Cursos livres: saiba como usá-los para complementar suas aulas

Blog Cursos livres: saiba como usá-los para complementar suas aulas

20/11/2018
Compartilhe este conteúdo
Manter-se atualizado sobre a sua profissão e aperfeiçoar conhecimentos em outras áreas é cada vez mais importante em um mercado de trabalho competitivo e em constante transformação. Isso vale não só para os professores, mas também para os estudantes.
A boa notícia é que, além dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior, hoje em dia existe uma variedade enorme de Cursos Livres que podem ser feitos em casa e até de graça. Os Cursos Livres são responsáveis por uma verdadeira revolução na Educação nos últimos tempos, visto que são mais acessíveis financeiramente, geralmente mais curtos e on-line. Outra vantagem é que eles cumprem o papel de oferecer formação complementar, bem específica para as necessidades identificadas na carreira ou nos estudos.
Entenda melhor o que são Cursos Livres e como eles podem ajudar a enriquecer suas aulas. Conheça também as principais ferramentas e modalidades de ensino disponíveis.

O QUE SÃO CURSOS LIVRES?

Ao contrário das graduações, das pós e de outras formações oferecidas pelas instituições de ensino, os Cursos Livres não precisam ser regulados pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, as áreas de conhecimento estudadas, a carga horária e os conteúdos são definidos pelas próprias empresas que fazem as ofertas.
Atualmente existem várias opções de Cursos Livres gratuitos que cobram apenas pela emissão do certificado para quem cumpre os requisitos básicos e conclui os estudos. O certificado, porém, é opcional para o estudante. Já algumas escolas garantem certificação gratuita.
Com todas essas facilidades, os Cursos Livres se tornam uma boa opção para professores aperfeiçoarem ainda mais seus conhecimentos e habilidades e, assim, expandir a possibilidade de trabalho nas aulas. Afora isso, eles incentivam os próprios estudantes a ampliar os conhecimentos por meio de outros cursos.

QUAIS AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS PARA ESTUDAR ON-LINE?

Com o crescimento do Ensino a Distância (EAD), cada vez mais surgem plataformas com ofertas de Educação On-Line.
Com o propósito de ajudar você a encontrar a formação que poderá contribuir com o planejamento e o enriquecimento das suas aulas, apresentamos aqui cinco das principais ferramentas disponíveis.

1 Coursera

Um dos diferenciais da Coursera, considerada uma das maiores plataformas de Ensino a Distância, é que ela oferece cursos de diversas áreas, em parceria com universidades como Harvard, Stanford e Cambridge.
Além disso, há várias opções gratuitas; dentre as pagas, é possível encontrar preços acessíveis. O que costuma pesar mais no bolso são os certificados, já que eles são emitidos pelas principais instituições de ensino superior do mundo.

2 Udemy

Apesar de não ter cursos gratuitos, a Udemy é uma das plataformas de cursos on-line mais populares atualmente. Além de uma grande diversidade de formação, ela acrescenta mensalmente centenas de novos conteúdos à sua base.
Hoje a Udemy possui, dentre outros, cursos nas áreas de:
Desenvolvimento
Produtividade
Negócios
TI e Software
Desenvolvimento de Pessoal
Design
Marketing
Fotografia
Projeto Educacional
Ferramentas de Ensino
Matemática e Ciência
Ciências Sociais
Ciências Humanas;
Idiomas
Os cursos são acessíveis e oferecidos em português ou com legenda; neste caso, quando estão disponíveis apenas em língua estrangeira.

3 Hubspot Academy

Desde 2012 no mercado, a Hubspot Academy é referência quando o assunto é treinamento em Vendas e Marketing.
O foco da plataforma é preparar as pessoas para divulgar, vender e fazer o negócio prosperar, usando a metodologia inbound. Os cursos são traduzidos em quatro idiomas, e a Hubspot disponibiliza algumas certificações gratuitas.

4 Udacity

Um dos destaques da Udacity é que os cursos são ministrados por professores de grandes empresas do mundo, como Google, AT&T, Facebook, Salesforce, Cloudera, dentre outras.
Por outro lado, a plataforma é voltada para a capacitação de profissionais nas áreas de Análise de Dados e Tecnologia, com cursos para desenvolvedores web e mobile. Outro diferencial é que, além das aulas on-line, os estudantes desenvolvem projetos práticos.

5 Veduca

Com um perfil mais acadêmico e universitário, o Veduca tem um leque de mais de 300 cursos em duas modalidades de ensino. Vejamos:
– Assistir grátis: que permite ao estudante ver gratuitamente todas as aulas do curso, fazer exercícios e ter acesso ao material didático. Este formato só não inclui a avaliação final e o certificado.
Curso on-line: com investimento para os cursos de Comunicação e demais áreas, este tipo garante a possibilidade de fazer uma prova para obter a certificação.
Os cursos oferecidos se dividem em diversas áreas do conhecimento, como Comunicação, Planejamento Estratégico, Comportamento Organizacional, Libras, Gestão de Projetos, Administração, Finanças, dentre outros.

COMO FUNCIONA O MOOC, PRINCIPAL MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA?

MOOC é uma sigla que vem do inglês “Massive Open Online Courses”, que em português significa “Cursos On-Line Abertos e de Massa”. Essa modalidade surgiu como forma de democratizar a Educação, por meio de quatro aspectos.
O primeiro está relacionado ao fato de que o MOOC permite atingir grande quantidade de estudantes. O segundo é que qualquer pessoa pode assistir às aulas, desde que tenha interesse pelo assunto, uma vez que, na maioria dos casos, não é exigido conhecimento prévio.
O terceiro fator é a quebra de barreiras geográficas, já que os estudantes podem assistir às aulas em vídeo, de qualquer lugar do mundo, por meio de um dispositivo eletrônico conectado à rede.
O último aspecto é o fator econômico, uma vez que, por meio do MOOC, são oferecidos diversos cursos gratuitos, mesmo que o estudante precise abrir mão do certificado para não ter nenhum gasto.

COMO USAR CURSOS LIVRES PARA COMPLEMENTAR SUAS AULAS?

Graças a todas essas características e possibilidades, os Cursos Livres têm enorme potencial para contribuir com a capacitação de professores e de estudantes. Para os docentes, o aperfeiçoamento de conhecimentos e o desenvolvimento de novas habilidades podem ajudar no planejamento de aulas mais atualizadas e antenadas com as tendências do mercado. Esses cursos também geralmente fornecem insumos a fim de que os professores tenham a possibilidade de ampliar as ferramentas de trabalho com os estudantes, contribuindo para que eles se envolvam mais em sala de aula.
Por outro lado, estimular os estudantes a também fazer esse tipo de curso é uma maneira de ajudá-los a desenvolver mais competências, grande diferencial competitivo no mercado de trabalho. Além disso, os Cursos Livres garantem flexibilidade, permitindo ao estudante cursar seus estudos complementares quando e onde quiser e com autonomia de aprendizagem. Afinal, é ele quem vai definir o próprio cronograma de estudos.
E aí, você acredita que o Aprendizado On-Line pode ser um recurso válido para enriquecer suas aulas? Conheça também o Microlearning, técnica de aprendizagem em módulos curtos e rápidos que também funciona como um complemento à Educação.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades