Educação digital

Blog Educação digital

21/12/2021
Compartilhe este conteúdo
As salas de aula são terrenos nos quais as gerações com grandes diferenças tecnológicas se encontram. De um lado, os professores, que, em sua grande maioria, nasceu em uma geração que viu a tecnologia se expandir, que teve os primeiros modelos de celular e notebooks e ainda recorreu à internet discada.
E, de outro lado, uma geração nativa de um ambiente completamente digital, em que a informação está em todos os lugares, principalmente na palma das mãos.
Em que ponto essas gerações podem se encontrar, dialogar e construir informação por meio do digital?
A educação digital se apresenta como um passo muito importante para solucionar essas e outras questões relativas a mudanças nos processos de aprendizagem.

O que é educação digital?

O conceito de educação digital quase sempre é confundido com a possibilidade de acesso à internet e ao saber manusear dispositivos tecnológicos. Entretanto sua definição é bem mais ampla.
Uma escola com computadores e conectada, e ainda com estudantes que dominam o uso das tecnologias, não garante uma educação digital.
A questão é de que modo usar essas tecnologias como uma ferramenta de transformação?
A educação digital é o que dá novos fins ao uso da internet e proporciona seu uso de forma consciente, responsável, ética e legal.
Ser educado digitalmente é ter a tecnologia caminhando ao lado da cidadania, transformando a forma de aprender e contribuir com as mudanças no mundo.

Os benefícios da educação digital na escola

Livros e enciclopédias, que antes eram a fonte de informação para todo trabalho escolar, deram lugar às consultas na biblioteca de acervo digital, em blogues, ao uso de aplicativos, sites de vídeos e a redes sociais.
Até mesmo manter a atenção dos alunos em sala quando, em geral, todos eles possuem aparelhos de celular por onde uma avalanche de informação passa rapidamente por seus olhos, num deslize de dedos, é também um desafio para os professores da atualidade.
O grande benefício da educação digital na escola está justamente aí, ou seja, na possibilidade de usar essa ferramenta, já tão atrativa, a fim de manter os alunos engajados com seus processos de aprendizagem.
Evitar o uso da tecnologia em sala seria uma forma de negar a revolução digital e a nova maneira de ver e entender o mundo dos estudantes. Quando se aproximam das novas tendências de ferramentas digitais, instituições de ensino e professores acabam por atualizar seu conteúdo e o modo de como os transmitem.

Exemplos de como utilizar a educação digital, na prática

Uma vez que ambiente de ensino, professores e estudantes já estão íntimos dos meios digitais como ferramenta educacional, como podemos ver esse tipo de educação ocorrer na prática?
A educação digital é uma transformação em movimento, já que não tem delimitação bem definida de início, meio e fim. Ela vive em evolução; diariamente temos acesso a novos recursos que aumentam as possibilidades de uso para a sala de aula. Mas selecionamos alguns exemplos da sua aplicação, não mais consideradas tendências, e sim uma realidade de sucesso, como, por exemplo:

EAD

O ensino à distância, no qual os estudantes têm acesso aos conteúdos sem que haja necessidade de compartilhar o mesmo espaço físico, ganhou ainda mais espaço com a chegada da pandemia da Covid-19.
Aulas que podem ser gravadas ou ao vivo, e que, além de tornar o ensino mais dinâmico, trabalham competências de responsabilidade e organização pessoal, considerando que os estudantes protagonizam a forma como vão vivenciar suas aulas.

Gamificação

Provavelmente a mais popular das metodologias ativas, a gamificação traz para a sala de aula a linguagem dos games, os jogos eletrônicos, que sempre são muito atrativos para públicos das mais variadas idades.
Trilhar a aprendizagem com esse mecanismo deixa a aula mais envolvente, estimulante e motiva a participação por trabalhar desde a competição ao trabalho em equipe. Todos que participam aprendem enquanto avançam nos jogos.

Robótica e Programação

Não tem como negar: ver a ciência e a tecnologia, na prática, é algo instigante. Quando os alunos são estimulados a usar a criatividade, o raciocínio lógico e o espírito de equipe para solucionar problemas enquanto desenvolvem robôs, a educação digital se faz em toda sua potencialidade.
A interação entre humanos e máquinas sempre causou fascínio em todo mundo. No ambiente escolar, essa ferramenta proporciona engajamento e transforma o ambiente de ensino em um laboratório de grandes descobertas.

A Wiki

Ferramenta que possibilita uma construção de conhecimento colaborativa e coletiva e assim serve tanto como uma nova fonte de pesquisa, ou um campo para desenvolver um projeto, como local de compartilhamento de conteúdo.
A Wikipédia é o mais famoso site wiki; apesar de não ter alguns dados questionáveis, é uma boa introdução a uma determinado assunto que deve ser pesquisado com mais profundidade. O que é um bom elemento para desenvolver competências como pensamento crítico e habilidade para discussão.
Desenvolver uma wiki em sala de aula, na retenção dos conteúdos, estimula o trabalho em equipe, fomenta a responsabilidade individual e deixa a experiência de ensino mais satisfatória.

O futuro da educação digital

Para onde a tecnologia vai nos levar? Não saberemos responder a essa questão. Isso porque as mudanças no campo das descobertas e o acesso às novidades tecnológicas avançam numa velocidade nunca vista.
A educação digital impede o retrocesso à educação formal e conteudista. Indiscutivelmente não há como negar essa revolução ou se manter isolado dela na forma de aprender e se relacionar com o mundo.
Diariamente uma nova possibilidade de interação com o meio digital é adicionada às novas metodologias de ensino.
O que podemos prever é que esse movimento se tornará cada vez mais democrático e transformador e vai exigir de todos nós o desenvolvimento de competências socioemocionais para lidar com as múltiplas possibilidades de interação e informação.
Afinal, ter todas as tecnologias à disposição requer do usuário a habilidade de escolher as ferramentas com responsabilidade e selecionar, em meio a todas as novidades, o que pode ser usado de fato para mudar a educação e transformar a sociedade.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades