Como transformar seu TCC em um projeto de empreendedorismo

Blog Como transformar seu TCC em um projeto de empreendedorismo

17/04/2020
Compartilhe este conteúdo

Entrar estudante e sair empreendedor – esse é o desejo de muitos jovens que ingressam nas universidades e estão prestes a se graduar. Diversos universitários criam ideias incríveis para seus Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC). Assim, por que não unir o útil ao agradável e transformá-lo em um projeto de empreendedorismo?

Ao que tudo indica, uma atividade formal em uma disciplina não causa o impacto necessário para uma mudança cultural nos formandos. Mas, aos poucos, esse cenário tem mudado. Um passo para chegar ao mercado de trabalho ainda mais antenado é ter o empreendedorismo como resposta. Por isso, desenvolver o Trabalho de Conclusão do Curso em um formato de projeto de empreendedorismo pode contribuir para a formação do aluno.

O papel das universidades deveria ser potencializar e inspirar o empreendedorismo. Contudo muitas universidades ainda não têm o tema como foco no currículo acadêmico ou mesmo nos projetos de Extensão da instituição. Por isso, é o próprio jovem universitário que precisa arregaçar as mangas e fazer isso por conta própria, investindo tempo para se aprofundar no assunto.

Como criar um projeto de empreendedorismo?

A universidade proporciona uma grande imersão aos jovens, na qual é possível estabelecer relacionamentos, descobrir ideias em comum e até começar um negócio. As empresas juniores estão aí para comprovar o movimento empreendedor dentro desses espaços. Além disso, os projetos desenvolvidos dentro da universidade podem sair do papel e ir em direção ao mercado de trabalho.

Afinal, quantas boas ideias não estão presas dentro das prateleiras de bibliotecas nas universidades?

Nesse sentido, se você está decidindo o tema do seu TCC, esta pode ser uma boa oportunidade para entender de empreendedorismo e optar por temas que agreguem no resultado final.

A “pergunta-problema” do TCC

Primeiramente, você precisa se questionar se a “pergunta-problema” do seu TCC, aquela que norteará todo o trabalho nos próximos dois anos, poderá ser respondida por um modelo de negócios.

As hipóteses levantadas podem se transformar em produtos ou serviços? O ideal é que você aplique suas ideias, tentando transformá-las em um negócio. Para isso, precisamos seguir etapas que constituem o processo do empreendedorismo.Vejamos:

Etapas do empreendedorismo

1. Identificar e avaliar a oportunidade

Nesta fase, o estudante pode identificar oportunidades e analisar sua potência, tendo como base as necessidades do mercado e o ciclo de vida do produto. A pesquisa do TCC pode abordar alguma oportunidade encontrada nesse processo e quem sabe você possa descobrir algum problema interessante para ser o tema do trabalho.

Afinal, você perceberá como potenciais clientes avaliam a sua ideia após realizar pesquisas de mercado. É importante elencar também seus pontos fortes e fracos e possíveis concorrentes.

2. Desenvolver o modelo de negócios

Nesta fase, é interessante coletar materiais que possam sintetizar a essência do projeto ou estratégia de negócio, visando ao planejamento das ações e às estratégias da empresa que será criada. Por isso, observe o mercado, o nicho, como gerar receita e crescer.

Unindo o útil ao agradável, nesta fase você pode tentar aprofundar-se em artigos científicos que agreguem valor à ideia, por exemplo: sobre marketing, administração, comunicação, economia, dentre outros.

A gama de artigos é vasta; sendo assim, peça o auxílio do seu orientador para encontrar os melhores autores que possam contribuir com o foco do seu trabalho.

3. Definir e captar os recursos necessários

Em um processo de empreendedorismo habitual, nesta fase você deveria captar recursos como recorrer a economias pessoais, etc. Mas, neste caso, você pode focar no planejamento de protótipos, estruturação do negócio ou equipe (com CNPJ), etc.

4. Gerenciar o projeto de empreendedorismo

Nesta fase, é importante ter um ganho de mercado e escala. Reconhecer as limitações, recrutar um time para colaborar com a gestão do negócio e implementar ações que minimizem os problemas e potencializem os lucros são também etapas fundamentais nesta etapa.

O projeto TCC Startup

Na Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), existe um projeto de fomento à cultura empreendedora chamado TCC Startup. Por lá, os professores ajudam os alunos a transformar o TCC em produtos ou serviços e a ir muito além do diploma. Durante a fase de criação do Trabalho de Conclusão do Curso, os alunos focam em algumas dessas etapas as quais nos aprofundamos anteriormente.

Ao chegar na fase de “Gerenciar o projeto de empreendedorismo”, os estudantes já terão concluído o TCC e podem dar sequência ao desenvolvimento do protótipo em um laboratório, colocando na prática aquelas outras etapas do processo de empreendedorismo.

Outras formas de transformar o TCC em projeto de empreendedorismo:

Transformá-lo em um projeto social

Durante o estudo do TCC, podemos nos aprofundar em vários assuntos e propor soluções para a “pergunta-problema” que norteará o trabalho. Uma solução interessante é tirar o artigo  do papel e aplicá-lo na prática como uma proposta de um esquema de voluntariado ou projeto social.

Normalmente, esses projetos têm como objetivo estruturar e organizar as ações para transformar a realidade de uma causa ou de um grupo de pessoas. Feito isso, deve-se ter bem delimitados os caminhos que serão percorridos, agrupar pessoas com boa articulação política e transparentes.

Transformar o TCC em um livro!

Por que não aproveitar os esforços durante o TCC e lançar um livro ou produto? Além de gerar destaque profissional, você promoverá os conhecimentos adquiridos no decorrer dos últimos anos.

Sendo assim, você pode virar fonte de conhecimento para seus fins acadêmicos. Mas lembre-se de que é importante direcionar todos os esforços para isso; afinal, é preciso algumas adaptações. Por exemplo, fugir um pouco do caráter acadêmico para atrair os leitores.

Transformar o estudo do TCC em consultorias

Com toda a bagagem adquirida durante o TCC, o estudante pode começar a implementar algumas consultorias. O consultor é o profissional que domina um assunto específico e usará seu conhecimento com o intuito de ajudar outras pessoas. Atualmente, existem diversos tipos de consultorias no mercado, e a demanda por esses profissionais têm crescido bastante.

Por exemplo, se seu Trabalho de Conclusão do Curso foi sobre Marketing, que tal compartilhar seu conhecimento para ajudar a maximizar as vendas e os lucros de uma empresa ?

O objetivo dessa ajuda é auxiliar um cliente em um assunto que ele não conseguiria resolver sozinho. Algumas das principais funções a ser desempenhadas são:

  • determinar problemas ou pontos que possam ser otimizados;
  • estipular as soluções e aperfeiçoamentos que deva ser feitos;
  • definir metas;
  • planejar caminhos para atingir os resultados.

Por fim, há diversos caminhos para transformar o TCC em um projeto de empreendedorismo. É fundamental que você reflita sobre as possibilidades e qual dentre todas trará mais frutos a você. Afinal, essa é uma oportunidade para transformar seus projetos em realidade e aplicá-los visando resolver um problema de mercado.

Se interessou pelas possibilidades de criar um projeto de empreendedorismo? Descubra, então, como aprender marketing pode te ajudar nisso.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades