É preciso falar sobre a saúde mental dos professores pós-pandemia

Blog É preciso falar sobre a saúde mental dos professores pós-pandemia

23/06/2021
Compartilhe este conteúdo
A saúde mental dos professores sempre demandou atenção especial, visto que a rotina dos profissionais da educação é árdua e muitas vezes estressante. O início da pandemia e as mudanças das dinâmicas educacionais fizeram com que todos tivessem de se adaptar ao no formato de aula, trazendo ainda mais desgastes físicos e emocionais.
Todos os desafios encontrados nesse “novo normal” nos faz perceber que, além do desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes, é preciso cuidar da saúde mental dos professores.
Exige-se começar a debater sobre como eles enfrentarão o período pós-pandemia, trazendo técnicas e atividades que possam amenizar os impactos que esse período difícil trouxe e continua trazendo.

Os desafios do ensino remoto e a saúde mental dos professores

O Instituto Península realizou uma pesquisa sobre os diferentes sentimentos e percepções dos professores brasileiros durante os estágios da pandemia do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados, os sentimentos mais vistos entre os educadores foram: ansiedade, cansaço, estresse e frustração.
Também foi possível perceber que a porcentagem de professores sobrecarregados foi subindo durante as etapas da pesquisa. Pode-se dizer que esses dados refletem o nível de estresse e abalo mental que grande parte dos profissionais da educação passou, e passa, nesse período atípico.
A abrupta transição para o ensino remoto pode ser vista como um dos principais fatores desse quadro mental. Grande parte dos professores não tinham experiência com o ensino a distância, além de não possuir habilidades digitais e tecnológicas.
Todo esse desafio proporcionou grande desgaste mental, que se transformou em ansiedade, frustração e nos demais sentimentos citados. Foi preciso um longo período até que a adaptação ocorresse, sendo que boa parte dos professores, mesmo nas circunstâncias atuais, ainda não conseguiu se acostumar com o novo formato.

Quais os impactos na educação dos estudantes?

Todo o cenário de adaptação e de cansaço mental por parte dos professores teve reflexo direto na educação dos estudantes. É claro que os desafios do ensino remoto também se estenderam para eles; afinal, todos estavam vivendo um momento novo.
As dificuldades encontradas para trabalhar o conteúdo e ainda o não conhecimento da utilização da tecnologia foram um dos principais impactos na educação. O período de adaptação, aliado ao estresse emocional dos professores, fez com que as aulas tivessem uma redução de desempenho.
É fato que todo esse impacto pode ainda acontecer em um período pós-pandemia. Os professores, carregados emocionalmente, estão sujeitos a desenvolver problemas que acabam impedindo a sua performance em sala de aula.
A pressão gerada pelas drásticas modificações durante o período de pandemia ainda pode acarretar muitos problemas aos profissionais da educação, refletindo na dificuldade do aprendizado dos estudantes. Por isso, é preciso agir em direção à prevenção.

Promovendo a saúde mental dos professores

Existem inúmeros caminhos para que a saúde mental dos professores seja promovida. Tais ações devem partir de iniciativas da própria instituição de ensino ou então dos próprios educadores que buscam manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.
Conheça algumas ações práticas e fáceis que podem ser praticadas durante e após o período de pandemia:

Organização da rotina

O professor sempre foi o profissional que estabelecia duas rotinas de trabalho: na sala de aula e em casa durante a preparação de aula e a correção de provas. Com a chegada da pandemia e das aulas remotas, ocorreu uma mistura de ambientes de trabalho, o que acabou ocasionando estresse em razão da falta de organização.
A criação de uma rotina será essencial a fim de que os horários sejam estabelecidos, estipulando a hora de começar e também de encerrar as atividades.

Utilização de canais de comunicação para manter as relações pessoais

O meio digital está repleto de canais de comunicação que fazem com que as relações pessoais não sejam perdidas. Muitos professores acabam se sentindo sozinhos durante o ensino remoto, sem a possibilidade de compartilhar suas experiências e dificuldades.
A internet e as plataformas de mensagens e vídeos são essenciais para a efetivação do contato entre os profissionais e a manutenção desse. Assim, eles poderão continuar relatando a sua vivência, ajudando os processos adaptativos.

Cursos e atualizações práticas sobre o uso de ferramentas digitais

As instituições de ensino podem promover cursos e atualizações práticas que visam ensinar os educadores a usar as ferramentas digitais. Sabendo que a dificuldade do uso desses softwares e aplicativos está entre os motivos que levam ao estresse, esses cursos poderão contribuir com os professores na quebra das barreiras tecnológicas.
Existem muitos cursos on-line de atualização que podem ser direcionados aos professores. Basta pesquisar e então começar a colocar todo o ensinamento em prática.

Buscar ajuda especializada

Por fim, é importante que a saúde mental dos professores seja avaliada por profissionais habilitados. Não é preciso deixar que a situação chegue ao extremo para procurar ajuda. Os psicólogos e os psiquiatras já realizam um bom trabalho de prevenção e apoio àqueles que passam por situações complicadas e de mudanças repentinas.

A utilização da Educação Empreendedora como aliada

A Educação Empreendedora pode ser usada como aliada na recuperação da saúde mental dos professores. Por mais que tenha a finalidade de desenvolver as competências essenciais dos estudantes, ela também servirá de apoio aos professores.
As metodologias usadas são preparadas para que momentos como este sejam amenizados, fazendo com que estudantes e professores não percam o foco no ensino e no aprendizado. A utilização da tecnologia também será muito trabalhada, além de desenvolver o senso crítico e as habilidades socioemocionais, indispensáveis aos dias atuais.
Uma forma de entender melhor como a Educação Empreendedora pode ser parceira nos processos de adaptação e recuperação da saúde mental pós-pandemia se dá por meio do conhecimento.
O CER disponibiliza conteúdos que mostram claramente a importância da Educação Empreendedora para a totalidade do aprendizado. Para melhor compreensão, veja este artigo sobre os desafios do ensino no Brasil e a Educação Empreendedora.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades