Aulas de História on-line: 4 recursos para usar na aprendizagem

Blog Aulas de História on-line: 4 recursos para usar na aprendizagem

16/10/2020
Compartilhe este conteúdo
A História é uma disciplina interessante e instigante, sendo a preferida de muitos alunos. No entanto, quando falamos em aulas de História on-line, é preciso ficar atento para que a aula não se torne maçante e cansativa. Selecionamos algumas dicas que vão facilitar a transição dessa matéria ao meio digital e que podem auxiliar você a construir um percurso curricular mais eficaz.

Como otimizar suas aulas de História on-line

Manter a atenção dos alunos e a dinâmica das aulas de História on-line pode ser uma tarefa bastante desafiadora. A pouca familiaridade com o sistema do Ensino a Distância (EAD), assim como todas as circunstâncias envolvidas pela modalidade, exige que o professor, acostumado a dar aulas presenciais, adapte sua metodologia de ensino com vistas a que ela possa agregar valor aos alunos e, de fato, oferecer um bom percurso pedagógico. Em função disso, é possível aderir a aplicativos e jogos. Colocar em prática algumas técnicas de apresentação para aulas virtuais e saber aproveitar os recursos das redes sociais. Conheça 4 ferramentas:

1 Adote aplicativos como parte da rotina das aulas

Os aplicativos fazem parte da rotina dos alunos e muitas vezes serão excelentes auxiliares na construção didática de suas aulas de História on-line. O app World History Maps apresenta diversos modelos de mapas de acordo com um período histórico específico. Facilitando a visualização de como as civilizações se organizavam em determinada época.
Outro aplicativo superinteressante para aderir às suas aulas de História on-line é o LookHistória. Em uma proposta original e prática, o app coloca à disposição resumos e vídeos curtos de todo o conteúdo estudado durante a disciplina de História no ensino médio, facilitando os horários de estudo dos alunos.
Os aplicativos também podem ser interessantes na hora de colocar os conhecimentos em prática. O AppProva disponibiliza diversas questões, originais ou de vestibulares anteriores.  Isso possibilita que os alunos testem seus conhecimentos para o Enem e possam também avaliar seu desempenho e compará-lo com o de outros concorrentes.

2 Prepare suas aulas para o meio virtual

Quando for estruturar suas aulas de História on-line, lembre-se de que o meio digital exige algumas mudanças estratégicas com o objetivo de que elas sejam mais bem aproveitadas pelos alunos. Procure criar conteúdos mais enxutos e evite passar conteúdos em excesso, já que isso evita uma atmosfera cansativa. O motivo é que,como os alunos não estão acostumados a assistir às aulas em frente ao computador, então, quanto mais objetivo você for, melhor.
Ter uma boa estrutura é fundamental a fim de a que suas aulas de História on-line tenham qualidade. Escolha uma boa plataforma para a transmissão virtual, verifique se o microfone está funcionando bem e se a internet oferece uma conexão estável. Além disso, certifique-se de que os conteúdos apresentados possam ser assistidos de dispositivos móveis, tornando suas aulas mais inclusivas.

3 Utilize jogos como ferramentas de ensino

Jogos são excelentes para manter a atenção dos alunos e engajá-los nas atividades do dia a dia, tornando-as divertidas e instigantes. Afora as estratégias de gamificação, por intermédio das quais o professor transforma as atividades avaliativas rotineiras do período letivo em um jogo, existem alguns videogames baseados em fatos históricos, capazes de aumentar a interatividade das suas aulas de História on-line e, consequentemente, de facilitar a compreensão dos alunos sobre determinadas temáticas.
O jogo Valiant Hearts: The Great War é baseado nos acontecimentos do século XX. Contando com a participação efetiva de historiadores, a construção do jogo é fundamentada em documentos e fatos históricos, podendo ser bastante estratégico nas aulas de História. Call Of Duty é outro jogo que retrata a história das tropas americanas e pode ser utilizado para complementar as aulas sobre a Guerra Fria, a Guerra do Vietnã e a Segunda Guerra Mundial.
Assim como livros, documentários ou filmes, ambos os jogos são usados como pontos de partida para discussões em sala de aula. Assim como catalisadores para despertar a curiosidade dos alunos em determinada temática.

4 Use as redes sociais como plataformas de apresentação

Uma das ferramentas didáticas bastante eficazes em aulas de História é a reinterpretação dos fatos estudados em sala através do teatro, de seminários ou de outras ferramentas do Storytelling. Nas aulas de História on-line, é possível continuar utilizando essa metodologia via redes sociais. Peça a seus alunos que criem vídeos e postem no YouTube, desenvolvam um esquete para o TikTok ou resumam um período histórico em uma thread do Twitter. Além de trazer as atividades para o meio digital, é possível entrar em ambientes virtuais que façam parte da rotina dos alunos, tornando o período letivo mais descontraído e interativo em relação aos estudantes.
As redes sociais também apresentam formas de complementar as aulas. A youtuber e estudante de História Débora Aladim, por exemplo, produz conteúdos em seu canal focados em resumos e curiosidades históricas, engajando alunos do Brasil inteiro.
Gostou das nossas dicas de ferramentas para desenvolver suas aulas de História on-line? Confira seis dicas para deixar suas aulas mais divertidas e continue aprendendo mais do assunto.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades