As estratégias de Marketing são comumente capazes de trazer grandes resultados para empresas. E, além do mercado de trabalho, essas mesmas estratégias podem ser usadas em instituições de ensino. Um primeiro passo para colocá-las em prática é descobrir como criar personas; assim, o conteúdo das aulas será mais aproveitado e direcionado ao seu público-alvo, no caso, os alunos.
Quando falamos de persona no segmento educacional, o objetivo é criar uma ou mais personas, encontrando características comuns entre os potenciais alunos. Persona é a representação semifictícia do seu aluno ideal com base em características reais.
E qual a importância de criá-las? Seguir essa estratégia auxiliará você na projeção de uma aula mais relevante, aumentando o engajamento com a turma. Como muitas aulas on-line são gravadas e reproduzidas para diferentes turmas em momentos distintos, isso ajuda a ter uma ideia do perfil médio dos alunos, seus interesses, dúvidas, dores e expectativas sobre as aulas.
Continue a leitura deste post e descubra como criar personas para seus cursos e aulas on-line.
Antes de mais nada, você deve estar se perguntando: o que são personas? Bom, na estratégia de criação de conteúdo do Marketing, a criação de personas é extremamente necessária, uma vez que certifica que o conteúdo está apontado para o público correto e, dessa forma, direciona melhor os assuntos que serão desenvolvidos.
A persona é um personagem fictício baseado em pesquisas. Na lógica, representa um cliente/aluno ideal. Elas são criadas para representar os diferentes tipos de clientes em um alvo demográfico que pode ser atraído pelos serviços/cursos oferecidos. Sendo assim, as personas são uma ferramenta de segmentação de mercado que vão ajudá-lo a planejar melhor como atrair seu público.
Uma comunicação direcionada é mais eficaz do que generalizar seus alunos. Assim, conhecer as personas da sua instituição ou curso livre é uma das principais chaves para o sucesso das campanhas de Marketing. Além disso, uma persona bem-pensada e bem-definida pode contribuir bastante com a captação de alunos dos cursos oferecidos por você ou até ajudá-lo na criação de videoaulas.
Por isso, durante essa captação, é essencial investir em estratégias que vão conquistar seu público antes mesmo de ele adquirir ou começar um curso. Mas como criar personas?
Ao criar personas, você conhece a fundo seu potencial aluno para compreender qual conteúdo é mais importante para ele, dependendo da sua jornada. Não adianta começar a produção de conteúdo, estratégias de mídia paga ou segmentação de e-mails se você não sabe quem é a pessoa e como espera atingi-la.
Uma maneira simples de criar um perfil de persona é por meio da pesquisa direta. O professor ou o funcionário da instituição pode conversar com a persona diretamente a partir de um questionário de perguntas. É possível começar com os contatos da base de e-mails da própria instituição.
Mas, caso você não tenha leads ou alunos em potencial para esse contato direto, inicie por uma pesquisa de mercado. Há a opção de contratar um instituto de pesquisa, e uma forma mais barata e acessível é criar um formulário on-line. Daí basta disponibilizar um brinde a quem responder, como um e-book com informações relevantes, e divulgá-lo ao máximo.
Como criar personas com base na elaboração de um questionário? Quais informações são importantes coletar? Essas são só algumas das dúvidas ao desenvolver a criação de personas.
O questionário para a pesquisa de personas varia de acordo com o modelo de ensino ou de instituição, bem como os serviços e os cursos oferecidos. Mas, de modo geral, procure fazer perguntas que permitam, mais tarde, construir um perfil bem completo do aluno ideal.
Comece coletando dados como:
E, claro, é muito importante extrair mais informações, além dos dados demográficos, como:
Outro fator importante é descobrir como o estudo proposto pelo curso on-line soluciona a dor/problema da sua audiência. Além disso, há algumas perguntas que podem nortear o seu questionário. Leve em consideração que tais perguntas podem variar de acordo com a sua estratégia. As questões, a seguir, são mais indicadas, caso já tenha um banco com contatos dos estudantes.
Além do questionário, com o objetivo de obter informações reais para criar suas personas, os Grupos Focais se apresentam como outra alternativa.
O Grupo Focal é uma estratégia utilizada para realizar uma pesquisa qualitativa. Inicialmente, forma-se um grupo entre 6 e 12 alunos, escolhidos de forma aleatória. Normalmente, quando o objetivo é construir personas de captação, a recomendação é que se opte por alunos do primeiro período.
Primeiramente, formule perguntas abertas aos alunos, com a finalidade de validar as especificidades da persona, como suas dores, possíveis objeções e quais os benefícios mais importantes.
Feito isso, os alunos são convidados para um encontro, que até pode ser on-line, em que se realizará todas as questões planejadas. Nesse momento, todas as respostas e os debates serão gravados. Pode ser interessante ter um profissional com experiência nessa prática, objetivando acompanhar todo o processo.
Assim que tiver as informações levantadas, é importante processá-las a fim de construir realmente a sua persona.
Chamaremos nossa persona de Marcela. Marcela é uma jovem de 26 anos, que deseja aprender um novo idioma no tempo livre. Ela tem interesse por intercâmbio, gosta de viajar e conhecer novas culturas. O principal motivo pelo qual ela busca um curso de idiomas é se destacar no mercado de trabalho e conseguir uma oportunidade fora do país. Essa persona é fascinada por metodologias ágeis de aprendizagem.
Vamos chamar essa persona de Bruno. O Bruno está no cursinho se preparando para o vestibular. Ele ainda não decidiu sobre o curso ideal para seguir carreira e, dentro de tantas opções de universidades, continua a pesquisar a melhor opção. Bruno também se preocupa em analisar a concorrência local e regional.
Existem diversos benefícios quando você descobre como criar personas. Um deles é a segmentação dos seus potenciais alunos, a obtenção de informações valiosas para prospecção. Um diferencial é aumentar as possibilidades de falar a coisa certa, na hora certa e para o aluno certo.
Além disso, as personas permitem que você construa um bom planejamento estratégico de Marketing. Isso resultará em mais assertividade, melhorando a sua relação com os estudantes.
Agora que você já sabe como criar personas para seu curso on-line, que tal dar uma olhada também nestas dicas para escolher as melhores plataformas visando hospedar o seu conteúdo educativo? Esperamos que goste!