Educar para o século XXII: ideias de Leandro Karnal

Blog Educar para o século XXII: ideias de Leandro Karnal

29/05/2018
Compartilhe este conteúdo

Historiador, com doutorado pela USP, e professor da Unicamp, Leandro Karnal é reconhecido como um dos maiores formadores de opinião na atualidade. Isso porque é autor de diversas publicações sobre ética e educação — algumas figuram nas listas das mais vendidas no Brasil. Entre elas, “Conversas com um Jovem Professor”, que fala sobre a experiência prática em sala de aula, além de qualquer teoria pedagógica.

No dia 10 de maio de 2018, Karnal falou a uma plateia de educadores e gestores de educação durante a Bett Educar, em São Paulo. O título da palestra foi: “Educação moderna: o papel da escola em um mundo em constante movimento”. Em sua fala, ele compartilhou experiências e frustrações próprias e também analisou o momento atual da educação no país. Além disso, comentou sobre as mudanças do papel dos professores em tempos da “modernidade líquida”, termo emprestado do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman. Assim, provocou os participantes sobre a nova postura esperada em sala de aula e os desafios que a tecnologia traz para a aprendizagem no século XXI.

Reunimos algumas ideias sobre educação ditas por Karnal na ocasião:

>> “Historicamente, os jovens tinham que aprender com os mais velhos. Agora não, eles têm a tecnologia, que os empodera. Assim, pela primeira vez na história, os alunos dominam mais a tecnologia do que nós”.

>> “Antigamente, a escola era voltada ao professor e ao sistema. Bom aluno era aquele se que moldava ao sistema e os considerados rebeldes eram os que não toleravam a monotonia da sala de aula. Talvez esses eram os mais inteligentes, no final das contas”.

>> “As pessoas que nascem no século XXI têm expectativa de vida de mais de cem anos. Assim, elas serão pessoas do século XXII. O nosso desafio é: o que podemos ensinar hoje, em 2018, que será útil em 2080”?

>> “O século XXI está  dominado por um novo critério chamado inteligência. Ter inteligência hoje em dia é saber administrar ideias. Se você for pensar, a maior rede de hospedagem do mundo, a Air BnB, não tem um único hotel. A maior rede de transportes, a Uber, não tem um único carro. Elas são apenas boas ideias”.

>> “Precisamos tirar de cabeça que é preciso ter tablets, lousas eletrônicas caríssimas em sala de aula. Uma aula é revolucionária quando o projeto de educação é revolucionário”.

>> “O professor dá aula por meio de sua postura, de sua conversa, de seus valores. Talvez os alunos aprendam mais com essas coisas do que com o conteúdo. Nós somos, sempre e antes de tudo, professores de ética”.

Saiba mais sobre a atuação do CER no Bett Educar.

 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades