Aulas de Biologia on-line: 5 formas de turbinar a aprendizagem

Blog Aulas de Biologia on-line: 5 formas de turbinar a aprendizagem

Compartilhe este conteúdo
A Biologia por si só oferece grandes desafios para educadores. Quando falamos em aulas de Biologia on-line, principalmente no caso em que o professor e os  estudantes não estejam acostumados com a modalidade do Ensino a Distância (EAD), os obstáculos são ainda maiores.
Por isso, é preciso adaptar-se ao meio digital, encontrar novas ferramentas e rever estratégias pedagógicas, para que seja possível proporcionar boas oportunidades de aprendizagem. Veja dicas que vão facilitar a rotina das aulas de Biologia on-line. Bem como contribuir na hora de estruturar o período letivo de Ensino a Distância.

Como otimizar suas aulas de Biologia on-line

Respeite o tempo dos estudantes

A Biologia é uma disciplina que apresenta alguns desafios para muitos estudantes. Por essa razão, ao estruturar suas aulas de Biologia on-line, é importante ter em mente que essa não seria apenas uma matéria desafiadora, como também há diferença nas estratégias pedagógicas e, consequentemente, no processo de aprendizagem dos estudantes. Estudar via EAD envolve uma nova rotina à qual estudantes e professores não estão acostumados, sendo necessário entender e respeitar o período de adaptação.
Dessa forma, evite tentar compensar a distância propondo um número muito grande de exercícios e conteúdos em suas aulas de Biologia on-line. Procure focar na qualidade do aprendizado e do material proposto, em vez de na quantidade. Aulas remotas exigem estratégia, principalmente em temas que envolvam desafios como termos complexos e teorias científicas, como ocorre na Biologia.

Adote a gamificação

Uma forma de enfrentar os desafios que o ensino a distância propõe é adotar a gamificação em suas aulas de Biologia on-line. Trata-se de uma ferramenta que busca misturar estudo com diversão, conseguindo ampliar o potencial de retenção e aprendizagem de um conteúdo. Além disso, a gamificação é excelente para engajar os estudantes. Tarefa difícil quando as aulas são presenciais e que se torna ainda mais desafiadora em aulas a distância.
A fim de adotar a gamificação em suas aulas de Biologia on-line, sugerimos que opte por aplicativos e jogos, como o Minecraft. Febre entre crianças e adolescentes, o Minecraft funciona como uma espécie de lego virtual. Através dele, você pode pedir aos estudantes que montem sistemas do corpo humano e exemplifiquem como funcionam ou que ilustrem uma teoria estudada durante a disciplina, por exemplo. As possibilidades são muitas.
Afora isso, a gamificação pode fazer parte do período letivo. Em lugar de avaliar os estudantes por trabalhos ou provas, você pode incentivá-los a ganhar pontos mediante desafios, competições e gincanas.

Aposte na ludicidade

A ludicidade é bastante utilizada no ensino infantil a fim de trabalhar diversas habilidades fundamentais com os pequenos. No entanto, trata-se de uma ferramenta bastante útil na hora de fomentar o engajamento e facilitar a compreensão durante as aulas de Biologia on-line. Em uma estratégia semelhante à gamificação, a ludicidade também utiliza aplicativo e outros recursos visuais e práticos visando deixar as aulas mais divertidas e ilustrar os conteúdos estudados.
O Leafsnap é uma maneira interessante de estudar a flora, uma vez que, pelo aplicativo, os estudantes podem identificar plantas, folhas e frutas por meio de imagens. O ICell, por outro lado, proporciona uma representação em 3D interativa, para que os estudantes possam estudar estruturas celulares de animais, bactérias e plantas. O Sistemas do Corpo Humano 3D é outro aplicativo que também auxilia no aprendizado das aulas de Biologia on-line, por oferecer visualização tridimensional do funcionamento dos órgãos e dos sistemas nos quais se encontram.

Abrace as redes sociais

O trabalho em grupo é uma ferramenta bastante útil em aulas de Biologia presenciais e que também pode ser utilizado em aulas a distância. WhatsApp, Facebook e outras redes sociais são plataformas poderosas para incentivar os estudantes a se comunicarem, a estudar em conjunto, a tirar dúvidas e a aproveitar melhor a disciplina.
Outra vantagem é que elas também podem ser plataformas de apresentação de trabalhos. É viável que você peça aos estudantes que expliquem a teoria do Big Bang (Grande Expansão, em português) através de um TikTok, ou que possam apresentar seminários sobre fotossíntese ou estrutura celular via YouTube. As possibilidades são diversas, desde que se esteja aberto a elas.

Adapte-se ao ambiente digital

Além de otimizar certos aspectos didáticos e encontrar novas ferramentas de ensino, é importante ter em mente que as aulas de Biologia on-line exigem que você se adapte ao meio digital. Lembre-se de criar cronogramas claros para os estudantes e engaje os pais por meio de plataformas de comunicação on-line, como redes sociais ou e-mail, a fim de que todos estejam por dentro do que está sendo trabalhado. Procure também otimizar suas aulas e deixá-las disponíveis em alguma nuvem ou no YouTube, propiciando aos estudantes consultar os conteúdos e facilitar a sua rotina de estudo. Outra sugestão: crie um diálogo com os estudantes, com a intenção de que você possa coletar feedbacks e entender como tornar suas aulas mais atrativas e facilitar o aprendizado durante o período letivo on-line.
O que achou das nossas dicas para otimizar suas aulas de Biologia on-line? Confira também como escolher as melhores ferramentas em relação as suas aulas on-line e continue colhendo informações sobre o tema.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades