“Brasileiro está lendo mais na pandemia”, diz Sindicato dos Editores

Blog “Brasileiro está lendo mais na pandemia”, diz Sindicato dos Editores

07/06/2021
Compartilhe este conteúdo
Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), identificou um maior interesse pela leitura entre os brasileiros, durante os meses de isolamento social em razão da pandemia da Covid 19.
“O quadro muito positivo é que o brasileiro está lendo mais. Desde julho do ano passado, as vendas têm crescido e continuaram crescendo este ano, o que, para mim, evidencia uma reconexão com o livro e com a leitura. É como se as pessoas descobrissem o prazer de ler, porque estão mais em casa, porque têm mais tempo. E, ao redescobrir o prazer de ler, elas redescobrem o hábito da leitura”, afirma o presidente.
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil ainda revela que cerca de 67% e 81% dos leitores são crianças e adolescentes entre cinco e 13 anos de idade. Para Marcos, isso é fundamental para manter o incentivo à leitura nesta faixa-etária. Além disso, o presidente enfatiza que tem o objetivo de criar eventos literários com a presença de autores para fomentar a iniciativa.
A pedagoga Bruna Duarte Vitorino afirma que estimular a leitura infantil é reforçar vínculos familiares e contribuir com o desenvolvimento da criança. Bruna também dá dicas sobre como usar a criatividade durante a leitura: “Procure ler com frequência para a criança em casa; estimule brincadeiras sobre o livro lido, como desenhar a cena que mais gostou ou utilizar bonecos para reproduzir a história”.
Para ter acesso à notícia completa acesse aqui.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades