Aulas de Química On-Line: 11 apps e recursos para usar na aprendizagem remota

Blog Aulas de Química On-Line: 11 apps e recursos para usar na aprendizagem remota

25/02/2021
Compartilhe este conteúdo
A Química é uma disciplina bastante interessante, sendo uma das favoritas para muitos alunos do ensino médio. No entanto, por abordar conteúdos complexos e exigir a necessidade de certa aplicabilidade prática a fim de que seja possível compreender a teoria, as aulas de Química On-Line podem ser desafiadoras. 
No artigo a seguir, vamos conhecer 11 sites e aplicativos que podem servir como complemento e inspiração para as suas aulas de Química On-Line, tornando-se fortes aliados no ensino remoto dessa disciplina. 

11 sites e aplicativos para utilizar em suas aulas de Química On-Line

1. QuímicaMaster

Para quem gosta de estudar pelo celular, o QuímicaMaster é uma opção muito especial. O aplicativo oferece resumos, exercícios resolvidos, material interativo e diversos outros conteúdos da Química básica, facilitando a rotina dos estudantes no estudo das aulas de Química On-Line

2. Laboratório Virtual USP

Criado pela Universidade de São Paulo (USP), o LabVirt é um portal que tem bastante a oferecer às suas aulas de Química On-Line. Através dele, é possível encontrar simulações realizadas pela equipe gestora do site em laboratório, tutoriais para alunos, cases de projetos educacionais, dentre diversos outros conteúdos superinteressantes , que vão deixar suas aulas mais atrativas para os estudantes.

3. Química App

O Química App é um aplicativo bastante completo e extremamente útil, com o intuito de subsidiar o estudo da Química. Com um viés mais prático, o app conta com calculadoras de massas molares, que facilitam a execução de exercícios, Tabela Periódica interativa, gráficos, curiosidades e informações sobre os elementos químicos, dentre várias outras funcionalidades. Tendo o principal objetivo de auxiliar a solução de equações químicas, certamente ele será muito útil em suas aulas de Química On-Line.

4. Clube da Química

O Clube da Química é um portal muito interessante e completo quando o assunto é Química em geral. Com uma diversidade de tópicos abordados, o portal oferece cursos, material de apoio, aplicativos, e-books, jogos on-line, assim como um espaço de compra e venda de livros usados (sebo), incentivando o consumo consciente. Um dos grandes destaques do Clube da Química é o Portal de Notícias, que busca relacionar a disciplina com outras áreas de conhecimento, abordando tecnologia, arte, música, dentre outras.

5. Quiz de Química

A gamificação é uma ferramenta com grande potencial para o aprendizado dos alunos, auxiliando na memorização de fórmulas e na aplicabilidade de conteúdos estudados em sala de aula. O Quiz de Química é um aplicativo que trabalha bem esse conceito, buscando facilitar o estudo da Química por meio de jogos. Nele, o aluno pode escolher entre os modelos de questionário, jogos de tempo, testes de múltipla escolha. Com foco na Química Orgânica, o app pode ser um grande aliado nas suas aulas de Química On-Line.

6. Manual da Química

Criado pela rede Omnia, o Manual da Química é um portal, cujo principal foco é democratizar conteúdos educativos na área da Química, proporcionando maior acessibilidade on-line. Além dos artigos extremamente interessantes, o portal conta com podcasts, exercícios de Química, material complementar, quizzes, curiosidades, dentre outros conteúdos relevantes.

7. Química Simples

O YouTube é repleto de vídeos educativos que podem se tornar excelentes materiais de apoio durante o percurso curricular, quando utilizados corretamente pelo professor. O Química Simples é um canal no YouTube que oferece conteúdos voltados à área de Química em geral. 
O canal conta com playlists, segmentando os vídeos em temas, o que facilita bastante a navegação. Além disso, os apresentadores fazem a explicação dos conteúdos de forma lúdica, tornando o aprendizado da disciplina bastante divertido e descontraído.

8. PTable

O PTable é recurso também muito interessante para as suas aulas de Química On-Line. Com uma Tabela Periódica interativa, os alunos têm acesso a informações como ponto de fusão, massa, eletronegatividade, dentre outros dados sobre os elementos químicos, a um clique de distância. 

9. Química ENEM

Também na lista dos aplicativos, o Química ENEM é um app dedicado a oferecer conteúdos focados no estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio. Com exercícios resolvidos, resumos e atividades complementares, o app é uma ótima ferramenta para auxiliar os estudantes que estão se preparando para o vestibular.

10. Química do Sucesso

Criado pelo professor Carlos André, o Química de Sucesso é um canal do YouTube com conteúdos focados no aprendizado da Química. Com videoaulas dinâmicas e práticas e playlists organizadas com conteúdo segmentado, o canal é um bom auxiliar para as aulas de Química On-Line, facilitando o aprendizado de certas matérias e oferecendo um conteúdo audiovisual com o poder de otimizar a rotina de estudos dos alunos. 

11. Virtual Lab

A prática e experimentação são elementos importantes para as aulas de Química. Com a intenção de levar esse conceito ao meio digital, softwares como o Virtual Lab oferecem aos alunos a oportunidade de fazer experimentos, de forma segura e realista, como se estivessem em um laboratório físico. 
Como vimos, existem várias possibilidades voltadas a otimizar as aulas de Química On-Line. O que achou das nossas dicas? Leia também “Como Trabalhar o Conhecimento das Aulas de Ciências a Distância” e continue aprendendo mais desse assunto.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades