CER Histórias: Conheça e inspire-se em cases de Empreendedorismo na Educação

Blog CER Histórias: Conheça e inspire-se em cases de Empreendedorismo na Educação

Compartilhe este conteúdo

O Empreendedorismo na Educação, especialmente na Educação Básica, é algo muito recente no Brasil. Até o momento, muitas instituições de ensino incluem o tema em seus currículos de forma autônoma. Porém, com a inclusão do eixo de Empreendedorismo nos itinerários formativos da BNCC, o tema ganha mais destaque nos currículos escolares.

A criação dos itinerários deve ser concluída em 2021. Embora escolas já estejam se mobilizando para criar seus projetos, disciplinas ou estruturar ações que trabalhem as competências do Empreendedorismo na Educação. E, nessa hora, nada melhor que bons exemplos para nos inspirar, não é mesmo?

Pensando nisso, o CER – projeto do Sebrae que dissemina conteúdo de Educação Empreendedora entre profissionais da Educação – acaba de lançar o CER Histórias, iniciativa de storytelling, em que os educadores são a estrela principal. Conheça como funciona e como você pode compartilhar sua história de Empreendedorismo na Educação com todo o Brasil.

Poder das histórias

As histórias têm enorme poder de engajar e comover. Não é à toa que o storytelling se tem tornado uma ferramenta estratégica de Gestão de Empresas e também de Educação. Por meio de personagens, sagas, missões e conquistas, o leitor ou ouvinte é capaz de se colocar no lugar do outro, projetando a si mesmo sobre a narrativa. Isso faz com que o contexto seja mais bem compreendido, e a lição final, mais palpável.

Foi com esse propósito que o Sebrae criou o CER Histórias. Uma plataforma on-line para o compartilhamento de cases de Empreendedorismo na Educação em formato de storytelling. A ideia é que pessoas do Brasil inteiro, com diferentes realidades, orçamentos e objetivos, contem como têm colocado em prática o tema do Empreendedorismo na Educação, quais resultados vêm alcançando e como é possível transformar a vida dos jovens com as competências empreendedoras, criando uma ponte entre a teoria e a prática.

Como compartilhar sua história de Empreendedorismo na Educação

A ideia do CER Histórias é deixar que os próprios participantes relatem suas perspectivas sobre os projetos e iniciativas de Empreendedorismo na Educação criadas em suas instituições de ensino, de forma totalmente colaborativa e livre. Por isso, a plataforma não tem um formato rígido: você pode submeter um texto contando o seu case da forma como achar mais adequada.

E não só os educadores podem participar. A plataforma está aberta a estudantes, familiares, equipes das escolas e a quaisquer outras pessoas que tenham uma história inspiradora com a Educação Empreendedora para compartilhar.

O processo é muito simples:

  • Acesse o site https: //historias.cer.sebrae.com.br/.
  • Escolha a opção “Conte a sua prática”, no menu superior.
  • Preencha o formulário com seus dados e as informações sobre a instituição de ensino em questão.

Deixe a criatividade rolar solta. A própria plataforma oferece um Editor de Texto para que seu case de Empreendedorismo na Educação seja redigido ali;

Em seguida, é possível você também enviar fotos, documentos, vídeos e outros arquivos que possam complementar o material.

Ainda que não haja um formato específico ou gênero textual a ser seguido, é importante que você pense como um contador de histórias na hora de redigir o seu case de Empreendedorismo na Educação. Assim, lembre-se de que toda grande história envolve um grande aprendizado ou um desafio. Relate o caminho feito e como os obstáculos foram superados. Isso deixará o seu relato ainda mais inspirador.

Além disso, dar ênfase aos personagens, ou seja, aos envolvidos na história, é uma boa estratégia. Para isso, conte quem são os estudantes, qual era o contexto em que estavam inseridos, sua trajetória de vida, quem são os educadores, qual a realidade da instituição de ensino, etc.

Por fim, pensar no desfecho é uma maneira de encerrar seu relato deixando uma lição aos leitores: quais foram os resultados, como a vida das pessoas envolvidas foi transformada, qual foi o legado deixado à comunidade?

No CER Histórias, sua história vira livro!

Um dos propósitos do CER Histórias é não só se tornar um grande repositório de relatos de Empreendedorismo na Educação, mas também funcionar como ferramenta didática para milhares de escolas e educadores ao redor do Brasil. Por esse motivo, a plataforma oferece a possibilidade de o usuário compilar os próprios livros, que podem ser impressos posteriormente ou usados no formato digital.

Dessa forma, é possível ao usuário escolher criar livros temáticos somente sobre metodologias ativas, por exemplo, Empreendedorismo Feminino. E mais: criar livros com diferentes histórias da própria instituição de ensino ou de escolas de seu estado ou cidade. As possibilidades são inúmeras.

O material ganha uma diagramação especial feita pela equipe do CER e fica disponível para download em formato PDF, podendo também ser compartilhado diretamente nas redes sociais ou no LinkedIn.

E, então, você está pronto para compartilhar suas histórias de Empreendedorismo na Educação e ler relatos de outros educadores ao redor do país? Com o objetivo de continuar se aprofundando no tema, conheça também o Radar de Educação Empreendedora, isto é, ferramenta gratuita criada pelo CER visando oferecer um diagnóstico da situação da sua instituição de ensino em relação à implantação do Empreendedorismo na Educação.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades