Conheça o portal de educação do IBGE

Blog Conheça o portal de educação do IBGE

03/09/2018
Compartilhe este conteúdo

Imagine o maior instituto de estatística do país trabalhando a favor da educação! Isso já é realidade: o IBGEduca, portal do IBGE, reúne dados e informações valiosas para os professores sobre as crianças e os jovens brasileiros e oferece ferramentas de pesquisa para os estudantes. O site também incentiva a interação entre os usuários, favorecendo a troca cultural e o aprendizado.

Site para professores

Na área dedicada aos educadores, é possível encontrar sugestões de atividades e recursos. Assim, é possível utilizar os dados do IBGE como conteúdo de aulas e atividades escolares. As propostas são baseadas nas diretrizes do Ministério da Educação.

Outro destaque é o Blog do Professor, espaço para compartilhamento de experiências e práticas pedagógicas. A iniciativa contribui ainda para disseminar o conhecimento sobre dados populacionais e aspectos socioeconômicos. Dessa forma, os professores têm um panorama completo da sociedade brasileira na atualidade.  

Site infantil

Visando transformar os dados do IBGE em informações lúdicas e de fácil entendimento, a área do IBGEduca destinada às crianças traz recursos como vídeos, gráficos, infográficos, animações, jogos e brincadeiras. A interação entre os pequenos fica por conta de uma ferramenta que permite que crianças de todo o Brasil enviem desenhos sobre as regiões em que vivem.

Site para os jovens

Com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o site para jovens dentro do portal traz matérias sobre atualidades e conteúdo especial para a etapa preparatória das provas.

Pense em formas criativas de utilizar o IBGEduca com seus alunos!

Precisa de mais ferramentas? Conheça a pesquisa escola em (re)construção.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades