Dono do próprio negócio aos 13 anos? Conheça a história do jovem Davi Braga

Blog Dono do próprio negócio aos 13 anos? Conheça a história do jovem Davi Braga

17/11/2020
Compartilhe este conteúdo
Existe idade para empreender? A trajetória de vida de Davi Braga, jovem empreendedor, prova que não. Nascido em Maceió, no Estado do Alagoas, Davi ficou conhecido aos 13 anos, quando criou sua primeira startup. Atualmente ele ainda não completou os 20 anos, mas já é autor de livros, palestrante e está investindo seus esforços em levar Educação Empreendedora a outros jovens.
Conheça um pouco da história de Davi Braga. Sua visão de Empreendedorismo e um pouco de como surgiu a ideia de sua startup, voltada para estudantes e seus familiares. Confira.

Desde sempre, um jovem empreendedor

Ter acesso a uma Educação Empreendedora fez toda a diferença para Davi. E não estamos falando da Educação Empreendedora formal, na escola ou por meio do ensino técnico. O contato com a mentalidade empreendedora não veio da escola, mas exclusivamente da família, conta Davi, que diz ter frequentado uma escola tradicional. Suas iniciativas como empreendedor eram até mesmo muitas vezes vistas como um entrave para a rotina de estudos. “A Educação Empreendedora foi um pacote de atitudes que foram colocadas em prática na minha educação que me incentivaram de maneira natural, não forçada, para que eu me direcionasse a esse caminho do empreendedorismo”, conta.
Ele ainda declara que, desde muito cedo, correr atrás de realizar seus objetivos era algo que fazia parte de sua infância. “Sempre tive que me virar para comprar minhas próprias coisas e cresci ouvindo meu pai dizer que problemas antecedem as soluções”. Foi assim que Davi vendeu chicletes, cupcakes e tentou outras empreitadas antes de ter a ideia que virou um Modelo de Negócios de sua primeira startup: um aplicativo de venda de material escolar.

Eskolare: como surgiu a ideia do app

O Modelo de Negócios criado pelo jovem empreendedor Davi Braga surgiu de um problema muito constante em sua vida de estudante: a compra de material escolar. Ele percebia a dificuldade de seus amigos para adquirir material em um só lugar. E notava que sua mãe, dona de papelaria, nem sempre conseguia encomendar todos os produtos pedidos pelas escolas. Assim, ele decidiu montar uma espécie de Banco de Dados com todos os produtos cadastrados. Isso facilitou a compra pelos estudantes e por seus familiares e ainda permitiu que toda a lista de material pudesse ser encomendada de casa, pela internet.
Com a ajuda de um programador e de um designer, o jovem empreendedor criou um aplicativo, o List-it. Algum tempo depois, o app foi comprado pela Eskolare, uma das mais importantes edtechs no Brasil. Com a fusão, as famílias passaram a ter a possibilidade de também comprar cursos extracurriculares, excursões, passeios, viagens de intercâmbio, uniformes, cursos de verão e outros serviços que envolvem o ano letivo de um aluno.
Além do app, Davi também é autor do livro Empreender Grande, Desde Pequeno – A Jornada de um Jovem Empreendedor, em que conta casos de sua jornada, detalha algumas de suas empreitadas e dá insights para outras crianças e adolescentes que querem encarar o Empreendedorismo como estilo de vida.

Investimento em outros jovens

Com a venda de sua empresa para a Eskolare – que antes era a sua maior concorrente no mercado –, o jovem empreendedor afirma estar mais focado em alcançar outros jovens como ele. “Quando eu comecei, não existia referência de jovem empreendedor que eu pudesse seguir. Eu decidi ser essa influência para os jovens, ensinar conceitos importantes para o futuro”, explica.
Para isso, ele criou uma empresa chamada Jovens Protagonistas, que busca inspirar outros jovens empreendedores e direcionar a educação a eles ao redor do Brasil. “O sistema tradicional de ensino no Brasil ensina os jovens que o único caminho para o sucesso é seguir uma lógica de quem busca por estabilidade. Ir ao colégio, cursar a faculdade, conseguir um emprego e se aposentar. Eu acredito que a vida é muito mais do que isso. A escola ainda não fala de Propósito, de Planejamento Financeiro ou Familiar, de Prosperidade”, pontua o jovem empreendedor.
Para conhecer mais da história de Davi Braga, assista ao TED que ele realizou há alguns anos, quando ainda estava iniciando sua jornada empreendedora. No vídeo, Davi fala sobre os seis aspectos considerados por ele como o segredo para o sucesso: família, vontade, raciocínio, coragem, sonhos e objetividade.
Gostou de conhecer a história do jovem empreendedor Davi Braga? Para continuar se inspirando, conheça também a trajetória de Débora Aladim. Ela é produtora de conteúdo que faz do YouTube a plataforma de sua carreira empreendedora e seu canal para levar Educação a jovens de todo o Brasil.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades