Atuação do gestor educacional: como alinhar suas ações à Educação Empreendedora

Blog Atuação do gestor educacional: como alinhar suas ações à Educação Empreendedora

06/07/2022
Compartilhe este conteúdo

Uma instituição escolar tem resultados de sucesso quando envolve toda a comunidade escolar em prol da educação e da formação de crianças e jovens protagonistas em relação à vida deles. 

Como a atuação do gestor educacional pode fazer a diferença nesse sentido? E mais: como esse profissional pode conduzir movimentos que vão apoiar o desenvolvimento da Educação Empreendedora dentro do processo de ensino-aprendizagem? Continue lendo e confira as respostas!

Qual o escopo de atuação do gestor educacional?

Cada escola tem especificidades que determinam as responsabilidades de cada cargo. Contudo, de maneira geral, podemos dizer que um gestor escolar é responsável por gerir a escola baseado nas diretrizes pedagógicas e nas políticas educacionais. Normalmente, entre as outras atribuições desse profissional, estão:

  • Gerir toda a equipe escolar, desde o corpo docente aos colaboradores administrativos.
  • Estreitar os laços entre escola e família/responsáveis.
  • Encabeçar o desenvolvimento e a execução do Projeto Político-Pedagógico.
  • Fazer uma gestão transparente, responsável e efetiva dos recursos financeiros, materiais e humanos da escola.
  • Assegurar o cumprimento do calendário pedagógico.
  • Coordenar, valorizar e motivar o corpo docente e demais colaboradores.
  • Criar meios para uma capacitação contínua e sempre atualizada de toda a equipe.
  • Acompanhar o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, fazendo mudanças, quando necessário.

3 dicas para incentivar a Educação Empreendedora nessa função

Mais do que capacitar professores e dar recursos para diferentes atividades de Educação Empreendedora em sala de aula, a atuação do gestor educacional para alinhar ações a esse modelo pode extrapolar os muros e envolver toda a comunidade escolar. A seguir, separamos algumas dicas úteis para esse contexto. Confira!

Pesquise projetos fora da sua “bolha”

É comum que a gente receba indicações ou dicas de pessoas conhecidas. Mas que tal ir além e explorar atividades em outros locais? Muitos programas disponíveis na internet podem ser valiosos nesse sentido. Confira, abaixo, a seleção que fizemos:

>> Formação pedagógica: empreendedorismo e BNCC | Sebrae

Neste curso on-line gratuito do Sebrae, voltado para a atuação do gestor educacional e do professor, são exploradas quatro áreas do conhecimento que enriquecem a bagagem e permitem uma abordagem transversal das competências empreendedoras. Veja a descrição do objetivo:

“A formação pedagógica proposta busca trabalhar de forma transdisciplinar, aproximando professores e áreas do conhecimento distintas em uma jornada única, e atende às dimensões da formação continuada do docente: conhecimento, prática e engajamento profissional a partir do desenvolvimento de competências para atuação com conhecimentos específicos e estratégias de ensino-aprendizagem de vivências na cultura empreendedora, de forma transversal às áreas do conhecimento da BNCC.”

SAIBA MAIS OU INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

>> O despertar do empreendedorismo nas escolas | Sebrae

De que maneira capacitar o corpo docente faz parte da atuação do gestor escolar? ;trata-se de uma ótima dica de curso. Gratuito e 100% on-line, seu objetivo é fazer com que os professores sejam capazes de despertar a Educação Empreendedora na rotina dos estudantes. Conheça o objetivo:

“Formar alunos empreendedores, competentes para se tornarem protagonistas de sua trajetória de vida. Para realizar essa missão, vamos debater diferentes modelos de inserção da Educação Empreendedora no dia a dia das escolas e entender como desenvolver nos estudantes as habilidades para que resolvam problemas de forma criativa e inovadora e que impactem positivamente a realidade.”

VEJA TODAS AS INFORMAÇÕES OU INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

>> Como envolver toda a comunidade escolar no tema da Educação Empreendedora | Nova Escola + Gerdau

Voltado para o Ensino Fundamental, o projeto promove ações, no início e no fim do ano letivo, visando “disseminar” a Educação Empreendedora para toda a comunidade escolar, instigando um comportamento reflexivo para questões da vida cotidiana. Confira o resumo e o objetivo geral:

“Resumo | Este projeto destina-se às instituições que decidirem incorporar a Educação Empreendedora (EE) em suas diretrizes e currículos, e não apenas realizar sequências isoladas, apresentando aos estudantes e à comunidade escolar o que é a Educação Empreendedora. Por meio dele, serão mostrados quais os seus objetivos e como ela se traduz em atividades na escola, incentivando uma participação mais motivada por parte dos estudantes que, ao final do ano letivo, planejam um evento de culminância que envolve toda a comunidade escolar.

Objetivo geral | Promover um agir reflexivo na comunidade escolar, auxiliando na construção de soluções para diversos problemas da vida cotidiana, pautando-se no desenvolvimento das qualidades e habilidades intrínsecas à Educação Empreendedora.”

TENHA ACESSO A TODAS AS INFORMAÇÕES CLICANDO AQUI

>> Oficinas de Educação Empreendedora | Nova Escola

Nessas oficinas, os gestores têm a oportunidade de criar um plano de ação que vai conduzir a implementação de oficinas de experimentação de práticas pedagógicas ligadas à Educação Empreendedora. A duração sugerida é contínua e recomenda-se, sobretudo, que o trabalho converse com o Projeto Político-Pedagógico da instituição escolar. O objetivo geral, de acordo com o site, é:

“Implantar espaço de formação continuada para professores na escola, para construir conhecimentos e experimentar estratégias de ensino e aprendizagem pautadas pela Educação Empreendedora, de modo que se fortaleçam em suas práticas pedagógicas para trabalhar nessa perspectiva com os estudantes.”

CONFIRA AQUI MAIS DETALHES

Explore os diferentes tipos de mídias

Para uma evolução contínua, a atuação do gestor escolar deve envolver um rico repertório de conhecimento midiático. É comum haver um meio de comunicação preferido – um portal ou uma página de rede social, por exemplo. Mas descobrir novos canais pode até se tornar um aprendizado para novas formas de ensinar e, claro, de compartilhar com o corpo docente. Vídeos no YouTube – mas não vale se limitar a eles – podem ser uma  inspiração. Veja as dicas que separamos:

>> Congresso de Gestão Escolar: Gestor Inovador/Empreendedor e a Educação Empreendedora – Portal CER

Clique aqui e assista

>> Congresso de Gestão Escolar: Transformação Digital na Educação – Portal CER

Clique aqui e assista

>> Educação Empreendedora – Nova Escola e Gerdau

Clique aqui e assista

>> Educação Empreendedora – Conexão Futura | Canal

Clique aqui e assista

>> Educação Empreendedora desde a Escola – Valor Econômico

Clique aqui e assista

Teste projetos que envolvam toda a comunidade escolar

Que tal, em vez de incentivar atividades somente com os estudantes, incluir pais e responsáveis nessa dinâmica? O projeto que recomendamos, de como envolver toda a comunidade escolar no assunto, pode ser um primeiro passo e ser bastante promissor. Além disso, as atividades funcionam como um termômetro da receptividade da comunidade escolar para o assunto.

Quer continuar por dentro de outras informações sobre a atuação do gestor educacional? Acompanhe o Portal CER,  ou seja, plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias que faz a diferença na rotina da educação.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades