Case: balé nas comunidades e a conexão com a Educação Empreendedora

Blog Case: balé nas comunidades e a conexão com a Educação Empreendedora

19/11/2021
Compartilhe este conteúdo
A arte é fundamental para a formação integral do indivíduo. É por meio dela que as múltiplas manifestações acontecem, abrindo espaço para que os jovens consigam desenvolver diversas habilidades exigidas pelo novo mercado de trabalho. A dança, por exemplo, pode ser uma ótima aliada no trabalho das competências empreendedoras.
O movimento do corpo é uma linguagem bastante expressiva e tem grande capacidade de engajar os jovens na educação. Eles passam a reconhecer os múltiplos caminhos do aprendizado, além de entender a importância que a arte tem para a sociedade.
Mas quais são os caminhos para aplicar a dança na Educação Empreendedora sem que o foco no desenvolvimento das competências empreendedoras seja perdido?
Continue a leitura e entenda um pouco mais essa combinação eficiente entre a arte e o desenvolvimento integral do estudante. Veja também o que é necessário para aplicar essas atividades que envolvem a movimentação do corpo.

Entenda mais a dança na educação

O ensino baseado apenas nas disciplinas teóricas é importante, porém, é preciso trazer atividades que também promovam tanto o desenvolvimento social quanto o emocional dos estudantes.
Diferentemente do que muitos pensam, a dança na educação vai muito além da descoberta de talentos. A movimentação corporal com música deve ser encarada como uma prática pedagógica que pode ser integrada ao desenvolvimento cognitivo.
Por meio da dança, os estudantes serão capazes de aprimorar a criatividade, o pensamento crítico, além do contato com a diversidade cultural. Assim, pode-se dizer que ela terá contribuição significativa para o processo de aprendizagem, ajudando os jovens no desenvolvimento de habilidades essenciais à sua formação.
A arte também é uma ótima forma de engajar os estudantes no aprendizado, pois a interdisciplinaridade que ela promove pode gerar curiosidade pela busca do conhecimento. Desse modo, a escola proporciona um ensino mais rico e eficiente.

Dança na Educação Empreendedora: qual a ligação?

A dança na educação é capaz de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, sendo esse o ponto de ligação com a Educação Empreendedora.
A utilização de métodos empreendedores na educação também tem como objetivo o preparo dos estudantes para a vida adulta. Essa preparação engloba, além do desenvolvimento cognitivo e técnico, o aprimoramento de habilidades que envolvem a inteligência emocional.
Para que essas competências e características sejam trabalhadas, a Educação Empreendedora usa metodologias inovadoras e diferentes do padrão já empregado. Sabendo que a dança também ajuda na formação integral do estudante, então é evidente que ela será muito bem-vinda nos processos práticos da Educação Empreendedora nas instituições.

Como aplicar a dança na Educação Empreendedora?

Em primeiro lugar, é preciso que as instituições entendam os benefícios que a dança pode trazer para a educação. Com isso, é importante que os professores de todas as disciplinas também tenham essa consciência a fim de que ela possa ser devidamente trabalhada.
Será necessário compreender o papel educacional da dança no desenvolvimento físico, emocional e social dos estudantes. Os professores devem trabalhar na construção de outra visão sobre a movimentação corporal, eliminando a sua forma de espetáculo e transformando-a em recurso pedagógico.
Depois dessa reconstrução de perspectiva, os educadores podem buscar outras possibilidades de trabalhar a interdisciplinaridade. É possível, por exemplo, trazer danças históricas contextualizando os eventos que ocorreram na época.
Os conhecimentos matemáticos também podem ser trabalhados, sendo possível que as turmas tenham contato com danças que constroem diversas formas geométricas, sendo um ótimo modo de gerar interesse na disciplina.
Além disso, a dança vai aprimorar a persistência, o comprometimento, o planejamento, a independência e a autoconfiança, sendo essas consideradas competências empreendedoras.

Conheça o projeto Na Ponta dos Pés – balé nas comunidades

O projeto “Na Ponta dos Pés – balé nas comunidades” demonstra muito bem como a dança na educação é importante. Será possível perceber que, além do desenvolvimento das competências empreendedoras, a dança pode ser um jeito de incentivar os estudantes que vivem em comunidades carentes a buscar conhecimento.
O projeto surgiu no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2012. A idealizadora foi a bailarina e moradora do bairro Tuany Nascimento. Ela, ao perceber que a comunidade não tinha tanto acesso à música e à dança, resolveu estudar e buscar formas de utilizar o seu conhecimento com a intenção de ajudar as crianças da região.
Tuany teve a sensibilidade de reconhecer todos os benefícios que a dança trouxe à sua vida. Foi a partir disso que ela começou a dar aulas no Complexo, mostrando aos meninos e às meninas da comunidade que é possível encontrar outras maneiras de aprendizado.
O projeto ”Na Ponta dos Pés” conseguiu trabalhar a autovalorização e também o reconhecimento dos jovens como cidadãos que pertencem à sociedade. Todo o empenho de Tuany foi fundamental também para incentivar a criação de projetos empreendedores sociais que visam ao desenvolvimento da sociedade.

O CER acredita que a arte é fundamental à formação empreendedora

O CER entende que as manifestações artísticas podem e devem estar presentes no ensino empreendedor. Por isso, ele trabalha na divulgação de conteúdos e cursos que servem de apoio às instituições e aos educadores que estão na luta pela formação completa dos jovens.
O projeto ”Na Ponta dos Pés” foi só um exemplo, dentre muitos, dos que utilizam a dança como forma de aprimorar o aprendizado. O CER histórias apresenta outras escolas engajadas na criação de projetos empreendedores. Vale a pena a leitura para entender que é possível incluir a Educação Empreendedora nas múltiplas realidades das instituições brasileiras.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades