Avaliação durante Aulas Remotas: como mensurar o desempenho na Educação On-Line

Blog Avaliação durante Aulas Remotas: como mensurar o desempenho na Educação On-Line

Compartilhe este conteúdo
O ensino remoto é uma possibilidade bastante atrativa no cenário educacional atual. Ele oferece maior flexibilidade a estudantes e a professores, além de democratizar o acesso à informação de forma ampla, podendo agregar um grupo maior de estudantes em um curso e levar conhecimento a pessoas, superando barreiras físicas. 
Embora a Educação a Distância (EAD) tenha sido uma solução inteligente para problemas logísticos, principalmente durante a pandemia provocada pela Covid-19, muitos educadores ficam em dúvidas sobre como estruturar um sistema de Avaliação durante Aulas Remotas. 
No artigo a seguir, vamos entender os desafios da Avaliação no Ensino On-Line e quais os mecanismos os professores podem utilizar para mensurar o processo de aprendizado dos jovens no meio digital.

Desafios da Avaliação durante Aulas Remotas

Da mesma maneira que o Ensino a Distância exige ajustes e adaptação às aulas presenciais, as Avaliações durante Aulas Remotas também passam por mudanças. Isso porque os elementos que envolvem as atividades on-line apresentam obstáculos diferentes dos das dinâmicas presenciais.  
Nas aulas on-line, existe maior facilidade para os estudantes consultarem a internet, o que torna a Avaliação nas Aulas Remotas, quando baseada unicamente em provas, um processo falho ou impreciso. Além disso, a distância tira um pouco o contato que o professor mantém com os estudantes, dificultando o entendimento do educador no processo de identificar o avanço dos estudantes durante o percurso escolar. 

Ferramentas de Avaliação durante Aulas Remotas

Para superar os desafios de Avaliação durante Aulas Remotas, é importante ter em mente que o principal objetivo dos mecanismos avaliativos é acompanhar o processo de aprendizagem individual e coletivo dos estudantes, a fim de entender em qual estágio aquele estudante está, quais suas dúvidas e dificuldades e se há a necessidade de ajustes no processo educacional visando otimizar a absorção dos conteúdos estudados em sala de aula. 
Para isso, a Avaliação durante Aulas Remotas precisa contar com uma diversidade de mecanismos e ferramentas, buscando disponibilizar ao educador informação de qualidade sobre o desenvolvimento dos estudantes e identificar pontos de melhoria, focando sempre no aprendizado dos estudantes. A seguir, vamos conhecer algumas ferramentas que podem ser úteis para a criação de um sistema avaliativo on-line.

Portfólios de acompanhamento

Uma dica para acompanhar o aprendizado dos estudantes durante o ensino remoto é criar portfólios individuais a serem avaliados no final do período letivo. O professor pode oferecer desafios diários ou semanais, para que os estudantes possam ter um guia para montar seus portfólios. 
Nesta etapa, é importante diversificar os conteúdos, podendo trabalhar com fotos, vídeos, fichamentos, resumos, trechos das aulas, resenhas, dentre outros. Dessa forma, é possível ampliar o engajamento dos estudantes durante as aulas, o que contribui para o processo de aprendizagem, assim como facilita a Avaliação durante Aulas Remotas.

Questionários segmentados

Como se torna mais complexo avaliar os estudantes no meio on-line, a segmentação das avaliações é uma estratégia fundamental que propicia aos estudantes ter um escopo de acompanhamento mais claro e que possam detectar dificuldades e desafios precocemente. 
Quizzes e questionários diários são formas de trabalhar exercícios de fixação com maior constância, durante as aulas on-line, assim como permitem uma estratégia avaliativa mais próxima. Dessa maneira, é possível visualizar se a aula do dia atingiu os objetivos esperados, se os estudantes ficaram com dúvidas e se o conteúdo foi assimilado de maneira uniforme pela turma. 
Além disso, a segmentação em entregas menores diminui a ansiedade dos estudantes ao serem avaliados, como também cria um sistema de feedbacks e faz com que eles reflitam sobre possíveis dúvidas no momento em que os conteúdos estão sendo estudados, e não depois. 

Simulados On-Line

Simulados On-Line são estratégicos para a avaliação do Ensino a Distância. Os estudantes se sentem mais confortáveis em realizar as atividades do que em provas de grande peso na avaliação final. Ademais, por serem aplicados no meio digital, o professor tem mais facilidade na extração de informação dos dados coletados, identificando as questões que os estudantes mais erraram, quais as matérias que geram mais dúvidas e como anda o desenvolvimento geral da turma.

Autoavaliação

A autoavaliação é um mecanismo avaliativo bastante popular até mesmo em aulas presenciais, em razão do seu potencial de oferecer feedbacks ao professor e promover o senso crítico e o autoconhecimento nos jovens. Com a ajuda deste método, é possível solicitar ao estudante uma reflexão sobre como anda o seu processo de aprendizado. 
Através da Autoavaliação, o educador pode entender melhor quais os desafios o estudante está enfrentando, o que ele pensa sobre os métodos pedagógicos utilizados em sala de aula, quais suas principais dificuldades durante o percurso da disciplina e como ele vê a sua evolução durante o período letivo. 

A importância do aperfeiçoamento

É importante ressaltar que, para que as ferramentas de Avaliação durante Aulas Remotas sejam eficientes, é fundamental que o professor realize mudanças e ajustes constantemente, com o objetivo de aperfeiçoá-las. Cada grupo de estudantes possui necessidades diferentes, assim como passa por desafios distintos. Por isso, é essencial um sistema de feedbacks, da mesma forma que ocorre em um processo constante de otimização, a fim de que as técnicas não se tornem obsoletas nem percam seu potencial prático.
E, então, o que achou das nossas dicas para Avaliação durante Aulas Remotas? Confira também os efeitos da pandemia e os desafios para manter o engajamento dos estudantes durante as aulas on-line e continue aprendendo mais do tema.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades