Booktubers: conheça 7 influenciadores para turbinar sua leitura

Blog Booktubers: conheça 7 influenciadores para turbinar sua leitura

18/06/2020
Compartilhe este conteúdo

Ter o hábito de leitura certamente traz diversas vantagens. Os livros podem auxiliar a ampliar o seu conhecimento sobre determinado assunto, desenvolver a criatividade, estimular o funcionamento cerebral, além de despertar o senso crítico e a empatia. Embora a população jovem brasileira ainda tenha o costume de ler, a tendência é que esse hábito passe a diminuir ao longo da vida, seja por falta de tempo, seja por falta de paciência, seja pela falta de gosto por leitura.

Assim como o desenvolvimento de qualquer hábito, a leitura vem da disciplina e da prática. Nem sempre, porém, é fácil encontrar obras interessantes sem sair de casa. Nesse artigo, vamos explicar o que são os booktubers, por que eles podem solucionar esse problema e como eles têm o poder de contribuir no quesito relativo a aumentar a qualidade e o tempo que você passa lendo. Confira!

O que são booktubers?

Os booktubers fazem parte de uma comunidade de influenciadores no YouTube, apaixonados por leitura. Seu principal foco é produzir conteúdos sobre literatura em geral, indicando livros, elaborando críticas e resenhas e incentivando pessoas a aumentar a sua frequência de leitura.

A grande vantagem de acompanhar os conteúdos dos booktubers é conhecer livros novos por meio da curadoria feita por esses influencers, entendendo até se o livro é bom ou não e se vale a pena investir na leitura dele.

Existem vários booktubers na internet, que  tanto focam em nichos específicos como oferecem propostas peculiares. Temos booktubers direcionados a literatura jovem, clássica, geek, romances, investigação policial, dentre outras. Por isso, faz sentido acompanhar mais de um desses profissionais, a fim de manter sua lista de leitura sempre diversificada.

A seguir, listamos alguns dos maiores influencers booktubers do Brasil, para que você possa escolher quais deles acompanhar.

1. Ler antes de morrer

A literatura clássica não é muito atrativa por possuir uma linguagem mais complicada e estilos narrativos diferentes aos quais estamos acostumados. Entretanto, a booktuber Isabella Lubrano tenta oferecer uma alternativa para essa barreira. Seus conteúdos buscam abordar obras presentes no livro 1001 Livros para Ler antes de Morrer, desafiando-se a bater tal meta em relação a seus seguidores.

2. Bel Rodrigues

Bel Rodrigues é uma influencer digital apaixonada pelo mundo literário. Embora o seu canal não aborde exclusivamente livros, a booktuber fala bastante sobre o tema em seu canal, seja comparando livros com suas adaptações cinematográficas, seja discutindo sobre um livro específico ou sobre séries de TV interessantes. Por ser estudante de Psicologia e ter interesse pela Criminologia, seu conteúdo é voltado para obras que se enquadrem no gênero policial, investigativo, de suspense e macabro.

3. Pam Gonçalves

Pam Gonçalves é uma das booktubers focadas em cultura pop. Autora de dois livros juvenis, a influencer produz conteúdos bastante diversificados, desde trilogias famosas, como Jogos Vorazes, assim como literatura pop mais densa, como o Game of Thrones.

Por também ser autora, Pam faz curadorias, listas de leitura, dicas de escrita e comenta a respeito de viver de livros no Brasil, criando uma discussão muito interessante em seu canal.

4. Geek Freak

Como o nome mesmo diz, o Geek Freak é um canal que procura explorar conteúdos e livros na cultura Geek. Desenvolvido pelo youtuber Victor Almeida, o canal explora temas como super-heróis, mangás, obras que inspiraram videogames, Harry Potter, dentre outros temas da literatura popular. Além disso, você encontra dicas de leituras, resenhas, desafios literários e muitos outros conteúdos interessantes.

5. Literature-se

O Literature-se é um canal com o potencial de agradar vários perfis literários por oferecer um conteúdo bastante diversificado. A criadora do canal, Mel Ferraz, é estudante de Estudos Literários na Unicamp e apaixonada por livros e literatura em geral.

No canal, ela amplia bastante o estilo de livros que aborda, falando desde Harry Potter, Jane Austen à literatura russa. Adicionalmente, a booktuber explora outros gêneros literários, discorrendo sobre contos e poesia, dando dicas de leitura e elaborando resenhas.

6. Tatiana Feltrin

Com uma abordagem mais profunda, o canal de Tatiana Feltrin explora livros contemporâneos bastante interessantes e não tão populares da literatura estrangeira e nacional, assim como clássicos mais densos, como os do escritor russo Tolstói,  e os do poeta, dramaturgo e escritor inglês Shakespeare. Com mais de 400 mil inscritos, o canal foge da cultura popular, embora a booktuber faça algumas críticas literárias esporádicas sobre o gênero.

7. Eduardo Cilto

O canal também conhecido como Perdidos nos Livros possui uma proposta bem interessante: seu objetivo é popularizar a leitura entre pessoas jovens por meio de conteúdos divertidos e humorísticos sobre literatura.

Com maior foco em literatura juvenil, o canal de Eduardo Cilto explora HQs; literatura contemporânea; teorias sobre sagas, romances, terror e diversos outros temas, deixando o canal  abrangente e diversificado.

Gostou das nossas sugestões de booktubers? Conheça também 11 biografias que são verdadeiras lições de empreendedorismo e continue desenvolvendo o seu hábito de leitura!

 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades