Confira 7 ferramentas para otimizar suas aulas de Física On-Line

Blog Confira 7 ferramentas para otimizar suas aulas de Física On-Line

Compartilhe este conteúdo
A Física é uma disciplina interessantíssima. Teorias que têm o potencial de aguçar a curiosidade dos alunos e promover o espírito científico na sala de aula. No entanto, por ser uma matéria bastante desafiadora, lecionar aulas de Física On-Line pode apresentar alguns obstáculos ao professor.
Conheça algumas ferramentas que podem otimizar suas aulas de Física On-Line. As dicas a seguir podem complementar os conteúdos estudados durante o período letivo. Tudo para oferecer curiosidades e novas maneiras de aprimorar suas técnicas de ensino e engajar os alunos.

Ferramentas para turbinar suas aulas de Física On-Line

Canais no YouTube, aplicativos, livros, jogos e sites são maneiras de trazer conteúdos diversificados a suas aulas de Física via internet. Com eles, é possível evitar a monotonia da aula discursiva. O período letivo fica mais curioso, dinâmico e divertido, o que contribui com a qualidade e o potencial de aprendizagem dos alunos.
Existem diversas ferramentas que certamente otimizam suas aulas de Física On-Line. Separamos sete delas neste artigo, confira.

1. Uma breve história no tempo

Escrito pelo famoso físico Stephen Hawking, Uma breve história do tempo é um livro importantíssimo para a área da Física. Durante a leitura, são abordados diversos conceitos importantes da Física, de forma didática e de fácil compreensão. O livro pode ser um ponto de partida para iniciar discussões, instigar a curiosidade dos alunos e promover engajamento durante suas aulas de Física On-Line.

2. Só Física

Desenvolvida pela Virtuous, rede dedicada ao desenvolvimento de sites para a disponibilização gratuita de conteúdos educacionais, o Só Física é um portal interessantíssimo para turbinar suas aulas de Física On-Line. Por meio dele, é possível ter acesso a exercícios de Física, a material de apoio, a dicionário de jargões da Física e a uma área bastante interessante que contém curiosidades e vídeos, tornando-se um excelente aliado do professor na promoção do engajamento e do interesse dos alunos durante o período letivo.

3. Física Interativa

Organizada de forma didática e para facilitar o acesso, o Física Interativa é um aplicativo para quem deseja estudar a disciplina através do celular. Com fórmulas, exercícios resolvidos, resumos e curiosidades, o app permite o contato a um vasto conteúdo da Física sem a necessidade de o aluno estar conectado à internet.

4. E-Física

O E-Física é um portal informativo criado pela Universidade de São Paulo (USP). Seu objetivo é otimizar o acesso à informação e ao conhecimento na área da Física. No site, é possível acessar material com conteúdos de diversos níveis de conhecimento na área da Física, desde o ensino médio até o ensino universitário.
Além disso, o site disponibiliza livros didáticos de forma gratuita, assim como cursos e outros recursos que visam facilitar o estudo da Física no meio digital, tornando-se um excelente recurso para as suas aulas de Física On-Line.

5. Física Básica

O Física Básica é um aplicativo dedicado majoritariamente a estudantes do ensino médio. Lançando mão de um material completo e extenso, cheio de resumos, acesso rápido a fórmulas e exercícios de Física, o principal objetivo do aplicativo é preparar o estudante para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O aplicativo também conta com animações e soluções interativas, o que amplia o potencial didático, assim como deixa o processo de aprendizagem dos alunos mais dinâmico.

6. Física Total

Criado pelo professor Yvis, o canal do YouTube Física Total conta atualmente com mais de 450 mil inscritos, sendo um dos mais populares da área de Educação. Com a meta de oferecer estudo gratuito, o canal apresenta diversos tipos de material e aulas didáticas de Física, focando no ensino da disciplina voltado a alunos dos ensinos médio e fundamental, assim como vídeos preparatórios para o ENEM.

7. Física e Afins

Criado pela acadêmica Gabriela Bailas, o canal Física e Afins busca trazer em uma linguagem simplificada formas de desmistificar e explicar conceitos e noções físicas populares, que muitas vezes são equivocadas. PhD em Física Quântica, Gabriela, em seu canal, busca trazer também uma visão da sua vida como acadêmica estudando Física, curiosidades sobre a área, dicas para estudar, além de mostrar como é a construção de uma carreira na área da Física, oferecendo um conteúdo diverso e interessante para complementar aulas de Física On-Line.

Como otimizar suas aulas de Física On-Line

Além de adicionar conteúdos complementares, lembre-se de que é importante não só encontrar formas de ampliar o engajamento dos alunos através do material estudado, mas também adaptar suas aulas ao meio digital. Procure diminuir um pouco o tempo de aula, buscando oferecer um conteúdo mais direto e objetivo. Ademais, certifique-se de que qualquer material de apoio seja legível em telas pequenas, possibilitando que os alunos possam estudar através de dispositivos móveis. Acompanhar o desenvolvimento dos alunos pode ser bastante desafiador no Ensino a Distância (EAD). Por isso, peça feedbacks constantes e procure discutir com os próprios estudantes um jeito de otimizar as aulas, a fim de deixá-las mais acessíveis e empolgantes.
E, então, o que achou das nossas dicas e ferramentas para aprimorar suas aulas de Física On-Line? Confira as competências necessárias para professores na Educação a Distância e continue aprendendo sobre o tema.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades