Comunidade escolar: essencial no fomento à Educação Empreendedora
A Educação Empreendedora prepara os estudantes para os desafios do mundo, desenvolvendo habilidades socioemocionais, curiosidade, criatividade, trabalho em grupo e uma enorme capacidade de solucionar problemas. E, se falamos de um Projeto Pedagógico de Educação Empreendedora que considera a realidade e o contexto locais, não é possível ignorar a importância de toda a comunidade escolar.
O envolvimento de alunos, professores, familiares, gestores e funcionários aumenta o engajamento e garante maior assertividade do projeto, que estará alinhado à realidade do local e dos envolvidos. Afinal, uma escola não é apenas um edifício, isto é, é um ambiente de construção capaz de criar as bases para a transformação do mundo.
O papel de cada um
Existem diversos objetivos em um projeto de Educação Empreendedora, e cada parte da comunidade escolar tem seu papel.
Enquanto professores e funcionários das escolas precisam atuar em conjunto para construir planos de aula alinhados aos objetivos de aprendizagem e à realidade da instituição, os estudantes devem também construir ativamente os planos de ensino e, claro, desenvolver suas competências, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Familiares e comunidade do entorno, por sua vez, apoiam as propostas de aprendizagem e participam das atividades, enquanto incentivam os projetos realizados.
Como líder da comunidade escolar, o gestor tem papel fundamental. E é ele que deve criar um espaço de reflexão e diálogo sobre a Educação Empreendedora. A definição de projetos, a criação de base de conhecimentos e o fomento à formação dos docentes são algumas de suas responsabilidades. Cabe ao gestor investir no projeto, incentivá-lo e defendê-lo, buscando maneiras de torná-lo cada vez melhor.
Projetos reais que podem transformar vidas
Existem diferentes ações e maneiras de envolver a comunidade escolar, de um evento aberto que considera as demandas do local e faz construções conjuntas a um plano idealizado a muitas mãos.
O projeto “tribos, nas trilhas da cidadania”, por exemplo, capacita estudantes e professores para que possam transformar a realidade da região em que vivem. A ação, desenvolvida pela ONG Parceiros Voluntários e certificada pela UNESCO, tem, dentre seus patrocinadores, o Sebrae RS.
A ideia é envolver alunos, educadores, voluntários facilitadores e a própria instituição com a finalidade de que problemas da comunidade sejam abordados e resolvidos, enquanto desenvolvem habilidades empreendedoras nos estudantes. Com o aumento da consciência social e o envolvimento de todos, os alunos passam a ser lideranças estudantis capazes de transformar o local em que vivem.
“Entendemos e somos estimulados por quanto podemos modificar a vida das pessoas e da comunidade, melhorando a sua qualidade de vida, ao criar possibilidade de um estudo mais qualificado e melhores condições gerais. Foi isso que nos motivou a incentivar um programa como esse”, destaca Márcia Ferran, analista de Políticas Públicas e gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS.
Outra ação desenvolvida pelo Sebrae RS envolve a comunidade escolar de uma maneira diferente. A Blitz Dinolândia, realizada em outubro e novembro, em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre, leva às instituições elementos lúdicos e didáticos para ensinar às crianças do ensino fundamental competências empreendedoras de maneira divertida. Além disso, professores recebem e podem utilizar os chamados “dinocards“, propostas de planos de aula com base nas diretrizes da BNCC com sugestões de atividades fundamentadas em metodologias ativas.
A Blitz Dinolândia e os dinocards são baseados no jogo virtual de mesmo nome, disponível para celulares, que ensina as habilidades empreendedoras para crianças por meio da criação e da gestão de um parque dos dinossauros. Os familiares, além de poderem jogar com os filhos, têm a possibilidade de acompanhar seu desenvolvimento.
Passo a passo para envolver a comunidade escolar
Preparação
Após leitura de materiais sobre o conceito de Educação Empreendedora e motivos para implantação em sua escola, discuta com os demais gestores os benefícios do projeto e organize uma reunião com a comunidade escolar a fim de apresentar a ideia.
Mobilização
Hora de se reunir com a comunidade escolar, acolhê-los e apresentar o projeto. É importante destacar que se trata de uma ação da instituição da qual todos da escola participarão, com você, gestor, liderando tudo. A ideia aqui é mostrar como a Educação Empreendedora é benéfica aos alunos.
Plano de Ação
Crie oportunidades de engajamento e participação considerando todos da comunidade escolar. Pode ser uma roda de conversa com os estudantes para tirar dúvidas ou até um projeto colaborativo que envolva os familiares, os professores e os alunos.
Acompanhamento
Analisar, refletir e identificar os desafios do projeto deve ser algo contínuo, feito pelos gestores de forma estruturada. Aproveite para oferecer apoio pedagógico a professores e a funcionários e compartilhar com todos experiências inspiradoras.
Culminância
No final do ano, organize uma “Semana do Empreendedorismo”, com o intuito de promover o debate, apresentar e expor as atividades desenvolvidas. Essa é a oportunidade de realizar a integração entre todos da comunidade escolar.
Avaliação
A equipe gestora deve fazer uma avaliação final do projeto para balanço daquilo que foi conquistado e o que pode melhorar. Considerar a avaliação de todas as partes envolvidas é importante para que, no próximo ano, o projeto seja otimizado.
Que tal começar ou melhorar o Projeto Pedagógico de Educação Empreendedora na sua escola? O CER Sebrae quer ajudar você a envolver a comunidade escolar nesse propósito, trazendo múltiplos benefícios a todos. Continue acompanhando nossos conteúdos pelo site e entre em contato. Você também pode conferir mais sobre a atuação do Sebrae na Educação Empreendedora aqui.