Como as Competências Empreendedoras e da BNCC se relacionam?

Blog Como as Competências Empreendedoras e da BNCC se relacionam?

10/11/2021
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O trabalho de desenvolvimento das Competências Empreendedoras pode ser feito em conjunto com a BNCC. A Base Nacional Comum Curricular apresenta práticas e métodos que estão em sintonia com a Educação Empreendedora, tendo como premissa a formação integral do estudante.
As múltiplas ações geradas com base nessa relação farão com que os jovens tenham uma educação voltada às exigências e aos desafios da atualidade. Mas, para que isso aconteça, é preciso que as instituições de ensino e os educadores entendam a importância de como as Competências Empreendedoras e a BNCC podem ser complementares.

Quais são os objetivos do desenvolvimento das Competências Empreendedoras?

A inclusão de um ensino empreendedor vai muito além do aprendizado lógico sobre a dinâmica empresarial. O mercado atual está buscando cidadãos que sejam protagonistas da própria história, que tenham pensamento crítico apurado, consciência ambiental e social, além de habilidades socioemocionais.
Para que essa formação se dê, é preciso um trabalho educativo que traga o jovem para a realidade em que ele vive, na qual ele entenda e respeite a diversidade, buscando e criando ações que transformem a sociedade.O Empreendedorismo também desenvolve a comunicação, a persistência diante das falhas e a resiliência, ou seja, habilidades essenciais para a formação tanto pessoal quanto profissional.
Desse modo, é importante que a Educação seja voltada para o desenvolvimento de Competências Empreendedoras que façam com que o estudante tenha bagagem para atingir seus objetivos.
competências empreendedoras

Qual a relação com a BNCC?

Depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular, a Educação Empreendedora ganhou força dentro do ensino, uma vez que a BNCC também visa ao desenvolvimento de competências essenciais.
O Empreendedorismo na escola tem ligação com as 10 Competências Gerais da Base, que apresentam um cronograma de aplicação em toda a Educação Básica. Essa relação faz com que as Competências Empreendedoras sejam ainda mais valorizadas.
Dentro desse contexto, podem-se destacar algumas convergências diretas, como é o caso da Competência Trabalho e Projeto de Vida -–“valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho para fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade”.
A responsabilidade e a cidadania também podem ser vistas como uma Competência da BNCC que está ligada ao Empreendedorismo. O estudante passa a aprender a importância da autonomia, da flexibilidade e do senso coletivo nas suas escolhas, pontos em comum com o Empreendedorismo.

Como trabalhar as Competências Empreendedoras de forma combinada com a BNCC?

O primeiro passo para que essa relação ocorra e traga bons resultados é o reconhecimento da realidade da escola. Os educadores e os demais membros da instituição devem analisar o contexto para que projetos pedagógicos sejam criados. A partir disso, o trabalho das Competências Empreendedoras em união com a BNCC será mais eficiente.
Devem-se incluir atividades em que os estudantes assumam papéis importantes dentro das atividades e dos projetos criados. Uma maneira de concretizar tal relação é com a utilização de Metodologias Ativas.
A participação ativa do estudante no aprendizado está dentro das diretrizes da BNCC, em que inúmeras competências e habilidades essenciais podem ser desenvolvidas, além de trabalhar a centralização do estudante no aprendizado.

Ações práticas de Empreendedorismo na Escola

Uma forma de buscar atividades e projetos que estejam de acordo com a realidade da instituição se dá por meio de relatos e experiências de outras escolas que já trabalharam o Empreendedorismo alinhado à BNCC.
O CER Histórias é um ambiente virtual no qual as escolas e os educadores estão aptos a enviar projetos de sucesso. Por mais que os contextos sejam diferentes, compreender os modos de adaptação utilizados por outras escolas pode ser a fonte de insights para incluir o Empreendedorismo na grade curricular.
Vamos conhecer dois projetos em que a Educação Empreendedora e a BNCC foram complementares:

Educação Empreendedora: sonhos e práticas

O projeto se realizou na Escola Estadual (EE) Américo Martins, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Ele foi desenvolvido pela professora Sande Polyana Silva Almeida, que percebeu estarem os alunos em busca de algum trabalho que pudesse ajudar a família e a comunidade em que eles estavam inseridos. Foi com base nesse objetivo que o projeto Educação Empreendedora: sonhos e práticas foi implementado.
Os estudantes trabalharam no desenvolvimento dos próprios interesses dentro de uma oficina empreendedora, com diversas atividades: hortas e suculentas, jardim vertical, práticas em ação social, sabão sustentável e transformação de lixo em dinheiro; barbearia e maquiagem; brigadeiro gourmet, empada e mousse; filtro dos sonhos, lembranças em MDF e em EVA e pintura em tecido; jornal escolar.
O resultado foi o aprimoramento e o desenvolvimento das 10 características essenciais do Empreendedorismo e da BNCC: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; avaliação de riscos; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

Robótica com sucata, promovendo a sustentabilidade

A utilização da tecnologia é um ótimo caminho para trabalhar as Competências Empreendedoras atreladas à BNCC. Foi partindo desse pensamento que a professora Débora Denise Dias Garofalo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, em São Paulo (SP), criou o Projeto Empreendedor de Robótica com Sucata.
O trabalho teve início com debates reflexivos sobre o acúmulo de lixo e suas consequências. Todo o projeto foi desenvolvido valendo-se de quatro pilares: “sentir” (os problemas), “imaginar” (as soluções), “fazer” (resolver as questões identificadas) e “compartilhar” (as descobertas e as soluções).
Os estudantes fizeram uma coleta de resíduos recicláveis no entorno da escola e os transformaram em objetos úteis para o cotidiano, como: carrinhos movidos a balão de ar, robôs, aspiradores de pó e máquinas de refrigerante. Essa foi uma oportunidade em que todos puderam trabalhar a interdisciplinaridade, a consciência ambiental, a comunicação e também a busca ativa para a resolução de problemas.

O CER e o apoio ao desenvolvimento das Competências Empreendedoras

O CER foi um dos pioneiros na divulgação de conteúdos para que as instituições e os educadores tivessem consciência sobre a importância da Educação Empreendedora na escola.
Todo o material compartilhado está atualizado tendo em vista às novas Diretrizes da BNCC, deixando claro que o Empreendedorismo deve estar presente na grade curricular das instituições.
Para complementar, o CER disponibiliza um conteúdo que apresenta quais são os desafios e as oportunidades da BNCC para o Empreendedorismo, mostrando novos pontos de vista da relação entre a Base e a Educação Empreendedora.
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