Como desenvolver Competências Socioemocionais nos educadores

Blog Como desenvolver Competências Socioemocionais nos educadores

16/08/2021
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Competências Socioemocionais são habilidades emocionais que devem ser desenvolvidas desde cedo para contribuir com o progresso do indivíduo. O objetivo é tornar as pessoas mais empáticas, determinadas e seguras sobre o presente e em relação a quais caminhos seguir no futuro.
Ligada à Inteligência Emocional, as Competências Socioemocionais auxiliam o sujeito a compreender, em si e no outro, quais ações o levam a determinada emoção, raiva, tristeza, alegria, indiferença; e deve ser estimulada desde a infância para que os resultados, no futuro, sejam satisfatórios.
Entretanto, antes de ensinar a criança, é preciso ensinar o adulto a lidar com frustrações de forma racional, compreendendo que a consequência de toda adversidade é a evolução. Por isso, durante a leitura, você, professor, saberá:
  • O que são Competências Socioemocionais
  • Qual a importância de saber o que sente e de nomear as emoções
  • Como desenvolver as competências em si para replicar aos estudantes
  • Exemplos práticos de como fazer.
Boa leitura!

O que são Competências Socioemocionais?

Competência Socioemocional é identificar o que sente, dando nome às emoções, facilitando o processo de autoconhecimento e também as relações interpessoais. Assim como explica o psicólogo Del Prette: “Conhecer as próprias emoções e saber lidar com elas é parte crucial do desenvolvimento interpessoal e componente crítico da competência social em praticamente todas as situações e demandas que ocorrem no cotidiano”.
Pesquisas indicam que desenvolver as emoções faz parte do processo de Socialização Emocional Parental e está relacionada à saúde mental, ao controle emocional e à sociabilidade. Em João Pessoa (PB), foi feito um estudo com professores do Centro de Referência Antonieta Aranha de Macêdo visando identificar suas habilidades sociais mediante as próprias experiências.
Durante o estudo, os professores narraram o que sentiam ao serem expostos a determinadas emoções. Sendo a ‘tristeza’ a mais debatida, depois do falecimento de uma das professoras do centro. Segundo os pesquisadores, nenhuma opinião foi interrompida ou censurada.
O estudo revelou que, durante as sessões, os educadores conseguiram expressar emoções e expor suas necessidades, e, ao longo prazo, certamente serão capazes de estimular habilidades sociais em seus alunos.
Sendo assim, as Competências Socioemocionais permitem que reconheçamos nossos sentimentos para lidar com os problemas de maneira equilibrada, minimizando os riscos de transtornos psicológicos, como, o burnout, que acomete 26% dos professores.

Quais Competências Socioemocionais os educadores precisam desenvolver?

Para que o professor estimule a Competência Socioemocional nos estudantes, é necessário, primeiramente, que ele desenvolva tal competência. Assim como afirma, a neurocientista Marta Relvas: “Na sala de aula, o outro sempre é olhado. Então como eu posso querer que o meu estudante seja de uma maneira, se eu me represento de outra? Eu preciso fazer aquilo que de fato eu acredito”.
Com base nas Competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Instituto Ayrton Senna desenvolveu cinco Macrocompetências, separadas em 17 Competências Socioemocionais que os professores devem desenvolver, antes de propor aos estudantes. São elas:

1. Resiliência Emocional

Capacidade de enfrentar os obstáculos de forma confiante, ganhando força para os próximos desafios. O professor que desenvolve Resiliência Emocional sabe como evitar as mudanças emocionais repentinas causadas pelo excesso de atividades e demais adversidades do ambiente escolar.
As Competências Socioemocionais adquiridas pelo educador são:
  • Tolerância ao Estresse: aprender a lidar com os sentimentos negativos de forma positiva e construtiva, entendendo que tais situações são necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Tolerância a Frustração: criação de estratégias para minimizar a raiva, mantendo a tranquilidade a fim de encontrar soluções.
  • Autoconfiança: um professor que acredita em si sabe como lidar com os desafios.

    2. Abertura ao novo

Disponibilidade em aprender ou fazer coisas novas, e assim contribuir com oportunidades e ideias. O professor tem facilidade de aprender com os erros e compartilha o que sabe com estudantes e demais educadores. E ainda diversificam o ensino e engajam os estudantes.
Professores que são abertos às novidades têm:
  • Curiosidade para aprender: gosta de pesquisar e aprender novos temas que contribuam com a Educação.
  • Imaginação: sabem como trazer soluções inovadoras.
  • Interesse artístico: valorizam a arte e a produção em geral.

    3. Autogestão

Educadores que desenvolvem a Macrocompetência de Autogestão tem capacidade de gerenciar compromissos e atividades. Sabem como fazer um planejamento acadêmico de qualidade e deixam claro para os estudantes o que espera deles ao final de cada atividade.
Na Autogestão, o professor pode desenvolver outras cinco Competências Socioemocionais:
  • Foco: alta concentração.
  • Responsabilidade: compromisso com o desenvolvimento e a execução do trabalho.
  • Organização: planejamento.
  • Determinação: ciência que indica que o sucesso vem a partir do esforço.
  • Persistência: superação de obstáculos, como, a procrastinação.

    4. Amabilidade

A Macrocompetência da Amabilidade fala sobre a importância dos valores e dos princípios do corpo docente. Quais as atitudes que o professor têm perante os demais e como ele lida com as atitudes dos outros sobre ele? Além disso, o professor que desenvolve a Amabilidade tende a trabalhar bem em equipe, é proativo, respeitoso e confia nas pessoas.
Um educador com um grau de Amabilidade elevado possui:
  • Empatia: compreensão do outro, colocando-se no lugar das pessoas e se preocupando com os sentimentos e as necessidades de cada um.
  • Respeito: trata os demais da mesma forma que quer ser tratado.
  • Confiança: tendo expectativas positivas, ele acredita que, na maioria das vezes, as intenções do outro são boas.
  • Engajamento com os outros
O Engajamento com os outros é voltado à interação social. Um educador com essa macrocompetência sabe como conversar e manter a motivação em sala de aula, utiliza a sua liderança para incentivar e possui a confiança dos estudantes.
E ainda professores engajados têm:
  • Iniciativa social: sabem como se relacionar com as pessoas e passam credibilidade.
  • Assertividade: são objetivos para expressar sentimentos e ideias.
  • Entusiasmo: envolvem-se positivamente com as outras pessoas.

Como trabalhar as Competências Socioemocionais nos educadores?

Como vimos anteriormente, para que os professores desenvolvam Competências Socioemocionais em estudantes, o processo deve começar por ele. Sendo assim, trouxemos algumas dicas de exercícios diários para o educador.
  • Tenha um diário
Escreva os fatores que o deixam nervoso e quais reações eles causam. Em seguida, anote quais ações você pode fazer para mudá-las e o que está fora do seu controle.
  • Faça algo novo
Escolha um artista, um livro, um filme, ou qualquer outro assunto que lhe interesse que seja novidade no mercado; o objetivo é que você tenha novas referências.
  • Tenha uma meta
Desenvolva um projeto e identifique qual o passo a passo para realizá-lo. Estipule prazos para a entrega. Lembre-se: a meta deve ser tangível.
  • Saiba ouvir
Relembre de alguma conversa e anote quais os sentimentos que sentiu sobre si e sobre o outro.
  • Aplique feedbacks
Como você aplica feedbacks aos seus estudantes? Como eles reagem? O que você pode fazer de melhor para o próximo? Anote tudo e reflita.
As Competências Socioemocionais são importantes para estudantes, professores e para toda a sociedade. Fortalecer tais habilidades é construir uma geração que saiba como equilibrar o desenvolvimento cognitivo com o emocional.
Além disso, são portas de entrada para reflexões assertivas de um problema. Como afirma a professora de Soft Skills da FGV Clarisse Andrade: “As competências socioemocionais são uma proposta para a reflexão”. Ou seja, desenvolver Competências Socioemocionais é desenvolver soluções eficazes e duradouras.
Diariamente, o CER compartilha material inspirador sobre Competências Socioemocionais e Educação Empreendedora com o propósito de auxiliar gestores educacionais, professores e estudantes. São PDFs, e-books, vídeos, dicas de especialistas e casos reais para você levar à sua escola.
Neste artigo, por exemplo, revelamos que os alunos das escolas brasileiras têm mais chances de praticar bullying com os colegas e como as Competências Socioemocionais contribuem para minimizar o problema. Confira!
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