Descubra 7 sites e apps de microlearning para acelerar seu aprendizado

Blog Descubra 7 sites e apps de microlearning para acelerar seu aprendizado

17/05/2020
Compartilhe este conteúdo

O microlearning é uma metodologia que tem como proposta o aprendizado o conceito que podemos aprender em todo momento, em pequenas brechas de tempo (rever a frase ficou os “ques” ficou estranho / rever a palavra defesa não seria interessante colocar proposta- o microlearning tem como proposta …..). A obtenção de conhecimento ocorre por meio de pequenas pílulas ou em curtas e eficazes sessões.

É importante mencionar que o microlearning não defende o conhecimento superficial. Mas o de conseguir suprir a necessidade de nos mantermos atualizados e aprender coisas novas, dentro da possibilidade de tempo de cada pessoa.

Talvez seja por meio de vídeos curtos, podcasts que podem ser escutados quando se está no trânsito ou realizando alguma atividade manual; ou ainda por meio de um game, de um aplicativo ou mesmo aproveitando um tempo curto separado para leitura, que você encontrará a oportunidade para se atualizar e formar.

Nem toda pílula é microlearning: é preciso aprender algo de forma eficaz!

Por isso, sites e aplicativos podem ser bastantes úteis por serem ferramentas mais focadas para esse consumo de conteúdo em um menor espaço de tempo.

Outra vantagem é conseguir aproveitar bem o tempo! Então, qualquer “brecha”na sua agenda pode se tornar uma oportunidade para aprendizado!

Neste post, vamos apresentar sete sites e apps de microlearning para você incluir na sua rotina. Confira!

7 SITES E APPS DE MICROLEARNING

12 MINUTOS

É um aplicativo que apresenta versão de microbooks em áudio ou texto de best-sellers.

Quantos livros não lidos você tem na sua lista de leitura? Quando a fome de conhecimento é grande, mesmo que você seja um ávido leitor, é difícil manter-se em dia com todos os títulos e autores que deseja, não é mesmo? É para isso que o 12 minutos, um dos apps de microlearning brasileiros de maior destaque, foi criado.

A equipe da startup lê os principais títulos do mercado, discute e sumariza as ideias e os conceitos dos autores e cria um microbook, ou seja, uma versão superobjetiva para ser consumida em até 12 minutos.

O serviço funciona por intermédio de planos de assinatura.

DUOLINGO

O Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas bastante popular. Ele se funda no conceito de gamificação, isto é, parece ser um game, mas na verdade é uma ferramenta educativa.

Assim, a experiência do usuário é bastante divertida.

Hoje no Duolingo é possível aprender:

  • Inglês
  • Espanhol
  • Francês
  • Alemão
  • Italiano
  • Esperanto

O Duolingo, como app de microlearning, pode ser baixado no celular ou no tablet, ou acessado pelo site.

É uma experiência de ensino autoguiado e que pode ser utilizada em situações de microlearning – basta se programar para curtas sessões diárias para avançar no aprendizado do idioma escolhido.

A ferramenta é de fácil acesso, e os elementos de gamificação, como pontos, passar ou não de fase, liberar novas atividades, tornam o uso bastante agradável.

Existe também uma solução para as escolas, o “Duolingo for Schools”. Trata-se de uma ferramenta gratuita disponível aos professores para que a usem em sala de aula ou enviem tarefas a serem realizadas em casa.

É uma excelente dica para quem quer aprender um novo idioma ou se aperfeiçoar, mas que não consegue ainda separar um tempo na agenda para iniciar aulas.

TED

Já pensou em assistir a palestras dos especialistas mais renomados do mundo em diversas áreas de conhecimento?

O TED é uma organização sem fins lucrativos, que promove conferências temáticas ao redor do mundo, com a missão de espalhar boas ideias. As conferências normalmente são presenciais e ficam gravadas.

Inicialmente, os temas se relacionam com  Tecnologia, Entretenimento e Design (daí a sigla TED), mas hoje, existem palestras de vários assuntos.

Com base em estudos de neurociência, seus criadores concluíram que as palestras deveriam ser curtas, de no máximo 18 minutos. Isso graças à capacidade humana de se concentrar por muito tempo em uma mesma atividade.

Os vídeos estão disponíveis de forma gratuita no YouTube e no site do TED. Existem algumas variações temáticas, como é o caso do TED Ed, focado em educação.

E é possível escutar palestrar em português, ou assistir a vídeos de outros idiomas com legenda.

YOUTUBE

Agora,  falamos sobre o YouTube – um dos fenômenos de entretenimento digital que mudou a forma como o mundo inteiro consome informações nas últimas décadas – que pode também ser utilizado para microlearning.

Embora não tenha sido concebido para a finalidade de aprendizado, o YouTube pode ser uma excelente fonte de consulta.

Por se tratar de uma plataforma democrática e aberta, você pode encontrar todo e qualquer tipo de conteúdo: de tutorias de maquiagem a aulas de Física Quântica.

Não sabe como consertar sua máquina de lavar? Está com dúvidas sobre a melhor forma de instalar um quadro na parede? Quer descobrir uma receita nova para o jantar? Procure a resposta no YouTube.

Ao mesmo tempo que é rico em diversidade de temas, vale a pena conferir a credibilidade das fontes antes de pesquisar. Então faça um trabalho de curadoria ou procure por fontes que você já sabe que pode confiar.

LEARNINGFLIX

O Learningflix já apresenta no seu nome a combinação de aprendizado e Netflix! Tem como proposta produzir conteúdos educativos e de entretenimento.

É um programa de webséries de curta duração, que disponibiliza experiências de aprendizagem prática, objetiva, dinâmica e aplicada à resolução de casos reais.

Os temas são distribuídos em episódios e suporte multimídia com a diversificação entre textos, infográficos, vídeos, animações, quizzes, podcasts, dentre outros.

Um dos destaques é a metodologia apresentada nos episódios – o Aprendizado Baseado em Problemas – ou Problem-based Learning –, o que faz com os que os episódios sejam ainda interessantes.

É uma forma de se inspirar para a aplicação do PBL em sala!

GROVO

É uma ferramenta focada em formação corporativa – com temas como pacote Office, mídias sociais, ética, dentre outros. E pode ser utilizado em uma estratégia de microlearning para formação corporativa.

O Grovo tem em seu acervo mais de 2.500 lições em formato microlearning, rápidas e fáceis de acessar.

7 – PEAK

O Peak é uma ferramenta que pode ser utilizada para microlearning em todas as idades! O aplicativo disponibiliza um treino rápido, divertido e gratuito para promover a saúde.

São atividades diversas para desafiar o seu cérebro – de memória, linguagem, raciocínio lógico, agilidade e muito mais para manter a sua mente sempre ativa.

O aplicativo foi criado a partir de uma parceria com importantes universidades como a Universidade de Cambridge e a NYU.

Dica extra: além dos recursos de microlearning indicados, os podcasts têm se tornado uma febre para quem quer aprender e ampliar seus conhecimentos em espaços curtos de tempo. Descubra alguns que possam interessar.

Portanto, o microlearning é uma estratégia que:

  • Entrega conteúdo de valor e útil…
  • Dentro das possibilidades de tempo de cada pessoa…
  • No formato que mais favorecer o acesso e aprendizagem.

E existem alguns aspectos comuns nas ferramentas:

  • Conteúdos curtos ou que possam ser divididos em pequenas sessões.
  • Diversidade de temas e de conteúdos.
  • Facilidade de acesso ou boa experiência do usuário.

Aproveite para conhecer o canal do CER Sebrae no YouTube!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades