Descubra a aprendizagem significativa e formas de colocá-la em prática

Blog Descubra a aprendizagem significativa e formas de colocá-la em prática

Compartilhe este conteúdo

O conceito de ‘aprendizagem significativa’ foi desenvolvido pelo americano David Ausubel, com o objetivo de apresentar uma alternativa à aprendizagem mecânica, caracterizada pela memorização. 

A teoria busca desenvolver um modelo de educação mais sustentável, relacionando conceitos existentes na vivência do aluno a ideias novas, como forma de criar uma relação associativa e ampliar a compreensão do tema proposto, gerando significado. No artigo a seguir, vamos compreender melhor a aprendizagem significativa, além de discutir suas aplicações práticas na escola. 

O que é a aprendizagem significativa

Na década de 1960, um dos paradigmas mais populares da educação envolvia o behaviorismo. Nessa época, pressupunha-se que o aluno chegava à sala de aula sem nenhum conhecimento prévio e que só seria possível adquirir qualquer aprendizado caso isso fosse ensinado por alguém. Entretanto, a teoria da aprendizagem apresenta uma perspectiva oposta. Para Ausubel, a construção de conhecimento envolve a ampliação e a reconfiguração de ideias preestabelecidas na mente dos alunos.

Para que isso seja possível, Ausubel define a aprendizagem como “a ampliação da estrutura cognitiva por meio da incorporação de novas ideias”. Isso faz com que o processo cognitivo seja visto como uma teia de conhecimentos estruturados e relacionados entre si, ao invés de conceitos isolados uns dos outros. E, quanto maior o número de relações, mais enraizado estará o conhecimento.

Outro fator que também suporta a teoria de Ausubel é a forma como o cérebro processa a memória de longo e curto prazos. Ideias novas associadas a conceitos predeterminados possuem maior tendência a se consolidarem em nosso cérebro do que conceitos aleatórios.

Leia também: 7 formas de criar engajamento na educação infantil

O papel do professor na aprendizagem significativa

Um grande destaque da teoria de Ausubel é a forma como ele redefine o papel do professor. Ao pensarmos na aprendizagem mecânica e behaviorista, o educador era detentor de todo o conhecimento, tendo como atuação apenas transmitir isso  aos alunos.

Entretanto, na aprendizagem significativa, o papel do educador transcende tal definição. Sua função passa a ser a de trabalhar novas ideias, levando em consideração os conceitos prefixados dos alunos, também chamados por Ausubel de ‘conceitos-âncora’. 

Vantagens da aprendizagem significativa

Esse paradigma da educação oferece grandes vantagens em sala de aula. Vejamos: a aprendizagem significativa permite maior fixação do conhecimento pelos jovens, assim como amplia a estrutura cognitiva do estudante. Isso porque os estudantes desenvolvem a capacidade de relacionar os conceitos aprendidos em sala de aula a outros contextos, contribuindo assim para todo o seu processo educacional, capaz de desenvolver novos aprendizados.

Outra vantagem desse método é o efeito residual. Mesmo passando algum tempo e considerando que o estudante esqueça os conceitos trabalhados, por meio da aprendizagem significativa é possível reativar esse conhecimento, acionando as redes de significado construídas durante o processo de aprendizado.

Como levar a aprendizagem significativa à sala de aula

Embora a aprendizagem significativa ofereça uma perspectiva educacional bastante interessante, é preciso entender como colocar isso em prática de forma eficiente em sala de aula. Por isso, separamos algumas ações que podem ser levadas em consideração pelo educador durante o processo de elaboração das aulas.

Ressignificar conceitos da educação

A teoria da aprendizagem significativa busca reformular certos pressupostos e a forma como eles são usados. Ou seja, seu foco não é descartar métodos utilizados na educação, mas repensar sua aplicação. Por exemplo, Ausubel não é contra o processo de memorização da aprendizagem mecânica. Segundo o pesquisador, a memorização pode ser utilizada em sala de aula de forma eficiente, desde de que construa significado. 

A aplicação da memorização pode ser um recurso importante em situações nas quais os alunos não possuam nenhuma relação prévia com o assunto. Mediante essa técnica, o professor pode elaborar conceitos-âncora na estrutura cognitiva dos alunos, a fim de prepará-los para o aprendizado de novas ideias. 

Compreender o processo de raciocínio dos alunos

Se a base da teoria da aprendizagem significativa é utilizar conceitos preestabelecidos como estrutura para o processo de aprendizagem, é fundamental que o professor compreenda quais são os conceitos-âncora que seus alunos manifestam. Para isso, é necessário conhecer a bagagem deles, antes de apresentar uma ideia nova e entender o que aquele tema já significa para eles. 

Alinhar percepções

Ao analisarmos a estrutura do processo de língua e linguagem, entendemos que o mesmo signo pode ser utilizado para apresentar significados diferentes. Buscando evitar problemas, é importante alinhar com os alunos qualquer divergência entre o significado do tema que está sendo abordado. Em um exemplo simples, se a ideia é trabalhar o conceito de ‘mangueira’, há de deixar claro que, naquele contexto, se está falando do pé da fruta, e não do instrumento de aguar plantas ou da escola de samba.

Potencializar a aprendizagem significativa durante as aulas

A aprendizagem significativa não precisa ser utilizada apenas na construção da relação de conceitos novos e prévios, mas durante a apresentação de ideias novas. 

Ao elaborar um plano de aula, é importante pensar em como os conceitos trabalhados se relacionam entre si. Isso também ajuda no processo de fixação de conhecimento e de aprendizagem dos alunos.

Como vimos, a aprendizagem significativa se apresenta como uma ferramenta útil na sala de aula e que possui grande extensão em sua aplicabilidade. Cabe ao professor projetar suas aulas de forma estratégica, visando a colocar esse conceito em prática. 

Achou o artigo interessante? Leia também sobre Gamificação: como um professor ensina contabilidade por meio de jogos

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades