Como aplicar a Educação Empreendedora no Ensino Superior

Blog Como aplicar a Educação Empreendedora no Ensino Superior

24/11/2023
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Relevante em toda e qualquer fase do ensino, a Educação Empreendedora no Ensino Superior também traz resultados que impactam diferentes aspectos da vida dos estudantes. Por se tratar de um período em que o indivíduo já se inseriu ou está prestes a se inserir no mercado de trabalho, esses resultados podem se destacar, em especial, na vida profissional.

Em uma matéria do G1, intitulada “Formação empreendedora deve ser prioridade no Ensino Superior“, o professor Carbio Almeida Waqued defende a proposta multidisciplinar da Educação Empreendedora, ressaltando que é uma ação capaz de despertar o interesse do aluno por processos, inovação e tecnologias, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais relevantes para qualquer carreira. “Empreendedorismo é a ação de fazer algo diferente, não apenas abrir um negócio com base em uma ideia. Se eu apresento novos caminhos de percurso na empresa onde já trabalho, estou empreendendo”, declara. Ele destaca, ainda, a procura do mercado por profissionais inovadores: “As empresas estão dando preferência aos profissionais inovadores, com capacidade de promover mudanças significativas no mundo e se tornarem líderes globais, e esse é um dos principais propósitos do empreendedorismo”.

No artigo “Educação Empreendedora no Ensino Superior: uma análise sob a perspectiva de estudantes de Administração“, da Universidade Federal Fluminense (UFF), os autores pesquisaram como os estudantes de Administração percebiam e avaliavam a Educação Empreendedora no processo de formação acadêmica. Entre as conclusões obtidas, estão: 

  • “A Educação Empreendedora constitui um fator relevante na formação do profissional de Administração”.
  • “Os professores da disciplina Empreendedorismo têm um importante papel no contexto formativo do estudante, seja no que remete à capacidade teórica, às habilidades no trato explicativo dos exemplos reais, às técnicas aplicadas, ao domínio do assunto e à mediação pedagógica que adota para estimular os discentes a pensarem nas possibilidades de empreender, seja no permanente estímulo para que os discentes aprendam o valor do tema em sua dimensão acadêmico-profissional.”
  • “A maioria dos participantes reconhece que tem o perfil desejado do sujeito empreendedor, a partir do envolvimento com a disciplina de empreendedorismo. Importa mencionar que, para além da educação formal na universidade, o empreendedorismo requer o elemento comportamental para permitir a realização dos projetos de vida, isto é, a atitude do candidato a empreendedor é um ingrediente indispensável à execução da ideia ou da oportunidade percebida, precisando, portanto, atuar ativamente na consecução da proposta de criação de um negócio, uma empresa, um produto, um serviço, uma performance.”

>> Confira aqui o artigo completo

O fato de a universidade ser um instrumento cultural – que, mais do que profissionais, forma pensadores – também reforça a importância da Educação Empreendedora no Ensino Superior.

A seguir, entenda como o Sebrae apoia e favorece a Educação Empreendedora no Ensino Superior e conheça um caso pra lá de inspirador. 

O Sebrae e a Educação Empreendedora no Ensino Superior

Em 2012, o Sebrae criou o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que promove uma série de ações com o intuito de fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas, em todos os níveis de ensino (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior). 

Especificamente para o Ensino Superior, o Sebrae lançou estratégias, campanhas e parcerias com o intuito de envolver o professor e desafiar os estudantes a construírem ideias e projetos de negócios no ambiente acadêmico, gerando não só negócios inovadores, mas também impactos positivos nas comunidades. 

Um exemplo de sucesso é o Desafio Universitário Empreendedor, que busca estimular atitudes empreendedoras nos universitários – por meio de uma série de atividades que envolvem desde jogos virtuais a cursos presenciais de capacitação. Em Sergipe, inicialmente, 285 estudantes de 12 instituições de ensino participaram. Mirelle Pinheiro, uma das universitárias participantes de uma das edições do desafio, contou um pouco da sua experiência nesta reportagem. “Não tem palavras para descrever. A gente tem que viver. E, na minha visão, não foi somente uma competição, é uma experiência de vida. Por mais que a gente simule uma empresa, eu encarei aquilo como um trabalho. Eu estava pensando o que resolveria o problema da minha empresa, o que estava errado, o que eu poderia fazer para ela crescer e se desenvolver. Eu assumi, de verdade, a posição de ser uma empreendedora”, revela. 

>> Conheça aqui outro case de sucesso de empreendedorismo no Ensino Superior

As iniciativas do PNEE de Educação Empreendedora no Ensino Superior não param por aí. Entre outros exemplos, estão: 

  • Disciplinas e projetos de extensão oferecidos às instituições de Ensino Superior
  • Palestra Empreendedorismo em Dois Tempos 
  • Editais que disponibilizam cursos aos estudantes 
  • Guias de Boas Práticas, que compila experiências relativas ao sucesso que o professor pode compartilhar com os estudantes
  • Programa de mentoria
  • Maratona de negócios em Internet das Coisas (IoT) 

Em linhas gerais, a proposta do Sebrae e das ações do PNEE é mostrar o valor da Educação Empreendedora no Ensino Superior e incentivar que as instituições adotem as práticas de forma permanente, incorporando-as em suas práticas pedagógicas. 

Para apoiar a sua jornada, de professor, há uma série de cursos gratuitos on-line voltados especialmente para o Ensino Superior. Clique aqui e confira! Gostou desse conteúdo sobre Educação Empreendedora no Ensino Superior e quer ficar por dentro de tudo o que acontece nesse universo? Acompanhe o Portal CER!

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