Crie o Impossível: inovação e empreendedorismo para jovens do ensino médio da rede pública

Blog Crie o Impossível: inovação e empreendedorismo para jovens do ensino médio da rede pública

24/07/2020
Compartilhe este conteúdo

Evento criado por e para alunos de ensino médio da rede pública que discute a educação do país e temas como Inovação, Empreendedorismo e Protagonismo. Assim é o Crie o Impossível.  Um evento que já impactou mais de 15 mil jovens e em 2020 vai alcançar o Brasil inteiro com a novidade do formato on-line. 

O evento é gratuito e será realizado no dia 30 de julho, com a intenção de ser a aula mais inspiradora da vida dos participantes. Neste post contamos todos os detalhes da ação, um pouco da programação e a história por trás da criação do evento. 

Soluções para a educação em 2020

Focado em jovens de 14 a 18 anos da rede pública brasileira, o Crie o Impossível objetiva despertar sonhos e abrir perspectivas dos estudantes. Ele conta com um time de pessoas inspiradoras, que compartilham suas histórias de vida . Além disso mostram aos participantes que a autoconfiança é a primeiro passo para vencerem os obstáculos e se tornarem protagonistas da própria vida. 

Na edição deste ano, os estudantes serão convidados a pensar em soluções para a educação de milhares de jovens que, da mesma forma que eles, estão sem aula durante a pandemia do novo coronavírus. E para isso, terão a ajuda de um time de peso: nomes como o rapper Emicida, os ex- BBBs Thelma Assim e Babu Santana, o ator Lázaro Ramos, a filósofa Djamila Ribeiro, o produtor Kondzilla entre outros convidados que formam um time incrível de artistas e empreendedores. 

A pandemia é exatamente  um dos maiores desafios para a educação, no Brasil, no momento. Segundo pesquisa do Conselho Nacional da Juventude, 3 em cada 10 jovens pretendem largar a escola após a pandemia, o que pode reverter o quadro de melhoria no índice de evasão e abandono escolar no país que vinha sendo registrado nos últimos anos.

“Os estudantes estão desanimados por causa dos impactos da Covid-19 na educação pública. Esses alunos precisam, mais do que nunca, de motivação”, comenta Guilhermina Abreu, fundadora do Embaixadores da Educação, ONG que realiza o evento. Guilhermina, também ex-aluna da rede pública de ensino, afirma que, além do impacto inspiracional, o Crie o Impossível é uma chamada para a ação. “Sabemos que uma parcela relevante dos alunos de escolas públicas nem sequer tem acesso à internet para assistir ao evento. Por isso, convocaremos os participantes a criar soluções para os desafios da educação pública. Após o evento, serão realizadas mentorias, acompanhamento e aceleração desses projetos transformadores”, destaca.

Os projetos sugeridos pelos estudantes que forem selecionados vão concorrer a bolsas de estudo integrais para faculdades, cursos e outras oportunidades educacionais. Os interessados devem se inscrever gratuitamente para o Desafio Empower 2020 no site www.crieoimpossivel.com.br .

Protagonismo que gera transformação

A criação do próprio evento é um exemplo de que jovens empoderados conseguem gerar uma grande transformação na Educação. O Crie o Impossível foi idealizado por jovens que conhecem de perto a realidade da educação pública no Brasil.  Decidiram criar a ONG Embaixadores da Educação com o propósito de mudar a realidade das escolas públicas, estimulando o protagonismo entre os alunos a fim de que sejam agentes de mudança.

Guilhermina Abreu, Pollyane Costa e Guilherme Menezes, fundadores da ONG, são ex-alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, projeto que dá acesso à formação técnica em Administração com ênfase em Gestão de Negócios, totalmente gratuita, com duração de um ano para alunos da rede pública. “Tínhamos um sentimento de insatisfação com a escola pública e queríamos retribuir para a sociedade toda a oportunidade que tivemos na Escola do Sebrae”, lembra Guilhermina.

Por meio de uma metodologia própria, que inclui brincadeiras, dinâmicas e histórias inspiradoras, o projeto leva a Educação Empreendedora para dentro das escolas públicas, fazendo o jovem refletir sobre o seu papel. “O aluno identifica os principais desafios e problemas na escola e propõe soluções para resolvê-los. No fim, ele percebe ser o grande responsável pelas mudanças ao seu redor e que é capaz de transformar sua realidade”, explica.

Segundo Gustavo Cezário, gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, o evento representa um marco na atuação para disseminar a educação empreendedora para estudantes de todo o país. “O empreendedorismo tem um papel fundamental para que os jovens possam construir seus projetos de vida, em linha com o que prevê o Novo Ensino Médio e a BNCC”.

O Crie o Impossível é só uma das iniciativas de impacto dos Embaixadores da Educação e, em suas duas edições anteriores, foi realizado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. 

Programação Crie o Impossível

Para a edição de 2020 do Crie o Impossível, convidados de peso já estão confirmados. Confira a seguir a programação completa do evento. 

Imperdível, não é? Por isso, fique de olho: 

 

Crie o Impossível

Data: 30/7, quinta-feira

Horário: 16h

Local: YouTube

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeAhAgEUorwAcUv7RQi3XPKnSTDVSVQpYYP9EBoap7iSfiSw/viewform

 

Enquanto aguarda a data do evento, aproveite para ler esta entrevista com Guilhermina Abreu, em que ela conta sobre o impacto da Educação Empreendedora em sua trajetória.

 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades