Conheça a metodologia da aprendizagem colaborativa e como aplicá-la em suas aulas

Blog Conheça a metodologia da aprendizagem colaborativa e como aplicá-la em suas aulas

Compartilhe este conteúdo
Com a evolução da tecnologia, a transformação do mercado de trabalho e a exigência de mudanças no modelo educacional, surgem novas metodologias de ensino. O objetivo é de buscar romper barreiras e superar obstáculos no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.
A Aprendizagem Colaborativa é uma metodologia que tem como meta lidar com essas mudanças. Isso implica em promover a integração e a participação ativa dos estudantes durante as aulas.
No artigo a seguir, vamos entender melhor como a Aprendizagem Colaborativa se dá. Quais os benefícios que esse método oferece à educação dos alunos e como é possível colocá-la em prática.

O que é a Aprendizagem Colaborativa

A Aprendizagem Colaborativa nada mais é que um modelo educacional que visa à busca por conhecimento por meio da colaboração e da integração dos alunos com a disciplina. Sua principal meta é engajar os estudantes, promovendo a troca de experiências e procurando romper com os modelos tradicionais, nos quais não só o professor tem o papel de transmitir conhecimento, como também todos os participantes.
Na Aprendizagem Colaborativa, o foco é que o grupo cresça em conjunto, fazendo com que cada participante possa tanto aprender quanto passar conhecimento. Por causa disso, tal metodologia tem o poder de expandir as barreiras escolares, podendo ser utilizada em treinamentos, cursos, workshops, dentre outros.

Quais os benefícios da Aprendizagem Colaborativa

Além de ampliar o engajamento e facilitar a troca de conhecimento, a Aprendizagem Colaborativa traz diversos benefícios. Em primeiro lugar, ela é excelente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovendo trabalho em equipe, empatia e senso crítico, possibilitando que os alunos possam descobrir como lidar com pontos de vista distintos, com respeito e compreensão.
Outro ponto que podemos salientar é que a Aprendizagem Colaborativa fortalece as habilidades de comunicação dos alunos, assim como amplia a construção de relacionamentos interpessoais, sendo importantíssima para o desenvolvimento dos alunos como indivíduos colaborativos e sociáveis.

Como implementar a Aprendizagem Colaborativa na prática

Buscando implementar a Aprendizagem Colaborativa, é preciso ter em mente alguns conceitos fundamentais para que essa metodologia possa ser de fato aproveitada corretamente. A seguir, vamos abordar com cautela cada um dos pilares que sustentam o conceito do aprendizado através da colaboração.

O professor como orientador

Na Aprendizagem Colaborativa, o professor deixa de ser o detentor de conhecimento e passa a atuar como um guia, um líder para o grupo. Por isso, ao aplicar essa metodologia, é importante que ele assuma o papel de orientar a conversa e facilitar o processo de troca de conhecimento, com o intuito de que ela aconteça de forma saudável e igualitária.

Proatividade e aplicabilidade

Com vistas a fazer com que a Aprendizagem Colaborativa funcione, é preciso que os estudantes passem a participar de forma mais ativa e prática. É necessário reconstruir a visão na qual o papel do aluno é sentar e esperar o conhecimento e incentivar que ele se inteire da conversa, traga ideias, questões e informações, de maneira proativa e indagadora.
Além disso, a Aprendizagem Colaborativa exige aplicabilidade. Ou seja, é determinante que o conhecimento ultrapasse o teórico e seja experimentado em situações reais, do dia a dia. Assim, não só é possível ampliar as discussões, facilitando que o grupo possa trazer pontos de vista individuais, como também aumenta o potencial de absorção e fixação do conhecimento.

O aprendizado em grupo

Vale frisar que, a fim de que a Aprendizagem Colaborativa seja aplicada de forma eficaz, é preciso que o foco esteja sempre no grupo, e não no individual. O aprendizado e a participação devem ocorrer de maneira coletiva, incentivando que as pessoas busquem novos conhecimentos, tragam questionamentos e compartilhem com o resto da sala.

Avaliação

Como a Aprendizagem Colaborativa muda o procedimento didático, há a necessidade de que o sistema avaliativo também passe por transformações. Nessa metodologia, é recomendado que o professor considere o aprendizado individual com base na participação do aluno, e não apenas no conhecimento que ele adquire. Ele propõe discussões? É proativo? Conseguiu trazer informações relevantes? Envolveu-se no processo de aprendizagem de outros colegas?
Além disso, como o professor assume o papel de orientador, há maior proximidade dele com os alunos. Isso faz com que a necessidade de intervenções seja identificada de forma rápida e executada de maneira precisa.

A tecnologia como parte da aplicação da Aprendizagem Colaborativa

A transformação digital proporciona uma poderosa ferramenta para a aplicação da Aprendizagem Colaborativa, principalmente durante a pandemia em que vivemos, momento em que a sala de aula passa a se tornar on-line. Chats, blogs, vídeos são todos recursos importantes para que seja possível desenvolver um aprendizado coletivo.
Essas ferramentas permitem que os alunos possam construir conteúdos em conjunto e, a partir daí, compartilhá-los de forma prática e fácil. Outro diferencial é que, como grande parte das plataformas que abrigam esse tipo de conteúdo é interativa, é possível ampliar o engajamento via comentários e reações, iniciando um diálogo e proporcionando a colaboração durante o período letivo.
O que achou da metodologia de Aprendizagem Colaborativa? Conheça também o Peer Learning: Aprendizagem em Pares e continue aprendendo mais desse assunto.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades