Educação Empreendedora – Case Luiz Felipe Lins

Blog Educação Empreendedora – Case Luiz Felipe Lins

18/05/2022
Compartilhe este conteúdo

Luiz Felipe Lins, professor de Matemática, foi vencedor do prêmio Educador Nota 10 e recebeu o troféu de melhor professor pelo voto popular.

Foi pensando na Educação Empreendedora e nas habilidades comportamentais que o professor de Matemática Luiz Felipe Lins, vencedor do Prêmio Educador do Ano pelo Prêmio Educador Nota 10 e ganhador do troféu de melhor professor pelo voto popular, desenvolveu o projeto “Geometria e Construção”.

Para realizar o programa, com os jovens do ensino fundamental (7 série), ele teve que “quebrar” alguns modelos educacionais, recriar-se, e, principalmente, acreditar nele e nos estudantes.

Veja uma parte da entrevista que ele deu ao Porvir:

A matemática está em todas as áreas; classificar os estudantes é uma boa desculpa para justificar o fracasso educacional de não conseguir atingir a todos”. Ele ainda ressalta: “Se um aluno me diz que não tem capacidade para entender matemática, eu digo para ele que sou de Humanas. Sou professor”.

Inserir e aplicar a Educação Empreendedora nas escolas é um grande desafio para os gestores educacionais e os professores.

Compreender seu conceito é ultrapassar algumas barreiras de ensino até então utilizadas,  assim como mergulhar em várias outras concepções, como: habilidades comportamentais, projeto de vida, empreendedorismo e ideias inovadoras.

Aqui, vale ressaltar que, quando inserido no processo ensino-aprendizagem, esse é um caminho sem volta.

Assim, convidamos você, professor, a ler este Case de sucesso e a se inspirar nele! Afinal, o poder de transformar jovens em futuros empreendedores está em suas mãos.

Então, mãos à obra!

A concepção do projeto “Geometria e Construção”

Luiz entende que cada jovem chega à escola com conhecimentos diferentes. Assim, ter uma escuta ativa para entender as expectativas de aprendizagem de cada um é de extrema relevância.

A percepção e o conhecimento dos anseios dos estudantes permitem que o ensino seja adequado, inovador e criativo, possibilitando um aprendizado mais eficiente e empreendedor.

Com 25 anos de experiência em sala de aula e com olhar atento e zeloso para os jovens, Luiz conta que, ao surgir a ideia do projeto “Geometria e Construção”, a relação do empreendedorismo e das competências gerais pôde ser observada.

Seguindo as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o professor elaborou um projeto integrando disciplina curricular e as competências comportamentais, trabalhando de maneira ousada, dinâmica e empreendedora.

Foi aberto um leque de oportunidades, o que proporcionou aos jovens traçar seu projeto de vida.

Assim, sabendo que o autoconhecimento é a ferramenta principal na Educação Empreendedora, e com ela diversas outras habilidades comportamentais se desenvolvem, nasceu o projeto.

O projeto “Geometria e Construção” e seu poder de transformação

Tudo começou em razão de uma obra para casas populares, no entorno da escola Francis Hime, no Rio de Janeiro, onde Luiz leciona.

A construção gerou curiosidade aos estudantes, provocando certo burburinho na sala de aula.

E foi assim que Luiz teve a brilhante ideia: “Por que não usar este conjunto habitacional, essa construção,  para construir o conhecimento matemático dessa garotada?”

Foi então que ele providenciou um prospecto com planta baixa, explicou para a turma como projetá-la e lançou o desafio, dividindo a turma em equipes com as tarefas:

  • Desenhar e elaborar a planta baixa de uma casa.
  • Construir a maquete.
  • Mas o projeto não acabava por aí;  ele ia mais além:
  • Pesquisar e orçar o custo do revestimento do piso, indo às casas de material de construção.
  • Entrevistar profissionais ligados à construção civil (muitos deles tinham esses profissionais na família – o que fez os jovens conhecerem a realidade do trabalho e valorizá-lo).
  • Por fim, cada grupo teria que apresentar aos demais a planta baixa, a maquete e o vídeo gravado por eles – falando da experiência e da realização do projeto.
  • E, no final das apresentações, Luiz comunicou que, no dia seguinte, haveria uma avaliação.

Contudo, o que esperar depois de um projeto tão inovador? Uma prova? Não!

Seria uma autoavaliação!

Diz Luiz acerca do assunto: “Eu queria que eles percebessem o quanto aprenderam sabendo respeitar a opinião do outro, sabendo ouvir; isso foi muito importante”.

A divisão de tarefas, dentro de cada grupo, possibilitou que Luiz vislumbrasse as competências de cada participante.

Projetos como esse, que, com a disciplina curricular exploram as habilidades gerais constantes na BNCC, conduzem o estudante à autonomia.

Confira, abaixo, alguns exemplos das competências gerais inseridas no projeto, de forma sutil e lúdica:

  • Conhecimento
  • Pensamento científico, crítico e criativo
  • Comunicação
  • Trabalho e projeto de vida
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Responsabilidade e cidadania

O autoconhecimento, o senso comum, a empatia, a responsabilidade consigo e com o outro, o respeito mútuo, a consciência socioambiental, o entendimento do mundo empreendedor e o senso de coletividade foram características desenvolvidas, aplicadas e discutidas durante todo o processo do projeto.

Sobre isso, Luiz discorre na sua entrevista: “É preciso mostrar aos alunos as relações entre a matemática e as atividades de seu interesse e, para além disso, estabelecer relações com o mundo real, porque alguns conceitos são essenciais para compreender o mundo em que vivemos”.

O resultado do projeto “Geometria e Construção”

No decorrer do projeto, o educando passou pelo processo de autoconhecimento, e, a partir daí, aprendeu a traçar projetos para a vida pessoal e profissional com mais propriedade e segurança. Ele se  tornou sensível ao senso coletivo, permitiu abertura a novos aprendizados e novas oportunidades, obteve consciência socioambiental, bem como acolheu e valorizou a diversidade.

Em entrevista ao Porvir, Luiz finaliza dizendo: “Eu estou muito além da formação de um matemático, eu não estou ensinando para a matemática. O meu instrumento é a matemática, mas a minha finalidade é a formação geral do ser humano”.

A plenitude de um projeto como o de Luiz faz-nos acreditar que o empreendedorismo aplicado na escola prepara os jovens para abrir novos horizontes e enxergar o mundo com grandes possibilidades.

Sabemos que as transformações começam nos gestores educacionais e nos professores, e esses, olhando para o futuro, aplicam os novos conhecimentos com convicção e assertividade na sala de aula. Temos convicção também que a Educação Empreendedora estimula o jovem ao autoconhecimento. E foi assim que Luiz desenvolveu e executou seu projeto com tanto afinco!

Enfim, quanto mais cedo a escola e o professor aplicarem o empreendedorismo nas salas de aula de maneira responsável e comprometida, mais cedo os jovens terão uma formação com mais consciência, independência e responsabilidade, não só pela sua vida pessoal, mas também pela vida profissional.

Gostou dessa história? Tem uma para nos contar?

Sabia que temos um espaço chamado CER Histórias, reservado, exclusivamente, para você? Lá, você divulga seu projeto para a gente e para o mundo! Acesse e saiba mais!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades