Como aplicar a Educação Empreendedora no Ensino Fundamental

Blog Como aplicar a Educação Empreendedora no Ensino Fundamental

21/11/2023
Compartilhe este conteúdo

A Educação Empreendedora é uma proposta poderosa e valiosa para todos os membros de uma comunidade escolar, uma vez que um dos seus objetivos é despertar uma nova mentalidade nos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos e transformadores. Em linhas gerais, consiste em um conjunto de competências técnicas e comportamentais que traz benefícios para todas as faixas etárias, auxiliando a formação de pessoas com habilidades múltiplas, que atuam em equipe, aprendem, enfrentam desafios e promovem mudanças. 

Quando falamos especificamente do Ensino Fundamental — do 1º ao 9º ano —, pensamos em uma faixa de idade que vai, normalmente, dos 6 aos 14 anos. Esse é o período que abrange a terceira infância (dos 6 aos 12 anos) e o início da pré-adolescência. Conforme explica a neuropediatra Eliete Faria na matéria da Pais e Filhos, esse período abrange a etapa em que “as habilidades relacionadas à organização, planejamento e autorregulação emocional vão ganhando um maior destaque, e conseguem ser atingidas sempre nos casos em que a criança foi recebendo os estímulos de forma adequada desde os três anos”.

Tendo em vista esse cenário, a seguir falamos um pouco mais sobre as práticas de Educação Empreendedora voltadas para o Ensino Fundamental. Você também vai entender um pouco mais sobre o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae e como ele pode apoiar a comunidade escolar no fomento à Educação Empreendedora.

O PNEE e a Educação Empreendedora no Ensino Fundamental 

O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) é um projeto do Sebrae que nasceu com o objetivo de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora em todo o Brasil, nos diferentes níveis de ensino (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior), nas redes públicas e nas redes privadas.

No caso do Ensino Fundamental, o PNEE se manifesta a partir de um conjunto de ações chamado Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que consiste em estimular o pensamento crítico dos estudantes e apoiá-los na concretização de seus sonhos.   

E na prática, como acontece?

Com o Sebrae, a partir do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), a Educação Empreendedora para o Ensino Fundamental passa, em especial, por proporcionar aos estudantes oportunidades de autoconhecimento, novas aprendizagens e de desenvolverem o espírito de coletividade. 

A proposta se baseia em transformar o indivíduo e auxiliá-lo a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. Isso é feito a partir de diferentes atividades, dentro e fora da escola, que consideram os diversos aspectos da vida em sociedade. 

O fio condutor do curso é promover e apresentar práticas e ambientes de aprendizagem que sensibilizam os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovação, mesmo em situações desafiadoras. Isso acontece de diferentes formas: observando como cada um aprende e orientando-os a gerenciarem o próprio tempo; ou mesmo a partir de projetos e atividades que convidam os estudantes a observarem e analisarem o seu entorno, a comunidade em que vivem e a, a partir daí, pensarem em soluções que podem trazer mudanças e melhorias. 

>> Veja aqui mais informações e saiba como sua escola pode participar

Inspire-se: JEPP impacta mais de 2500 estudantes em Sergipe 

Mais de 2500 jovens sergipanos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foram beneficiados pelo JEPP. Ao todo, 150 professores foram capacitados para levar o empreendedorismo para a sala de aula. 

Sandra Almeida da Silva, diretora da Escola Municipal Leonardo Leite Neto, de Cristianópolis (SE), disse em reportagem à Brasil News TV sobre a sua alegria com a iniciativa. “A gente percebeu que o nosso aluno recebeu isso com muita satisfação. O que nos deixa felizes é o empenho de todos os estudantes e dos professores. Sabemos que vai contribuir muito para a vida de cada um deles, inclusive aqueles que não pensam em viver o empreendedorismo apenas como um negócio, mas também o empreendedorismo para a vida, para o seu futuro”, revela. Abaixo, confira depoimentos de três estudantes da escola em que Sandra é diretora. 

Luciano, aluno do 8º ano do JEPP

“O programa me levou a sonhar e acreditar que é possível ser o que quiser ser. Além de ter um ponto de vista sobre o que seja minha comunidade e o que necessitamos para melhorá-la.” 

Aniele, aluna do 8º ano do JEPP

“O JEPP nos ensinou a ter mais responsabilidade, a desenvolver a leitura, e sonhar e realizar nossos sonhos.”

Carolaine, aluna do 9º ano do JEPP

“Entendemos que podemos buscar e alcançar nossos objetivos e, assim, conquistar novas oportunidades que o mundo nos oferece.”

>> Assista aqui à reportagem completa

Como a PNEE apoia o professor do Ensino Fundamental 

Materiais, conteúdos e ferramentas 

Além do Centro de Referência em Educação Empreendedora (CER), uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora, o Sebrae também disponibiliza, por meio do PNEE, uma série de ferramentas e conteúdos para acesso e download sobre Educação Empreendedora — que vão desde vídeos, jogos e e-books a cartilhas a dicas de filmes. Entre os exemplos, estão alguns webinars que podem ser muito úteis para docentes: 

Cursos gratuitos 

Há uma série de cursos oferecidos gratuitamente não só para a formação de professores, mas também para orientá-los na aplicação em sala de aula. 

Entre eles, está o do JEPP, de preparação pedagógica de professores, que potencializa o papel do educando dentro e fora da escola. Nele, são apresentados os fundamentos pedagógicos e os princípios que embasam o programa, além de mostrar a correlação com a BNCC, e é trabalhado o conceito de Educação Empreendedora de modo a capacitar o docente para a implementação do JEPP. 

O curso é gratuito, on-line, com duração de 20 horas e, claro, fornece certificação com verificação de autenticidade. Caso tenha interesse, é só clicar aqui para saber mais. Gostou desse conteúdo e acredita que ele será útil em sua jornada? Aproveite para ler este conteúdo que reúne tudo o que você precisa saber sobre Educação Empreendedora.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades