Como usar o ClassDojo para estimular o engajamento

Blog Como usar o ClassDojo para estimular o engajamento

Compartilhe este conteúdo
O uso de ferramentas tecnológicas está cada vez mais presente no ensino brasileiro. Tanto as instituições quanto os professores perceberam que é possível otimizar o aprendizado e ainda melhorar o engajamento dos estudantes. Um exemplo dessas ferramentas é o ClassDojo, plataforma que vem ganhando destaque entre os profissionais da educação.
Vamos descobrir um pouco mais a respeito dessa ferramenta? Continue a leitura e entenda melhor as suas funções e também como ela está sendo útil para a organização dos professores e para o engajamento dos estudantes.

O que é o ClassDojo?

O ClassDojo é uma plataforma fundada em 2011 com o propósito de criar uma cultura de compartilhamento na sala de aula entre professores, estudantes, líderes educacionais e pais. O seu objetivo principal é estabelecer uma conexão entre eles por meio de um ambiente virtual, onde existe facilidade de acesso a todas as informações sobre o aprendizado do estudante.
O professor poderá utilizar a plataforma para inserir dados importantes sobre o desenvolvimento dos estudantes, servindo como um gerenciamento de comportamentos que também podem ser acessados pelos pais.
“Os pais sempre querem mais detalhes sobre o que aconteceu na escola. Esse tipo de informação abre a porta para ter conversas mais significativas no final do dia letivo”,diz Liam Don, outro fundador e Co-CEO da ClassDojo.
Dentro da plataforma, cada estudante é representado por um avatar, e o professor pode atribuir notas e pontos a cada elemento da turma a partir de comportamentos. Esse esquema de pontuação por boas ações estimula o estudante a buscar melhorar o seu comportamento para que a soma de pontos que aparece na tela geral seja alta.

Como utilizar as suas funções?

Sabendo que a plataforma pode ser usada por todos, incluindo professor, estudante e pais, é entendido que as funções são múltiplas. Em primeiro lugar, o educador deve entrar na plataforma e então realizar toda a configuração da turma à qual vai ensinar.
Ele terá a oportunidade de criar ambientes distintos, em que cada estudante será representado por um avatar em formato de monstro. O professor poderá estipular uma pontuação de recompensa por cada atitude positiva vinda dos estudantes.
Além disso, o educador pode mapear todas as atividades realizadas durante as aulas, dando a oportunidade de os pais verificarem como anda a aprendizagem dos filhos. Ele pode criar um feed completo com vídeos, imagens e comentários sobre o dia a dia escolar.
Essa é uma ótima forma de utilizar a tecnologia para implementar a presença dos pais no ensino. O melhor de tudo é que todo o controle da ferramenta pode ser feito via celular.

Quais são os benefícios do ClassDojo?

O ClassDojo está sendo considerado nos Estados Unidos como a “rede social” do aprendizado. Cada vez mais escolas estão utilizando a plataforma e colhendo os múltiplos benefícios.
A oportunidade de otimizar o gerenciamento do comportamento dos estudantes por meio da tecnologia faz com que o professor consiga aprimorar ainda mais as formas de ensinar. Ele consegue trabalhar na personalização do ensino e ainda contar com uma turma muito mais engajada.
Os estudantes, ao utilizarem a plataforma, começam a receber incentivo ao estudo e ao bom comportamento a partir do esquema de acúmulo de pontos. Eles passam a criar formas de sempre estarem bem colocados dentro do aplicativo, desenvolvendo assim habilidades e competências que os ajudam a superar os desafios e a buscar seus objetivos.

Como o ClassDojo pode ajudar a Educação Empreendedora?

A Educação Empreendedora visa à formação de jovens que apresentem uma visão mais ampla sobre a sociedade e também sobre os projetos que podem ser aplicados a fim de beneficiar o todo.
Para que isso ocorra, é preciso que os estudantes tenham desde cedo um ensino voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras que também englobam as questões socioemocionais.
Mas como isso é possível? A resposta está na implementação de métodos e metodologias de ensino inovadores que coloquem o estudante no centro do próprio aprendizado e crescimento.
A ClassDojo, ao fornecer um espaço interativo, desafiador e com metas a serem cumpridas, faz com que os jovens consigam desenvolver habilidades empreendedoras que serão refletidas no seu comportamento.
Os idealizadores da plataforma estão sempre inovando e trazendo novidades para aprimorar ainda mais o aprendizado, como foi o caso do compartilhamento de vídeos sobre empatia para aqueles que utilizam o aplicativo.
Não é segredo que a empatia está entre as características mais procuradas dos profissionais do futuro.
“A empatia está no cerne do que significa ser humano. É a base para uma atuação ética, para relacionamentos sólidos e para o sucesso profissional. Também é fundamental para prevenir o bullying e muitas outras formas de crueldade”, disse Richard Weissbourd, diretor do Making Caring Common e professor sênior da Harvard Graduate School of Education, em um comunicado.

Qual a ligação do ClassDojo com o e-book Gamification?

O Gamification é um e-book que apresenta como a utilização de jogos e demais estratégias de interação pode aumentar o engajamento dos estudantes no aprendizado. Esse tipo de metodologia ativa é uma das que mais estão trazendo resultados graças à simpatia que os jovens nutrem pelos games.
Desse modo, as instituições estão encontrando formas de incluir elementos das disciplinas básicas em atividades interativas que promovam o desenvolvimento de algumas habilidades, tais como: criatividade, senso crítico, busca ativa por conhecimento, autoconhecimento e aumento da autoestima.
O ClassDojo, por sua vez, também carrega a mesma premissa do engajamento por meio de “jogos” desafiadores. Os estudantes passam a interagir dentro da plataforma e percebem que, para superar os obstáculos, será preciso ter alguns comportamentos positivos em relação ao seu aprendizado.

Quais os resultados encontrados com o uso do ClassDojo?

É fato que a utilização do aplicativo pode facilitar bastante a vida do professor. Mas será que já existem dados que mostram a sua eficácia na melhora do comportamento e do engajamento dos estudantes?
De acordo com dados divulgados pela empresa, os professores que usam o sistema relatam aumentos de 45% a 90% no comportamento positivo e retração de 50% a 85% no comportamento negativo.

Além disso, a presença dos pais dentro do aplicativo é um fato que impulsiona ainda mais o aprendizado.

Com base nesses dados, percebe-se que o uso da tecnologia na educação é uma ótima forma de melhorar o ensino. Para explicar melhor, o CER disponibiliza um artigo que mostra oito ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas a favor da educação.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades