Trabalhando a cultura popular: atividades inovadoras para festa junina na escola

Blog Trabalhando a cultura popular: atividades inovadoras para festa junina na escola

30/06/2022
Compartilhe este conteúdo

Depois de dois anos sem a famosa comemoração de São João, por causa da pandemia, chegou a hora de matar a saudade. Afinal de contas, as festas juninas escolares, além de marcarem a passagem do primeiro para o segundo semestre do ano, são sempre esperadas e, de alguma forma, marcam a infância e a juventude dos estudantes, dos professores e dos demais atores da comunidade escolar. É por isso que, no post, trouxemos algumas dicas para ajudar você a inovar nessa celebração, expandindo os ganhos para os estudantes – valendo-se do desenvolvimento de diferentes competências e estreitando os laços entre escola e família. Confira!

O que significa a festa de São João?

Antes das dicas, vamos relembrar um pouco da origem dessa cultura popular.

No século XVI, as festas eram tradicionais na Península Ibérica – Portugal e Espanha – e, durante a colonização, foram trazidas para o nosso país pelos portugueses. Na época, era chamada de “festa joanina”, fazendo referência direta a São João. Depois, passou a ter o nome que tem hoje para se atrelar ao mês de junho (“junina”).

No início, o cunho religioso da data era mais forte do que hoje, já que a festividade é tida muito mais como parte da cultura popular do que da religião. A forma como a festa se espalhou e evoluiu no Brasil associou a data a símbolos comuns das zonas rurais.

Atualmente, a cultura popular, embora seja comum e marque presença em todo o país, destaca-se em especial na região Nordeste, onde são realizadas as maiores festas juninas do país. Entre os exemplos, estão o São João de Caruaru, em Pernambuco; a Mossoró Cidade Junina, no Rio Grande do Norte; o Bumba Meu Boi, de São Luís, no Maranhão; e o São João de Campina Grande, na Paraíba.

Danças típicas como as quadrilhas, comidas (em sua maioria, à base de milho), bebidas como o quentão e vestuários caipiras e sertanejos – camisas xadrez, botas, calças remendadas e chapéu de palha – são símbolos comuns das festividades de norte a sul do Brasil.

6 dicas para inovar nas atividades de festa junina

Vamos às dicas! Veja as sugestões que colocamos a seguir e, claro, adapte cada uma delas conforme a idade dos alunos.

1. Decoração com sustentabilidade

Mais do que “só” preparar a decoração da festa junina, que tal envolver os alunos nessa produção e ainda ensinar a eles sobre sustentabilidade?

Um bom caminho é definir diferentes itens de decoração – bandeirolas, balões, fogueira artificial, painéis, objetos decorativos de mesa e por aí vai –, distribuir um para cada turma e orientar os professores para que coloquem a “mão na massa” com os alunos. Nesse processo, a sustentabilidade pode ganhar vida, por meio da utilização de papéis recicláveis, plásticos, caixas de leite e até reutilização de sucata. É fundamental que, durante a construção em conjunto, os responsáveis expliquem os processos e reforcem a importância da redução do lixo e do desperdício, que contribuem para a preservação do meio ambiente e do nosso planeta.

#Dica: tirar foto das produções e fazer um mural para ser fixado no dia da festa junina pode ser interessante.

2. Comida típica e os alunos interagindo na prática

Na mesma lógica da distribuição dos itens de decoração, propor uma espécie de “aulão” para que diferentes grupos fiquem responsáveis por uma comida típica também é uma ótima opção. As alternativas são várias: canjica doce, paçoca, pé de moleque, cachorro-quente, pastel, milho, maçã do amor, curau, pamonha, cocadas, etc.

É possível tornar todo o processo muito enriquecedor: além de ensinar sobre o preparo do prato e permitir o contato dos alunos com a culinária regional, vale sugerir uma pesquisa sobre a sua origem.

3. Envolver o assunto em diferentes disciplinas

Trabalhar a festa junina de maneira transdisciplinar abre espaço para a cultura popular, bem como traz diversão. Veja algumas sugestões a seguir e, claro, solte a criatividade!

Para as aulas de produção textual, vale propor o desenvolvimento de um artigo abordando diferentes temas de São João, desde a sua origem e aspectos linguísticos e culturais até temas afins que podem estar no vestibular: agronegócio, êxodo rural, alimentos transgênicos, impacto da globalização nas áreas rurais, etc.

Para os mais novos, uma boa sugestão é sugerir colagens – que também podem integrar um painel físico – que combinam recortes de imagens de comidas, roupas, objetos decorativos e paisagens.

4. Incentivar a solidariedade

Sabemos que as festas juninas são divertidas, acolhedoras e permitem ótimas lembranças; mais do que isso, podem espalhar bondade! Que tal torná-las solidárias? Seja sugerindo uma contribuição simbólica e revertendo o lucro em doações, seja inserindo as comunidades carentes próximas da escola na festa, seja propondo uma campanha do agasalho… Possibilidade é o que não falta.

Além de esquentar o coração de quem mais precisa, a organização dessas atividades pode ter apoio dos próprios alunos, auxiliando-os no desenvolvimento de várias competências e habilidades como gestão, proatividade, empatia, organização e finanças. De acordo com a idade, é possível fazer reuniões periódicas para definir diferentes atividades da festa junina e das ações solidárias.

5. Experiência musical

O tradicional evento maranhense “BumbaMeuBoi”, que citamos no início do texto, utiliza vários instrumentos musicais que marcam a cultura: tambores, matracas, triângulos, maracás. Que tal inserir as crianças e os jovens nesse contexto? Se tiver acesso aos instrumentos ou a profissionais da área, convide músicos para aulas práticas e breves. Se não for possível, não é preciso ir tão longe: sugerir a pesquisa sobre os equipamentos e aprofundar na história de cada um deles já pode enriquecer o aprendizado de forma significativa.

6. Apresente material audiovisual

Ainda que esse formato seja mais teórico, há a possibilidade de levar o aprendizado de maneira mais dinâmica aos estudantes por meio dos vídeos explicativos. Eles podem falar diretamente da festa junina ou ainda tratar de temas relacionados. Veja alguns exemplos:

Como a festa junina é comemorada em outros países Clique aqui e dê o play 

E aí, gostou dessas sugestões de atividades inovadoras para a festa junina na escola? Continue acompanhando o Portal CER e tenha acesso às melhores dicas do universo da Educação Empreendedora!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades