Os conceitos estruturantes da Educação Empreendedora, com Fabiana Pinho

Blog Os conceitos estruturantes da Educação Empreendedora, com Fabiana Pinho

20/09/2023
Compartilhe este conteúdo

Em linhas gerais, a Educação Empreendedora abrange um conjunto de competências técnicas e comportamentais que formam jovens prontos a fim de gerar valor para si e para o mundo. 

Com o intuito de conhecer melhor seus conceitos estruturantes, desafios, benefícios e relação com a BNCC, conversamos com Fabiana Pinho, gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas. O bate-papo foi pra lá de interessante. Confira! 

Como acredita que os conceitos estruturantes da Educação Empreendedora (inovação e criatividade, adaptação, responsabilidade social, experimentação, autonomia, etc.) contribuem para a formação de jovens preparados para a vida? 

A Educação Empreendedora estimula a utilização de conteúdos, atividades e métodos que, além de promoverem a experiência e a conexão dos saberes com a prática, desenvolvem o comportamento empreendedor, fundamental na formação de pessoas preparadas para o mundo do trabalho, para o seu projeto de vida e para a geração de valor em relação à sociedade.

Como esses conceitos estruturantes se relacionam com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? 

A Educação Empreendedora se relaciona com a proposta da BNCC tanto nas competências (liderança, autonomia, criatividade, pensamento crítico) como também no sentido de fazer com que o conhecimento esteja conectado à experimentação e à aplicação. O conhecimento precisa ter e fazer sentido na formação de pessoas mais conscientes do seu projeto de vida e do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e diversa.

Como acredita que a possibilidade de experimentação da Educação Empreendedora favorece a aprendizagem? 

Ao promover a experimentação da Educação Empreendedora, torna-se mais clara a identificação e o reconhecimento que, quanto mais o conhecimento estiver aliado à prática e às atividades do dia a dia, mais a aprendizagem será favorecida e consolidada.

Quais os desafios da implementação da Educação Empreendedora? E os benefícios?

Um dos grandes desafios na implementação da Educação Empreendedora é a falta de compreensão sobre a própria temática. Muitos ainda acreditam no seu fundamento visando estimular o desenvolvimento de negócios, sendo que, na verdade, o que se busca é o desenvolvimento de um comportamento empreendedor para uma atitude diferenciada, em especial, para o seu projeto de vida. 

Ao desenvolverem o comportamento empreendedor, os educadores terão a possibilidade de aprimorar os seus conhecimentos sobre metodologias inovadoras, educação por projetos e outros temas que apoiarão na condução de aulas mais atrativas e engajadoras para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, comportamentos importantes como liderança, pensamento crítico, comunicação e criatividade são despertados nos estudantes a fim de que eles estejam cada vez mais preparados para o mundo do trabalho.

São muitos os benefícios, desde o aprendizado para a liderança dos próprios projetos, a busca de soluções para problemas pessoais e da sociedade, como também o estímulo a ideias inovadoras.

Pensando em toda a sociedade, como você avalia que a Educação Empreendedora contribui para vivermos em um mundo melhor? 

A Educação Empreendedora desenvolve uma cultura inovadora e protagonista, gerando transformações nas pessoas, nas instituições de ensino e em toda a comunidade. Com uma mentalidade empreendedora, as pessoas passam a entender o seu papel cidadão na sociedade.

Como acredita que a Educação Empreendedora favorece um comportamento protagonista dos jovens?

Ao iniciarem o contato com a Educação Empreendedora, os jovens passam a entender que agir, pensar diferente, buscar soluções inovadoras, tudo isso faz dele uma pessoa diferenciada no mercado de trabalho e no alcance dos seus objetivos e sonhos. Tudo começa a fazer mais sentido para eles, e com impacto positivo.

De que forma a intencionalidade pedagógica do professor pode apoiar a implementação da Educação Empreendedora? 

A Educação Empreendedora estimula os educadores a utilizarem a intencionalidade pedagógica do “aprender fazendo”, conectado aos diversos métodos inovadores e ativos que se propõe na atualidade. É importante que o conhecimento esteja aliado à atitude.

Como a Educação Empreendedora prepara os jovens para viverem no Mundo VUCA?

A Educação Empreendedora desenvolve competências comportamentais de relevo para os jovens viverem no Mundo VUCA. Com o propósito de atender o tempo do presente e do futuro, precisamos de pessoas com boa comunicação, criatividade, pensamento crítico, proativos, resilientes. Que sejam líderes capazes de concretizar a realização dos seus sonhos e de deixar legados de transformação para o mundo.

Quais materiais (podcasts, livros, documentários, filmes) recomenda para quem quer saber mais sobre o tema? 

Gostou desse conteúdo e quer ficar sempre por dentro das entrevistas que fazemos com especialistas da educação? Acompanhe o Portal CER!

https://materiais.cer.sebrae.com.br/lp-ebook-educacao-empreendedora-potencial-transformar-educacao

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades