Como o CER SEBRAE e o Sebrae podem te ajudar a aprimorar as experiências de aprendizagem

Blog Como o CER SEBRAE e o Sebrae podem te ajudar a aprimorar as experiências de aprendizagem

16/10/2023
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O Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER) é uma iniciativa que tem o objetivo de desenvolver  estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologia sobre Educação Empreendedora. 

Por meio dela, professores e demais agentes da comunidade escolar têm acesso a conteúdos que podem ajudar a transformar a realidade dos espaços e experiências de aprendizagem. 

Neste conteúdo, separamos quatro ferramentas e recursos do CER e do Sebrae que apoiam os educadores e as instituições escolares de diferentes formas. Acompanhe!

CER Histórias

O CER Histórias é uma iniciativa que nasceu com o propósito de receber e compartilhar práticas e histórias de Educação Empreendedora. Além de ter acesso a uma coletânea de cases de diferentes instituições escolares, você também pode compartilhar a sua história e inspirar outras pessoas. 

>> Clique aqui para acessar o CER Histórias

>> Clique aqui para saber como compartilhar a sua história

Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma iniciativa do Sebrae de empreendedorismo para o ensino fundamental. Criado em 2013, foi desenvolvido especialmente para jovens entre 6 e 15 anos, além de atuar na capacitação de professores. 

A metodologia tem como proposta utilizar atividades lúdicas para sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Cada ano tem sua duração total dividida em encontros — normalmente, de 10 a 15 encontros, cuja duração varia de 2h a 2h30, totalizando 235 horas do 1o ao 9o ano. O curso pode ser realizado em um trimestre, em um semestre ou ao longo de todo o ano, de acordo com a disponibilidade da instituição escolar. O JEPP oferece todo o material escolar a ser utilizado durante a jornada de aprendizado, que é composta por nove módulos. Os módulos são previamente sugeridos, mas podem ser adaptados pela escola e pelos educadores, de acordo com as necessidades dos estudantes e particularidades da região São eles: 

1º ano do ensino fundamental – O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano do ensino fundamental – Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano do ensino fundamental – Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano do ensino fundamental – Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

5º ano do ensino fundamental – Sabores de cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

6º ano do ensino fundamental – Ecopapelaria

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

7º ano do ensino fundamental – Artesanato sustentável

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

8º ano do ensino fundamental – Empreendedorismo social

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

9º ano do ensino fundamental – Novas ideias, grandes negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

Para participar, a Secretaria Municipal de Educação ou a escola deve procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a capacitação dos professores, que tem duração de 45 horas. 

>> Clique aqui e saiba mais sobre o JEPP 

Dinolândia

Dinolândia é um jogo de celular, criado pelo Sebrae do Rio Grande do Sul, que nasceu com o objetivo de ensinar competências empreendedoras para crianças. É uma ótima possibilidade para trabalhar com os estudantes as habilidades socioemocionais de forma geral — a importância da empatia, da inclusão, do respeito e da cooperação.

No jogo, o usuário pode criar, gerenciar e expandir um parque de dinossauros. Nesse cenário, ele tem que lidar com as responsabilidades de alimentar os dinossauros, contratar funcionários, preocupar-se com a segurança e a saúde dos animais, entre outras obrigações. O jogador tem que tomar decisões e acompanhar os seus resultados para fazer com que o parque de dinossauros cresça e se desenvolva.

Além disso, existem os DinoCards, planos de aula e propostas pedagógicas elaboradas para turmas do ensino fundamental a partir do Dinolândia. Os planos buscam trabalhar competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e podem ser aplicados em conjunto a outras estratégias e temáticas definidas pelos professores. É possível utilizá-los em junto do jogo virtual ou de maneira independente. 

>> Acesse o Dinolândia pelo Google Play ou pela App Store

>> Faça o download gratuito dos DinoCards aqui

Radar de Educação Empreendedora

O Radar de Educação Empreendedora é uma ferramenta digital gratuita, desenvolvida pelo CER para apoiar instituições de ensino que têm desejo de implementar a Educação Empreendedora e manter uma atuação empreendedora dentro de um ecossistema de Educação Empreendedora.

A ferramenta mede o quão apta a escola está para que a Educação Empreendedora seja implementada. Por meio de um questionário, a escola tem acesso a um conjunto de iniciativas e projetos que podem ser colocados em prática para transformar a vida dos estudantes que fazem parte daquele ecossistema. Depois de responder às perguntas, a instituição recebe uma devolutiva apontando qual é o grau de implementação da Educação Empreendedora, além de um plano de ação que detalha propostas e articulações que podem ser realizadas a fim de fomentar o espaço em que a escola está inserida.

O Radar utiliza cinco dimensões consideradas relevantes para o desenvolvimento de um cenário ideal para implementação da Educação Empreendedora, e cada uma delas norteia o processo de implementação dos projetos. São elas: 1. Atores; 2. Cultura; 3. Estrutura; 4. Recursos; e 5. Políticas públicas. 

Cacilda Almeida, Analista de Educação do Sebrae, conta sobre a praticidade da ferramenta: “O Radar é uma ferramenta rápida e fácil de ser usada. O questionário leva cerca de 20 minutos para ser respondido e, caso não possa ser feito na íntegra naquele momento, a pessoa pode pausar e, depois, continuar de onde parou. Outro diferencial é que o plano de ação entregue tem um viés estratégico. Se estiver tentando elaborar um plano de trabalho para implementar a Educação Empreendedora, a instituição de ensino terá isso de forma simples e descomplicada”, revela. 

Gostou de conhecer essas soluções do CER e do Sebrae e quer continuar sempre por dentro de conteúdos, ferramentas e tendências da Educação Empreendedora? Acompanhe o Portal CER!

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