Box Factory: como uma iniciativa empreendedora transformou o ensino nas áreas rurais da China

Blog Box Factory: como uma iniciativa empreendedora transformou o ensino nas áreas rurais da China

11/08/2017
Compartilhe este conteúdo

Não faz muito tempo que a população rural da China foi ultrapassada pela urbana. Hoje, são 51,27% vivendo nas cidades.

Enquanto isso, setores como indústria e a construção, sofrem encolhimento e o de serviços começa a crescer, mas em passos menores. O país precisa, portanto, conter a chegada da população nas áreas urbanas e ao mesmo tempo capacitar os habitantes para atuarem em postos de trabalho de serviços.

Uma das formas de fazer isso é investir na educação nas áreas rurais. A realidade é que professores sofrem com salas de aula abarrotadas, sem tempo de dar atenção para o desenvolvimento individual dos alunos. Em casa, os alunos ficam solitários, já que os pais enfrentam uma jornada de trabalho extensa.

Foi aí que Andrew Yu teve uma ideia, inspirado pelo projeto Mais 1 kg, que incentiva mochileiros a colocarem um quilo de alimento não perecível para levar para as áreas mais pobres dos países que visitam. No projeto de Andrew, esse 1 kg é de conhecimento e empreendedorismo.

Ele criou o conceito de Box Factory, que são caixas com kits de aprendizado sobre diversos temas. A “caixa de artesanato”, por exemplo, vem com materiais para criar obras, um guia de uso e sugestões para discussão do tema. Os educadores ainda têm acesso ao plano de aula por meio de um aplicativo de celular.

O Box Factory já disponibilizou mais de 5 mil cursos gratuitos em 542 escolas da China. Muito depende da cocriação de voluntários que trabalham nos conceitos das caixas. Uma das voluntárias do projeto desenvolveu ensinamentos sobre o sistema solar usando o kit da caixa de teatro. Uma dupla de jovens criou uma aula de geometria para ser dada com as ferramentas da caixa de artesanato. Fundações e companhias também são parceiras importantes, comprando as caixas e transportando para as escolas.

O empreendedorismo de Andrew resultou em crianças mais interessadas nas aulas, com a oportunidade de usar a criatividade. O educadores também têm mais espaço para desenvolver o aprendizado, incorporando métodos educacionais avançados, como trabalho em grupo, gamificação e aprendizagem centrada no aluno.

Educação e empreendedorismo na escola que pode transformar a economia de um dos países mais populosos do mundo.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades