Chatbot na Educação: como usar a tecnologia na sua escola

Blog Chatbot na Educação: como usar a tecnologia na sua escola

02/02/2021
Compartilhe este conteúdo

A tecnologia já se provou extremamente útil em diversas áreas do sistema educacional. Por meio dela, o professor tem mais flexibilidade na sala de aula, maiores possibilidades de ampliar a sua metodologia de ensino e pode se adaptar às necessidades e aos perfis dos alunos. Além disso, as ferramentas tecnológicas permitem democratização da educação mais significativa, assim como um processo de ensino mais personalizado e dinâmico.

O Chatbot na Educação tem o potencial de otimizar diversos setores administrativos da escola, ampliar o processo de comunicação com os pais e facilitar o acesso dos alunos à informação. No artigo a seguir, vamos compreender melhor como essa tecnologia funciona, quais as vantagens ela traz para o sistema de ensino e como é possível aplicá-la na prática.

O que é um Chatbot?

O Chatbot nada mais é que um software capaz de simular uma conversa humana. Mediante um banco de dados, o sistema consegue identificar palavras-chave ou perguntas e apresentar respostas pré-elaboradas.

Existem vários níveis de desenvolvimento para um Chatbot. Alguns são mais simples, estruturados no estilo de perguntas de múltipla escolha, no qual o usuário vai escolhendo opções e acessando as informações que deseja, com a ajuda do Chatbot.

Alguns mais elaborados conseguem manter uma conversa mais fluida, identificando as dúvidas e sugerindo informações com base na escolha de palavras do usuário. O nível de sofisticação do software vai depender dos objetivos para o qual ele será empregado. E, da mesma maneira que essa tecnologia traz muitas oportunidades de automação, o Chatbot na Educação também pode ser bastante estratégico.

Que soluções o Chatbot oferece à Educação?

O Chatbot é uma ferramenta bastante versátil, e com extremo potencial de trazer otimizações e fluidez a vários setores de uma instituição de ensino. A seguir, separamos as principais funcionalidades do Chatbot e como elas podem ser aplicadas de maneira eficiente e produtiva.

Atendimento e comunicação com os pais

Um dos usos mais populares do Chatbot na Educação é na otimização da comunicação. Com a pandemia provocada pela Covid-19, muitas escolas se viram com a necessidade de ampliar suas estratégias de comunicação digital, e o Chatbot certamente pode ser uma boa opção.

Através dele, é possível comunicar datas de eventos escolares, tirar dúvidas sobre o calendário acadêmico, facilitar o acesso a informações relacionadas ao percurso curricular, assim como diversos outros processos da instituição de ensino.

Automatização de processos

O Chatbot na Educação também é útil na otimização e automatização de processos, criando uma gestão enxuta. Isso diminui a burocracia, oferecendo praticidade e acessibilidade aos pais dos alunos, assim como ajuda a economizar verba e a cortar gastos.

Ao integrar o Chatbot com outros bancos de dados e sistemas da escola, é possível fazer matrículas de forma on-line, facilitar a emissão de boletos e pagamentos, oferecer informação dos cursos e mensalidades, sem a restrição do horário comercial.

Assistência ao aluno

Além de promover uma gestão escolar mais prática e otimizada, o Chatbot na Educação pode ser uma ferramenta presente em sala de aula. É viável que ele apresente informações corriqueiras aos alunos, como data-limite da entrega de trabalhos, provas e outras atividades curriculares.

O Chatbot também é uma ferramenta didática que pode trazer grandes benefícios às metodologias e aos processos de aprendizagem baseados no Ensino Híbrido. O Duolingo é um exemplo bastante interessante sobre como essa tecnologia pode auxiliar na Educação. Trata-se de um aplicativo que mescla o Chatbot e a Gamificação, no qual o aluno é capaz de aprender um novo idioma conversando com o robô e descobrindo novas palavras e estruturas semânticas por meio de jogos.

Dessa forma, o professor pode adotar o Chatbot na Educação como um auxílio, utilizando-o para reforçar temas, oferecer exercícios, sugestões de conteúdo e trabalhar na fixação dos conhecimentos estudados em sala de aula.

Como a escola pode construir um Chatbot eficaz?

Em relação à escola ou ao professor que tem interesse em adotar o Chatbot na Educação, existem várias opções. O primeiro passo é entender para que o Chatbot será utilizado, quais serão os objetivos por trás do software e quais resultados o educador deseja alcançar com tal ferramenta.

Com essas metas bem mapeadas, a próxima etapa é avaliar a forma como o software será implementado. É possível optar por sistemas prontos a fim de desempenhar tal funcionalidade. O Globalbot, por exemplo, tem uma ferramenta de Chatbot especializada em atendimento e otimização de tarefas, desenvolvida para instituições de ensino.

Outra opção prática é a contratação de um profissional da área de Desenvolvimento, que vai criar uma ferramenta pensando exclusivamente nas necessidades da escola, além de utilizar bases de dados da instituição, com a finalidade de integrar o sistema ao portal, ao site ou a outros softwares utilizados pela equipe de ensino.

Além disso, o educador terá a oportunidade decriar o próprio Chatbot com sistemas flexíveis. Para isso, basta estruturar um sistema de perguntas e respostas e ir adicionando ao banco de dados do software, atualizando-o ao longo do tempo, sempre que for necessário.

O que achou sobre os usos do Chatbot na Educação? Conheça 6 tendências de Educação para 2021 e continue estudando mais sobre o tema.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades