Aulas de português on-line: 4 dicas para otimizar as atividades EAD

Blog Aulas de português on-line: 4 dicas para otimizar as atividades EAD

21/10/2020
Compartilhe este conteúdo
O português é uma disciplina complexa e extremamente interessante, sendo eleita como uma das favoritas de muitos alunos. Assim como qualquer matéria, porém, existe uma diferença entre ministrar aulas de português on-line e aulas presenciais. No artigo a seguir, vamos entender melhor como é possível utilizar algumas técnicas relevantes e adaptar a sua didática, a fim de que o ano letivo virtual possa ser divertido e engajar os alunos.

Como deixar suas aulas de português on-line mais divertidas

A transição do ambiente escolar presencial para aulas virtuais pode ser bastante desafiadora a qualquer professor. Por isso, separamos algumas dicas com a intenção de que você tenha condições de adaptar suas aulas de português on-line e de torná-las atraentes, acessíveis e didáticas aos alunos.

1 Use as redes sociais como ferramentas

As redes sociais apresentam uma dicotomia interessante. Elas podem ser um grande vilão durante as aulas, distraindo os alunos, ou fazer parte efetiva das suas aulas de português on-line. Afinal, elas são excelentes plataformas voltadas a otimizar a comunicação com os estudantes, assim como oferecem um espaço instigante para a apresentação de trabalhos.
Você pode pedir aos alunos que façam uma releitura literária através do TikTok, por exemplo, ou postem um seminário explicando algum conteúdo no YouTube. É possível também lançar mão das threads do Twitter para resumir um tema; por sua vez, os memes que permeiam as redes sociais oferecem uma oportunidade excelente no que tange a estudar interpretação textual por meio de um novo ângulo.
Além disso, por passarem muito tempo on-line, os adolescentes tendem a se informar, em grande parte, através das redes sociais. Dessa forma, o professor pode indicar perfis de notícias para que os alunos acompanhem certos temas e se prepararem com vistas à redação do Enem.

2 Adote aplicativos na rotina das aulas virtuais

Aplicativos são excelentes ferramentas visando otimizar diversos momentos do nosso dia a dia. Eles também podem ser aplicados em sala de aula como facilitadores na dinâmica escolar virtual. O Português Panda, por exemplo, é um aplicativo com mais de mil horas de aula em vídeo e com milhares de perguntas de português de provas e concursos, o que facilita a rotina de estudos dos alunos.
A conjugação verbal é um desafio para alguns estudantes do ensino fundamental e, até mesmo, do ensino médio. O aplicativo Verbos Portugueses está apto a resolver esse problema. O Quiz de Português, por outro lado, trabalha a gamificação na sala de aula. Abordando temas diversos da gramática, concordância, coesão, literatura e sintaxe, o app oferece uma alternativa interessante àqueles que possuem dificuldades com a matéria.
Afora os aplicativos, existem alguns sites que também são bastante úteis durante as aulas de português on-line. O Manual de Redação e Estilo da Secom é gratuito e serve como um guia de consulta para tirar dúvidas básicas da disciplina. Já o site sinonimos.com ajuda os alunos a evitar repetição na hora de construir uma redação, ampliando seu vocabulário.

3 Aproveite o meio digital

O meio digital oferece muitas funcionalidades que podem auxiliar o professor a aumentar o engajamento das suas aulas de português on-line. Videoaulas do YouTube, por exemplo, são ferramentas importantes que são úteis como resumo ou suporte aos conteúdos estudados durante o período letivo.
Outro recurso interessante à disposição do professor são os serviços de streaming. Afinal, filmes e séries podem exercer papel de destaque em aulas de interpretação de texto. Já os aplicativos como a Netflix permitem que cada aluno possa assistir ao filme no horário que for melhor, sem precisar gastar tempo de aula para isso.
E mais: PDF, e-book readers e aplicativos de leitura digital também são ótimos recursos que tornam acessível certos textos e livros aos alunos, deixando suas aulas de português on-line ainda mais ricas e eliminando a necessidade de criar rodízios de exemplares físicos ou de gastar papel com impressão.

4 Adapte suas aulas para o ambiente virtual

É importante ter em mente que as atividades realizadas no meio virtual operam em uma lógica diferente das aplicadas presencialmente. Por isso, ao estruturar suas aulas de português on-line, lembre-se de que os estudantes não estão acostumados com plataformas de Ensino a Distância (EAD). Assim, conteúdos em excesso muitas vezes deixam suas aulas cansativas e diminuem o engajamento. Além disso, aulas on-line exigem estrutura diferente, como um bom microfone para captação de áudio, internet de qualidade e uma apresentação que possa ser lida em dispositivos móveis, aumentando a acessibilidade dos estudantes.
É válido ressaltar que a comunicação também corre o risco de ficar defasada, em razão da distância e por ser um ambiente escolar diferenciado. Dessa maneira, garanta que os estudantes possam fazer perguntas, interagir e conversar com você, tanto durante suas aulas de português on-line, como também fora do horário de aula, através de grupos, chats ou outras ferramentas de mensagens instantâneas. Uma dica importante para saber se as suas aulas estão acessíveis e se o conteúdo está sendo absorvido é solicitando feedbacks aos pais e aos estudantes, buscando formas contínuas de melhorias e novas maneiras de inovar.
O que achou das nossas dicas voltadas a otimizar suas aulas de português on-line? Confira também nossas dicas específicas para aulas via WhatsApp e continue aprendendo mais de aulas EAD.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades