Conheça o projeto integrador da UNIVAG, vencedor do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Blog Conheça o projeto integrador da UNIVAG, vencedor do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

06/12/2021
Compartilhe este conteúdo
A Educação Empreendedora está sendo implantada em muitas escolas brasileiras, trazendo reflexos positivos na formação dos jovens. O desenvolvimento completo faz com que os estudantes estejam preparados para encarar os desafios do novo mercado de trabalho, que está exigindo muito além do conhecimento técnico.
Para exemplificar a grandiosidade e a capacidade transformadora que o ensino empreendedor pode trazer, vamos conhecer o projeto vencedor do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.
Ele foi desenvolvido pelos estudantes de Arquitetura da UNIVAG, idealizado pelo professor Cézar Clemente Santos. O trabalho envolveu a reforma de quatro salas de aula no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Manoel Antônio, localizado no bairro Cohab Primavera, em Várzea Grande.

Como o projeto foi desenvolvido?

O projeto integrador é muito interessante, e o seu desenvolvimento se deu com a ação dos estudantes do quinto e sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A ideia do professor Cézar foi unir todo o conhecimento que ele já tinha na área de Construção e fazer com que os estudantes de Arquitetura começassem a ter uma visão empreendedora e social, além de aprimorar as suas habilidades e o conhecimento técnico.
Um ponto positivo e responsável por engajar ainda mais os jovens foi o fato dos projetos irem se transformando aos poucos. Todos os sábados, a equipe de estudantes mudava algo no ambiente. Então, por exemplo, no primeiro sábado eles lixavam a parede, e no outro, ela era pintada.
Nesse intervalo de tempo entre as atividades, os estudantes das escolas carentes que estavam sendo transformadas acompanhavam as mudanças.
“O desafio é cada vez mais transformar esses ambientes em um melhor que o outro; então cada escola que a gente desenvolve o projeto, em cada semestre, ela sempre fica melhor que a escola anterior”, complementa o professor Cézar.
O interessante é que esse ambiente competitivo fez com que os estudantes ficassem ainda mais engajados no projeto. Isso também colaborou com o desenvolvimento de habilidades de liderança, empatia e busca pela realização de objetivos.

Treinamento em educação empreendedora

Todos os docentes tiveram um treinamento sobre educação empreendedora, o que foi fundamental para o desenvolvimento dessa visão empreendedora.
“Desse modo, pode-se dizer que o SEBRAE ajudou mesmo na transformação desse projeto, porque o projeto piloto aconteceu há seis anos e ele foi ganhando corpo. Após o curso que o SEBRAE deu para todos os professores da instituição, a nossa visão como docente mudou da água para o vinho”, diz o professor César.
Ficou evidente que levar o empreendedorismo para as instituições é um caminho transformador. O professor Cézar conseguiu adquirir um novo olhar para o aprendizado, unindo uma ação social ao desenvolvimento integral dos universitários e, consequentemente, criando um dos projetos mais inovadores e empáticos do prêmio CER.

Quais foram os Impactos na vida dos estudantes?

Por se tratar de um projeto social e que envolve instituições de ensino, pode-se dizer que os impactos foram positivos tanto para os estudantes universitários quanto para os da escola transformada.
Os jovens universitários tiveram a oportunidade de manter contato com diversas realidades, conhecendo as dores e as dificuldades que muitas crianças e adolescentes enfrentam em razão da falta de estrutura nas escolas.
Diante disso, eles conseguiram desenvolver bastante o senso de coletividade, o planejamento de ações e a empatia. Além disso, também foi possível que eles tivessem contato real com o dia a dia da futura profissão, deixando-os mais humanos a fim de encarar o mercado de trabalho.

Conheça mais histórias e cases de sucesso

O projeto integrador apresentado mostra, claramente, como o a educação empreendedora transforma a vida dos jovens e os prepara para os desafios da vida adulta.
Esse projeto foi um entre vários outros que conseguiram resultados positivos com base na utilização de novas metodologias e desenvolvimento de projetos. Para ter como fonte de inspiração, o Sebrae disponibiliza um portal com as principais histórias de empreendedorismo na educação, o CER Histórias.
Vale a pena entender e conhecer como as escolas estão se adaptando aos novos métodos e também como o empreendedorismo está sendo fundamental para a formação integral dos jovens.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades