Aulas de Matemática On-Line: como ensinar Matemática a Distância

Blog Aulas de Matemática On-Line: como ensinar Matemática a Distância

Compartilhe este conteúdo

A Matemática é uma disciplina bastante desafiadora para muito alunos, graças à complexidade dos conteúdos abordados. Quando falamos em aulas de Matemática On-Line, o desafio fica ainda maior. Afinal, estamos nos referindo a uma matéria pouco expositiva, com exercícios complexos e que gera muitas dúvidas durante o período letivo. Por isso, no artigo de hoje, vamos entender como trabalhar aulas de Matemática On-Line, conhecendo plataformas e ferramentas que buscam facilitar o processo de ensino.

Aulas de Matemática On-Line: como superar esse desafio

A Matemática é uma ferramenta extremamente importante no dia a dia, não apenas visando preencher espaço em um currículo escolar. É um desafio, porém, para muitos alunos se dedicarem à matéria, seja por falta de interesse, seja por dificuldade em realizar as operações, que parecem distantes do contexto da vida real dos alunos.

O Ensino a Distância (EAD) oferece muitas vantagens, por ser mais acessível, apresentar menos custos e incentivar a autonomia dos alunos. No entanto, nas aulas de Matemática On-Line, o professor precisa ser criativo.  Adaptar-se ao sistema on-line e saber usar as ferramentas que estão à sua disposição, a fim de que seja possível utilizar a tecnologia a seu favor e superar obstáculos ao invés de deixá-los ainda maiores.

Crie sistemas de Monitorias

Um dos grandes problemas da aula de Matemática On-Line é que a distância muitas vezes inibe a coragem dos alunos de tirar dúvidas. E torna um pouco mais difícil para o professor avaliar o desempenho dos estudantes durante a realização de um exercício, entendendo em que quesito há necessidade de dar mais foco. Uma forma de evitar isso e facilitar a rotina escolar é criando um sistema de Monitoria.

Para isso, monte um cronograma de conversas particulares com os alunos, separando cerca de 10 minutos para cada um. Entenda suas dificuldades e quais as maiores dúvidas que eles apresentam. Com isso mapeado e agrupado, você pode gravar vídeos por intermédio dos quais resolverá os exercícios ou explicará matérias que gerem mais confusão. E, assim, disponibilizá-los de forma acessível aos alunos. Outra dica é agrupá-los em pares, de forma que alunos com dificuldade façam duplas com alunos que possuem maior facilidade com a matéria, com a intenção de que eles possam se ajudar.

Além disso, é importante facilitar a comunicação com os alunos. As redes sociais são bastante úteis nesse ponto. Crie grupos no WhatsApp ou no Facebook com o propósito de que os estudantes esclareçam suas dúvidas. E você, por sua vez, tenha a possibilidade de compartilhar materiais complementares e auxiliá-los durante a plataforma. Também é fundamental separar um tempo em sua agenda para que qualquer aluno possa entrar em uma chamada virtual com você, fazer perguntas e resolver problemas, por exemplo.

Use aplicativos a seu favor

Os aplicativos são ferramentas que auxiliam muito no processo de aprendizado dos alunos durante as aulas de Matemática On-Line. Por meio deles, é possível ensinar Matemática de forma prática e divertida, modificando a visão negativa que muitos estudantes têm em relação à disciplina. E mais: além de auxiliar no desenvolvimento de raciocínio lógico e na capacidade de resolver problemas, os aplicativos são fundamentais para que os alunos tenham autonomia e independência durante o período letivo, o que é importantíssimo quando falamos em ensino EAD.

O aplicativo Rei da Matemática, por exemplo, traz a gamificação ao aprendizado da disciplina, utilizando a solução de problemas como forma de passar de nível e evoluir no jogo. O MathBingo é outro que usa a ludicidade como ferramenta de aprendizado, aplicando as principais operações matemáticas em um tradicional jogo de bingo.

Outro aplicativo interessante, principalmente no que diz respeito a alunos do ensino médio, é o Pense+ Enem, que reúne em um só lugar todas as questões que já caíram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aluno pode ter uma base de como está seu desempenho durante a execução dos exercícios e entender quais as suas maiores dificuldades. E, para auxiliar na superação de obstáculos durante a disciplina, o Tutoriais de Matemática é uma opção interessante, uma vez que o aplicativo atua como um professor virtual, oferecendo a solução de problemas e explicando conteúdos tradicionais da disciplina etapa por etapa.

Adapte suas aulas de Matemática On-Line para o meio digital

Buscando ter sucesso nas aulas de Matemática On-Line, é imprescindível se adaptar ao meio digital como um todo e utilizá-lo a seu favor. Quando for apresentar suas aulas, lembre-se de que elas precisam estar acessíveis, com um áudio de qualidade e com um suporte visual que possa ser acompanhado pelos alunos através de dispositivos móveis. Tenha a preocupação também de gravar as aulas e disponibilizá-las à turma. Isso facilita a rotina de estudos e otimiza o processo de aprendizagem.

Quanto ao tempo de duração das suas aulas de Matemática On-Line, procure ser mais conciso e direto, já que o ambiente virtual tende a ser mais cansativo que o presencial.É muito importante saber distribuir as atividades no período de aula ja pré determinado. Separe tempo para a discussão de problemas e a realização de exercícios. Uma dica interessante é também facilitar a execução desses no ambiente virtual. Uma forma de facilitar atividades avaliativas seria por meio de um formulário virtual ou pedindo aos alunos que tirem fotos dos problemas resolvidos.

O que achou das nossas dicas de aulas de Matemática On-Line? Conheça também as competências fundamentais para professores exigidas pelo Ensino a Distância e continue se inteirando do assunto.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades