Comunidade escolar e educação empreendedora

Blog Comunidade escolar e educação empreendedora

Compartilhe este conteúdo
Comunidade escolar: essencial no fomento à Educação Empreendedora
A Educação Empreendedora prepara os estudantes para os desafios do mundo, desenvolvendo habilidades socioemocionais, curiosidade, criatividade, trabalho em grupo e uma enorme capacidade de solucionar problemas. E, se falamos de um Projeto Pedagógico de Educação Empreendedora que considera a realidade e o contexto locais, não é possível ignorar a importância de toda a comunidade escolar.
O envolvimento de alunos, professores, familiares, gestores e funcionários aumenta o engajamento e garante maior assertividade do projeto, que estará alinhado à realidade do local e dos envolvidos. Afinal, uma escola não é apenas um edifício, isto é, é um ambiente de construção capaz de criar as bases para a transformação do mundo.

O papel de cada um

Existem diversos objetivos em um projeto de Educação Empreendedora, e cada parte da comunidade escolar tem seu papel.
Enquanto professores e funcionários das escolas precisam atuar em conjunto para construir planos de aula alinhados aos objetivos de aprendizagem e à realidade da instituição, os estudantes devem também construir ativamente os planos de ensino e, claro, desenvolver suas competências, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Familiares e comunidade do entorno, por sua vez, apoiam as propostas de aprendizagem e participam das atividades, enquanto incentivam os projetos realizados.
Como líder da comunidade escolar, o gestor tem papel fundamental. E é ele que deve criar um espaço de reflexão e diálogo sobre a Educação Empreendedora. A definição de projetos, a criação de base de conhecimentos e o fomento à formação dos docentes são algumas de suas responsabilidades. Cabe ao gestor investir no projeto, incentivá-lo e defendê-lo, buscando maneiras de torná-lo cada vez melhor.

Projetos reais que podem transformar vidas

Existem diferentes ações e maneiras de envolver a comunidade escolar, de um evento aberto que considera as demandas do local e faz construções conjuntas a um plano idealizado a muitas mãos.
O projeto “tribos, nas trilhas da cidadania”, por exemplo, capacita estudantes e professores para que possam transformar a realidade da região em que vivem. A ação, desenvolvida pela ONG Parceiros Voluntários e certificada pela UNESCO, tem, dentre seus patrocinadores, o Sebrae RS.
A ideia é envolver alunos, educadores, voluntários facilitadores e a própria instituição com a finalidade de que problemas da comunidade sejam abordados e resolvidos, enquanto desenvolvem habilidades empreendedoras nos estudantes. Com o aumento da consciência social e o envolvimento de todos, os alunos passam a ser lideranças estudantis capazes de transformar o local em que vivem.
“Entendemos e somos estimulados por quanto podemos modificar a vida das pessoas e da comunidade, melhorando a sua qualidade de vida, ao criar possibilidade de um estudo mais qualificado e melhores condições gerais. Foi isso que nos motivou a incentivar um programa como esse”, destaca Márcia Ferran, analista de Políticas Públicas e gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS.
Outra ação desenvolvida pelo Sebrae RS envolve a comunidade escolar de uma maneira diferente. A Blitz Dinolândia, realizada em outubro e novembro, em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre, leva às instituições elementos lúdicos e didáticos para ensinar às crianças do ensino fundamental competências empreendedoras de maneira divertida. Além disso, professores recebem e podem utilizar os chamados dinocards, propostas de planos de aula com base nas diretrizes da BNCC com sugestões de atividades fundamentadas em metodologias ativas.
A Blitz Dinolândia e os dinocards são baseados no jogo virtual de mesmo nome, disponível para celulares, que ensina as habilidades empreendedoras para crianças por meio da criação e da gestão de um parque dos dinossauros. Os familiares, além de poderem jogar com os filhos, têm a possibilidade de acompanhar seu desenvolvimento.

Passo a passo para envolver a comunidade escolar

De acordo com projeto institucional disponível no portal Nova Escola, para envolvimento da comunidade escolar no tema da Educação Empreendedora no Ensino Fundamental, existem algumas etapas que os gestores podem realizar, do início ao fim do ano letivo, para alcançar o objetivo.

Preparação

Após leitura de materiais sobre o conceito de Educação Empreendedora e motivos para implantação em sua escola, discuta com os demais gestores os benefícios do projeto e organize uma reunião com a comunidade escolar a fim de apresentar a ideia.

Mobilização

Hora de se reunir com a comunidade escolar, acolhê-los e apresentar o projeto. É importante destacar que se trata de uma ação da instituição da qual todos da escola participarão, com você, gestor, liderando tudo. A ideia aqui é mostrar como a Educação Empreendedora é benéfica aos alunos.

Plano de Ação

Crie oportunidades de engajamento e participação considerando todos da comunidade escolar. Pode ser uma roda de conversa com os estudantes para tirar dúvidas ou até um projeto colaborativo que envolva os familiares, os professores e os alunos.

Acompanhamento

Analisar, refletir e identificar os desafios do projeto deve ser algo contínuo, feito pelos gestores de forma estruturada. Aproveite para oferecer apoio pedagógico a professores e a funcionários e compartilhar com todos experiências inspiradoras.

Culminância

No final do ano, organize uma “Semana do Empreendedorismo”, com o intuito de promover o debate, apresentar e expor as atividades desenvolvidas. Essa é a oportunidade de realizar a integração entre todos da comunidade escolar.

Avaliação

A equipe gestora deve fazer uma avaliação final do projeto para balanço daquilo que foi conquistado e o que pode melhorar. Considerar a avaliação de todas as partes envolvidas é importante para que, no próximo ano, o projeto seja otimizado.
Que tal começar ou melhorar o Projeto Pedagógico de Educação Empreendedora na sua escola? O CER Sebrae quer ajudar você a envolver a comunidade escolar nesse propósito, trazendo múltiplos benefícios a todos. Continue acompanhando nossos conteúdos pelo site e entre em contato. Você também pode conferir mais sobre a atuação do Sebrae na Educação Empreendedora aqui.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades