Como aplicar a Educação Empreendedora no Ensino Médio

Blog Como aplicar a Educação Empreendedora no Ensino Médio

28/11/2023
Compartilhe este conteúdo

A Educação Empreendedora pode ser entendida como um conjunto de competências técnicas e comportamentais que desenvolvem pessoas prontas para gerarem valor para si e para o mundo. É uma ferramenta que guia os professores no despertar de uma nova mentalidade nos estudantes, que se formam como cidadãos mais críticos, autônomos, criativos e transformadores. Entendendo essa descrição, é fácil perceber a relevância da Educação Empreendedora no Ensino Médio, certo? Continue a leitura e entenda melhor! 

A importância da Educação Empreendedora no Ensino Médio

A adolescência, por si só, é uma fase tida por muitos como “desafiadora” — e isso é normal, uma vez que é um período de transição no desenvolvimento físico e pedagógico. Estamos falando, afinal, do momento de vida em que o indivíduo deixa de ser criança e, aos poucos, entra na vida adulta. 

E a relevância da Educação Empreendedora no Ensino Médio entra exatamente nesse ponto. Em um período de tantas descobertas, escolhas e decisões (inclusive sobre o futuro), contar com ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências empreendedoras — como gestão de tempo e de conflitos, capacidade de solucionar problemas e de tomar decisões — pode fazer toda a diferença. 

Além disso, no Novo Ensino Médio, um dos componentes curriculares previstos é o Projeto de Vida, que tem o intuito de alinhar as instituições escolares às necessidades dos estudantes. A ideia é despertar nos estudantes a capacidade de darem significados reais aos aprendizados da escola, entendendo como determinado tema pode impactar suas vidas. O Projeto de Vida é uma espécie de “facilitador” na construção do caminho entre o que o estudante é e o que ele deseja se tornar. E construir essa jornada a partir de competências empreendedoras — que desenvolvem o protagonismo, a autonomia, o senso crítico e a capacidade de tomar de decisões — certamente traz benefícios. 

Por acreditar no valor da Educação Empreendedora no Ensino Médio, o Sebrae trabalha com iniciativas que auxiliam nessa implementação. Elas fazem parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que promove ações com o intuito de fortalecer a cultura empreendedora nos municípios de todo o Brasil, nas redes públicas e nas redes privadas e em todos os níveis de ensino formal (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior). Entenda melhor cada uma delas a seguir.

Formação de Jovens Empreendedores (FJE) 

O FJE é um curso voltado para os estudantes do Ensino Médio que trabalha o comportamento empreendedor. A partir do curso, os estudantes aprendem a reconhecer o seu potencial de realização e são incentivados a assumir uma postura proativa, empreendedora. Com isso, eles têm mais facilidade para planejar o futuro — entendendo suas oportunidades de integração no mercado de trabalho ou na criação do próprio negócio, se esse for o caso. Ao todo, são seis oficinas complementares e sequenciais:  

Oficina 1 – Conexões, oportunidades e desafios!

Oficina 2 – Eu: jovem empreendedor?

Oficina 3 – Planejar para alcançar resultados

Oficina 4 – Desafio empreendedor

Oficina 5 – Apresentação do plano de negócios para o público externo

Oficina 6 – A caminho do futuro

Para colocar o FJE em prática, os professores recebem uma capacitação de 40 horas. Com os estudantes, o curso é aplicado em 60 horas presenciais. 

Vale lembrar que a iniciativa pode auxiliar de forma significativa no Projeto de Vida, uma vez que não é voltada somente para aqueles que querem abrir um negócio, e sim para o desenvolvimento de competências empreendedoras que preparam para lidar com diferentes aspectos da vida — pessoal e profissional.

>> Clique aqui e saiba como levar o FJE para sua instituição escolar

Despertar

Como o próprio nome sugere, o programa Despertar tem o objetivo de “acordar” os jovens para as possibilidades do empreendedorismo. O programa apoia a preparação dos estudantes para que eles vivenciem aspectos da cidadania como fator de responsabilidade social, tornando-os mais proativos e comprometidos com a sua evolução pessoal e profissional. Funciona assim: 

  • O programa é composto por 22 encontros presenciais em sala de aula, atividades de campo e realização da Feira do Empreendedor. 
  • É realizado nas instituições parceiras do Sebrae.
  • A aplicação do curso nas salas de aula deve ser feita presencialmente, por professores capacitados.
  • O Sebrae disponibiliza o material didático para aplicação em sala de aula (Guia do Educador e Manual do Participante). 
  • A capacitação do professor pode ser feita presencialmente ou on-line. A opção virtual pode ser feita aqui, de forma gratuita. A proposta do curso é levantar reflexões e estratégias para que os professores estimulem o empreendedorismo entre os estudantes. Nessa capacitação, os educadores também aprendem a planejar e organizar a Feira do Jovem Empreendedor, em que há o comércio de serviços ou produtos produzidos em grupo pelos alunos. 

>> Clique aqui e saiba como levar o Despertar para sua instituição escolar

Crescendo e Empreendendo

Nesta iniciativa, o Sebrae provoca uma discussão com os estudantes do Ensino Médio sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. São realizados 4 encontros, em que são abordadas as seguintes temáticas: atitudes empreendedoras; características do comportamento empreendedor; trabalho e negócio; pensando no futuro. As demais regras são as mesmas do Despertar, bem como a entrega do material didático. 

O curso de preparação do professor pode ser feito aqui, on-line e gratuitamente, com duração de 23 horas. A proposta é que os educadores tenham instrumentos para trabalhar em sala de aula os estímulos à adoção de atitudes empreendedoras — com base na responsabilidade, cooperação, criatividade, inovação e sustentabilidade ambiental. 

Esse conteúdo sobre Educação Empreendedora no Ensino Médio foi útil para você? Aproveite para acompanhar o Portal CER e ter acesso a outros materiais que vão apoiar a sua jornada! 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades