Como desenvolver liderança

Blog Como desenvolver liderança

Compartilhe este conteúdo

Saber trabalhar em equipe é algo que naturalmente começamos a desenvolver na escola até chegarmos ao mercado de trabalho. Você já deve ter reparado que, em todo projeto escolar ou mesmo na faculdade, sempre tem algum colega que se destaca como líder do grupo. Às vezes parece até uma capacidade nata, não é mesmo? Normalmente, é ele quem tenta organizar melhor as tarefas que cada um vai desempenhar no projeto ou atividade. Mas como desenvolver liderança? É possível adquirir tal habilidade?

Ser um líder vai muito além daquela ideia de ser um chefe rígido, que constantemente deixa seus funcionários desmotivados ou estressados. A capacidade de liderar está atrelada ao poder de escuta, de engajar a equipe e até mesmo de construir conjuntamente os objetivos e os resultados esperados. Além disso, o espírito de liderança não se restringe somente ao mercado de trabalho, isto é, trata-se de uma característica que pode ser desenvolvida em qualquer projeto escolar ou pessoal.

A boa notícia é que é possível desenvolver liderança, sim. Pensando nisso, selecionamos seis dicas para que você comece a desenvolver liderança desde já. Continue a leitura e descubra, mas à frente, quais são as dicas.

Como desenvolver liderança ainda na escola ou na faculdade?

As competências de liderança estão atreladas à mentalidade empreendedora, ou seja, à capacidade de realização e colaboração. Contudo, mesmo que abrir o próprio negócio não faça parte de seus planos para o futuro, certas habilidades podem ajudá-lo – e muito – em projetos escolares e pessoais.

Liderar é uma característica importante para todos aqueles que um dia estarão no mercado de trabalho. As empresas valorizam cada vez mais profissionais que conseguem desenvolver a independência, a capacidade de autogestão, o autoconhecimento, a comunicação clara e o trabalho em equipe.

E como seria assumir o papel de um líder em sala de aula? Bom, antes de mais nada, é importante que os outros estudantes confiem em você e acreditem que você terá a capacidade de realizar mudanças, atuando diretamente nas questões enfrentadas no dia a dia. Afora isso, cabe lembrar que, por mais que essa posição represente privilégios, há também grandes responsabilidades.

Um bom exemplo é o líder de turma. Aquele que normalmente representa os alunos perante problemas e demandas, seja com os pais, seja com os professores, seja com a direção da instituição. O objetivo é que ele se torne porta-voz da turma, um intermediador que levanta questões e leva aos responsáveis.

Sendo assim, algumas atitudes diferentes podem colocar você nessa posição. Veja:

  • Conheça o ambiente e as principais demandas daquele grupo.
  • Seja um exemplo para colegas e professores. Tenha boa reputação e comprometimento.
  • Traga ideias novas, inove! Seja proativo e ousado.
  • Tenha empatia, seja ético e pratique uma comunicação clara.

Alguns projetos dentro das escolas e das universidades também podem auxiliar no empoderamento dos jovens. Como é o caso do projeto Embaixadores da Escola, que tem duração de pouco mais de dois meses e possui metodologia inovadora, com o objetivo de engajar os estudantes na transformação da própria escola.

Confira algumas medidas interessantes para tomar e desenvolver sua capacidade de liderança:

1 Faça cursos e participe de eventos

Enquanto você ainda não está, de fato, no mercado de trabalho, um passo interessante a ser tomado é começar a investir em cursos e eventos sobre liderança. Alguns desses cursos podem ser encontrados até mesmo no LinkedIn; há também outras opções on-line ou cursos presenciais.

E lembre-se: a busca por conhecimento deve ser constante. Caso queira se aprofundar ainda mais, existem cursos mais completos sobre o assunto. Por exemplo, um MBA em Gestão Empresarial ou Gestão de Pessoas, para aqueles recém-formados na faculdade.

2 Aprenda com bons líderes como desenvolver liderança

Pense em uma pessoa que é referência para você como um bom líder. É muito provável que você vá se lembrar de um professor que foi importante na sua trajetória ou, até mesmo, um tutor no seu estágio, sempre disposto a incentivá-lo a dar o seu melhor.

Aprender com bons líderes é um caminho essencial sobre como desenvolver liderança. Por isso, comece a observar ao seu redor pessoas com quem você se identifica. Caso não se lembre de ninguém, pesquise sobre a história de grandes personalidades, como líderes políticos ou de empresas. Nelson Mandela, Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Walt Disney, Chico Mendes, Ayrton Senna, Bernardinho, Marta, Luiza Trajano, dentre outros . Eles certamente vão inspirar você com suas histórias.

3 Pratique a escuta e a humildade

De nada adianta ser um bom líder se você achar que tem sempre razão e não ouvir a sua equipe ou o grupo. Por isso, faça o exercício de ouvir o próximo, tenha empatia e humildade. Algumas pesquisas indicam que líderes humildes, além de ouvir melhor os membros do time, contribuem muito para o foco e a motivação de todos.

Outro ponto é que nenhum líder sabe absolutamente de tudo. Em diversos momentos, é necessário aprender com outras pessoas.

4 Como desenvolver a liderança? É preciso foco!

Líder focado, equipe focada. Dê o exemplo. Além disso, lembre-se de que ter boa organização e planejamento são características fundamentais de um bom líder.

Ou seja, liderar pode não parecer a tarefa mais fácil do mundo; no entanto, tente demonstrar a sua disposição para assumir o cargo.

5 Seja proativo

Ser proativo é uma das principais habilidades que um líder deve desenvolver. Ou seja, é fundamental ter a capacidade de antecipar possíveis problemas, bem como planejar e executar ações que vão beneficiar a todos.

Você tem a tendência de agir só depois que o problema aparece? Para desenvolver a liderança, é bom começar a rever essa postura, se for o seu caso. identificando quais pontos podem ajudar a antecipar mais as necessidades e ações.

6 Use a tecnologia como aliada

Um bom diferencial para desenvolver liderança é estar antenado sobre as principais tendências de tecnologia e usá-las a seu favor. Afinal, a tecnologia pode ser grande aliada, otimizando o trabalho em equipe, fornecendo mais segurança às informações transmitidas e permitindo um acompanhamento mais próximo do grupo.

A tecnologia pode ser usada para propor inovações dentro dos projetos escolares ou até  para propor ações que transformem a vida dos estudantes dentro das faculdades.

E, então, pronto para desenvolver liderança? Essa competência certamente vai fazer de você um profissional mais relevante no mercado de trabalho. Para que continue se desenvolvendo, confira os 5 filmes para despertar a mentalidade empreendedora.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades