Aulas de geografia on-line: 10 APPs e sites para usar na aprendizagem

Blog Aulas de geografia on-line: 10 APPs e sites para usar na aprendizagem

19/11/2020
Compartilhe este conteúdo

Indicamos 10 apps e sites a ser usados nas aulas de Geografia on-Line

A Geografia é uma disciplina extremamente interessante e visual, que desperta a curiosidade de muitos estudantes por abordar aspectos políticos, demográficos e cartográficos não só do Brasil, mas de todo o mundo. Quando falamos em aulas de Geografia on-Line, há a possibilidade de ser criativo e utilizar ferramentas e técnicas para deixar suas aulas atrativas e se adaptar à modalidade de Ensino a Distância (EAD).
Na internet é possível encontrar diversas plataformas que podem servir de inspiração, base de dados, referências e até mesmo de ferramentas e também complementar suas aulas de Geografia on-Line. No artigo a seguir, selecionamos algumas delas, confira.
1. Só Geografia
Sendo uma das ferramentas on-line mais populares quando o tema são aulas de Geografia on-Line, a proposta do site Só Geografia é oferecer conteúdos diversos, focados exclusivamente na disciplina. Com base nele, é viável estudar conteúdos, realizar provas e exercícios, descobrir curiosidades e até mesmo conhecer jogos relacionados ao assunto.
De modo geral, o site é uma ferramenta excelente, não só para instigar os alunos, como também para que eles se inspirem na hora de elaborar suas aulas de Geografia on-Line. Tudo isso por meio do material de apoio e de mapas presentes na plataforma.
2. Biblioteca Mundial Digital
Desenvolvida valendo-se de uma iniciativa da UNESCO, a Biblioteca Mundial Digital é um site que pode ajudar muito na hora de estruturar aulas de Geografia on-Line mais interessantes. Pela plataforma, há a viabilidade de acessar mapas antigos, artigos gratuitos e diversos tipos de material formidável.
3. The World FactBook
O The World FactBook é um site em inglês desenvolvido pela CIA, que contém mapas e informações demográficas e geográficas atualizadas de diversos países. Ele pode servir como referência para sua aulas de Geografia on-Line ou até mesmo ser indicado aos alunos, visto que, se baseando nos dados apresentados pela plataforma, eles encontram facilidade na hora de estruturar os trabalhos.
4. Google Expeditions
A funcionalidade dos aplicativos soluciona diversos problemas práticos no dia a dia, muitos deles de forma criativa e inovadora. O Google Expeditions é uma app extremamente interessante para as suas aulas de Geografia on-Line. Por intermédio dele, é possível visitar marcos históricos, cidades e explorar diversas localizações ao redor do Globo, utilizando a tecnologia da realidade virtual. O aplicativo é gratuito e excelente, no que diz respeito a complementar atividades educacionais.
5. Games Educativos
O site Games Educativos oferece uma alternativa divertida em relação ao estudo da Geografia, englobando estudante de todas as idades. Pelo site, podem-se acessar jogos que lançam mão da disciplina como temática central. Com ele, o aluno passa a ter conhecimento sobre os estados e as capitais do Brasil, as bandeiras de outros países, dentre outros temas. A plataforma é gratuita e também apresenta jogos ligados a outras disciplinas, sendo bastante versátil.
6. Seterra Geography
O Seterra é um site gratuito desenvolvido há mais de 10 anos, cuja proposta também envolve a gamificação. Nele o aluno tem acesso a mais de 200 questionários diferentes, podendo exercitar seus conhecimentos sobre a disciplina em forma de quizzes. É possível ter informações sobre países, lagos, bandeiras, capitais e diversos outros assuntos, assim como estudar o tema em outras línguas, uma vez que o site é traduzido em 39 idiomas diferentes. Os quizzes não só estão disponíveis em forma textual, como também de maneira ilustrada, o que os deixa mais dinâmicos para estilos de aprendizagem diferentes.
7. Geografia Irada
O Geografia Irada é um canal no YouTube desenvolvido pelo professor Marcelo da Silva, com temática focada na disciplina. Com vídeo-aulas curtas e descontraídas, os vídeos podem servir como complemento ou material de estudo, a fim de que os alunos possam estudar para provas e trabalhos durante o percurso curricular.
8. Earth Primer
O Earth Primer é um aplicativo que permite criar vulcões, esculpir montanhas e trabalhar com a força da natureza de várias maneiras. O jogo permite que os estudantes estudem de forma interativa, prática e dinâmica, visto que os diversos elementos da natureza funcionam de acordo com as simulações oferecidas pela plataforma. Embora seja um jogo pago e apenas disponível para dispositivos IOS, vale a pena conhecer um pouco mais dessa incrível ferramenta.
9. Tudo Sobre Geografia
O Tudo Sobre Geografia também é um canal do YouTube que fala apenas sobre temas e tópicos relacionados à essa disciplina. Criado pelo professor Bruno Barros, a proposta é trabalhar conteúdos em vídeos curtos, com cerca de 5 a 10 minutos, resumindo e focando nos pontos-chaves, sendo um ótimo recurso complementar às suas aulas de Geografia on-Line.
10. GeoGuessr
O GeoGuessr é um site que procura auxiliar na aprendizagem da Geografia de forma divertida. Através dele, o aluno entra em jornadas, explorando países, cidades e lugares famosos. Além da contagem de pontos, a ferramenta usa outras estratégias de gamificação, como desafios diários e rankings, oferecendo tanto opções pagas para jogar quanto gratuitas. Embora o site esteja em inglês, vale a pena estudar uma maneira de adicioná-la como uma ferramenta complementar durante o desenvolvimento da disciplina.
O que achou dos sites, aplicativos e das plataformas que abordamos no artigo de hoje sobre aulas de Geografia on-Line? Confira 12 indicações de podcasts educativos que poderão auxiliar você em suas aulas e continue estudando estratégias educacionais on-line.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades