrão.

Dicas de atividades extraclasse

A sala de aula não deveria se limitar a um local físico. Tecnologias como o metaverso, a realidade virtual e o ensino híbrido – mediante ferramentas mais acessíveis, como computadores e smartphones – já nos permitem extrapolar os limites físicos e aprender com pessoas, lugares e objetos que estão em outro lugar do mundo. Mas por que não explorar atividades presenciais com esse potencial?
Os eventos escolares extraclasse propiciam aos alunos e aos docentes a chance de saírem da sala de aula e de terem contato com formas de aprendizado engajadoras. Todos os envolvidos em uma atividade do tipo precisam participar do preparo, da organização e estudar para que as coisas sejam executadas como previstas, oferecendo o melhor de si e trabalhando em grupo.
Pense em uma apresentação de teatro, por exemplo. Se um docente pede aos estudantes que preparem uma esquete que tenha como tema “cientistas que mudaram o mundo”, ele incentivará o aprendizado de disciplinas escolares, como Ciências e História, mas também permitirá que os alunos desenvolvam diversas habilidades, comportamentos e competências, como:
  • colaboraboração
  • criatividade
  • empatia
  • comunicação
  • organização
  • senso crítico
  • raciocínio lógico
  • capacidade de liderar
A apresentação de teatro se torna, assim, uma maneira divertida e envolvente de aprender e consolidar conhecimentos. Interessante, não?

Na hora de planejar uma atividade extraclasse

Nunca se esqueça de considerar a realidade da escola e dos alunos antes de propor uma atividade extraclasse. Além de condições financeiras, as próprias características da região interferem na programação e exigem mais ou menos recursos (sejam eles físicos, humanos sejam eles financeiros).
Afora envolver os gestores na escolha da atividade extraclasse, uma opção é perguntar aos alunos que tipo de atividade eles gostariam de fazer. Não são eles que escolherão ao final, mas você pode usar as sugestões a fim de pensar em algo que vá gerar o engajamento de todos.
Confira algumas ideias de atividades extraclasse que podem ser realizadas e que contribuem para o desenvolvimento de competências empreendedoras:

Feira de Profissões

Este tipo de atividade é uma oportunidade para que os alunos tenham contato com as profissões. É possível trazer profissionais do mundo do trabalho para que falem sobre suas rotinas, requisitos e desafios; criar estandes ou oferecer palestras sobre as grandes áreas de conhecimento (Saúde, Exatas, Humanas, etc.) ou mesmo levar os estudantes a eventos de universidades com esse foco.

Feira de Ciências

As Feiras de Ciências são famosas. Nelas, os estudantes colocam em prática os trabalhos elaborados em sala de aula e ali apresentam o resultado, compartilhando e consolidando o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo. Uma possibilidade é envolver os alunos desde as etapas de organização do evento!

Excursões

Aqui as oportunidades são muitas. Você pode organizar excursões a museus, feiras, universidades, empresas, espaços urbanos e muito mais. Tudo vai depender do objetivo a ser atingido com a atividade, em termos de conhecimentos e competências a ser desenvolvidos.

Eventos para a comunidade

Abra as portas da escola para a comunidade e convide pais, amigos e demais familiares para conferir o trabalho dos estudantes. Esse tipo de evento pode ser uma Feira Típica de um país, uma Feira de Ciências ou até mesmo uma Exposição de Artes (que tenham sido desenvolvidas pelos alunos). Assim o aluno ainda se vê numa posição de expositor e artista para aqueles que fazem parte de seu convívio.

Participação em competições escolares

Caso seus alunos estejam engajados, que tal inscrevê-los em competições estudantis? Dessa forma eles terão contato com muitos outros jovens e atuarão com afinco e em conjunto para realizar o trabalho proposto. Existem competições de Ciências, Redação, Esportivas e muitas outras. Vale a pena pesquisar!
O que acha de começar a preparar atividades extraclasse para seus alunos? Outra opção para fomentar as competências empreendedoras é levá-los a um Markerspace. Já ouviu falar? Se quiser saber mais, clique aqui.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades