Edutainment: como o entretenimento pode se tornar um aliado?

Blog Edutainment: como o entretenimento pode se tornar um aliado?

Compartilhe este conteúdo
O termo em inglês “edutainment” é a junção da palavra education (educação) + entertainment (entretenimento). A utilização desse “Entretenimento Educativo” vem abrindo um espaço bastante significativo no aprendizado, e, à vista disso, as instituições de ensino perceberam as diversas oportunidades de utilizá-lo como forma do estudante aprender o conteúdo de jeito mais descontraído.
Diante disso, o Edutainment é um ótimo exemplo de método que vem apresentando bons resultados.
Em outras palavras, é um sistema unificador e, apesar da resistência encontrada, está cada vez mais presente nas salas de aula. Assim, é muito importante que educadores e instituições de ensino conheçam a fundo o seu conceito, entendendo também as inúmeras formas de aplicá-lo.

O que é Edutainment?

A união da Educação, especialmente com outras ferramentas ou áreas, já mostrou a sua eficácia. Diante disso, surge o Edutainment e, como explicitamos na introdução deste artigo, é a junção da “educação” com o “entretenimento”.
Diferentemente do que muitos pensam, a Educação aliada à Comunicação vai muito além da simples utilização da tecnologia, porque o que vai gerar bons resultados será sobretudo a metodologia empregada para promover a aprendizagem.
O Entretenimento Educativo trabalha uma nova forma de linguagem educacional, causando uma aproximação com a dinâmica dos estudantes da atualidade. Em consideração a isso, é uma maneira de aumentar o engajamento e descobrir novas possibilidades de aprender.
O objetivo, então, é criar soluções que promovam uma educação mais interativa e leve, sem perder a essência principal, ou seja, o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Assim, o engajamento dos jovens no aprendizado aumenta, visto que eles estarão realizando atividades prazerosas e sem aquela velha ideia da “obrigação” em aprender.

Por que é importante aliar as plataformas de Comunicação ao ensino?

Para entender a importância do uso das plataformas de Comunicação e Entretenimento no ensino, é preciso fazer uma análise do contexto atual. É evidente que as dinâmicas do cotidiano mudaram, e a nova geração já nasceu com a visão de dois mundos: o real e o virtual.
Sob essa perspectiva, é inviável manter os métodos tradicionais de ensino em uma sociedade que busca o novo pautado na revolução tecnológica. Por conseguinte, os estudantes buscam identificação o tempo todo, e as escolas devem promover, portanto, um aprendizado que siga esse novo padrão.
O Entretenimento Educativo é parte fundamental dessa representação buscada pelos jovens. As plataformas de comunicação, bastante utilizadas na atualidade, conseguem realizar essa ponte entre a aprendizagem e o entretenimento.
Esse novo paradigma também gerará uma otimização no desenvolvimento de características essenciais, para que os estudantes estejam aptos ao mercado de trabalho com amplas oportunidades empregatícias.
Ao corroborar com esse novo modelo de Educação, a Comissão Europeia, em seu estudo EntreComp, apresenta as principais competências empreendedoras que as novas metodologias conseguem desenvolver. Dessa forma, a Criatividade, competência bastante trabalhada no Edutainment, está, sem dúvida, entre elas.

Como os professores podem se preparar para o Edutainment?

Toda essa modificação inevitável apresenta também uma necessidade de que os professores estejam instruídos a fim de enfrentar o novo. Por esse motivo, o primeiro passo será o mergulho nas formas de entretenimento da atualidade.
Hoje em dia, existem inúmeras plataformas e ferramentas, por isso é importante ter um filtro a fim de identificar o que realmente funciona. Não basta apenas navegar pelos canais de comunicação; é preciso, acima de tudo, direcionamento e discernimento.
Nesse contexto, fica claro que a melhor forma de estar preparado para esse novo formato será estudar e desenvolver o conceito de Edutainment, conforme postula Antônio Valério Neto, cofundador e diretor de educação da Xbot. Vejamos:
“Uma das principais vantagens do uso do Edutainment é tornar o professor um designer de planos de aulas, não trabalhar de forma conteudista, mas utilizar a prática para melhorar a competência, ou seja, mudar a forma como a informação é passada ao estudante”.
Ainda que o ensino esteja passando por constantes adaptações, é importante ressaltar que a base central continua a mesma. À vista disso, o direcionamento ainda será na fixação do aprendizado e também no preparo do estudante para o mercado de trabalho.

Plataformas de Comunicação que podem ser utilizadas

Os diversos canais de Comunicação devem ser explorados na implementação de um Entretenimento Educativo nas escolas. Enfatizamos, porém, que as diversas plataformas digitais podem gerar dúvidas em relação ao que realmente pode ser útil nas práticas educacionais.
Os meios de comunicação também estão em constante transformação e talvez existam alguns caminhos que não sejam práticos para a Educação. Entretanto, há ferramentas que trazem bons resultados e estão mais direcionadas à entrega de conteúdo.
A partir disso, é possível listar livros, podcasts, filmes e até canais no YouTube, pois essa ferramenta tem sido de grande utilidade no meio educacional graças a sua eficiência e praticidade. Logo, todo esse conjunto de canais interativos será um alicerce para que os professores consigam colocar em prática todas as bases representativas do Edutainment.

Podcast que pode ser utilizado nas escolas

Os podcasts são canais de comunicação por voz, em que é possível extrair muito conteúdo educativo para ser utilizado em sala de aula. A sua eficácia na aprendizagem está ligada na forma acelerada que os jovens estão absorvendo as informações.
Dessa maneira, há inúmeros canais dos quais podemos lançar mão como forma de educar, cabendo aos educadores, portanto, aproveitá-los com a intenção de engajar a turma.
O Nerdcast, diante disso, é um ótimo exemplo de podcast educativo. Os idealizadores abordam temas relacionados a games, à cinema e ciência, encaixando-se perfeitamente nas dinâmicas educacionais.

Canais didáticos disponíveis no YouTube

O YouTube, por sua vez, é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo. Diante do imenso acervo de conteúdos, é fácil encontrar canais que também podem ser utilizados como Entretenimento Educativo.
Explicitaremos, adiante, dois canais que merecem destaque, uma vez que são voltados para os educadores que estão em busca de se aprofundarem nas novas metodologias de ensino. Os estudantes, por seu turno, também poderão se beneficiar do conteúdo apresentado nos vídeos.
O primeiro é o canal Priscila Boy, que consegue trazer temas importantes para a formação dos profissionais de Educação, além de abordar técnicas de Metodologias Ativas e de Gestão de Relacionamento.
Já o segundo é o Instituto Ayrton Senna, que beneficiou cerca de 1,5 milhão de estudantes brasileiros, capacitando também 45 mil profissionais. Por esse motivo, o presente canal é indicado para aumentar ainda mais o engajamento em sala de aula.
Além disso, o Instituto Ayrton Senna apresenta muitos vídeos sobre temas da atualidade e sobre técnicas de aplicação das metodologias educacionais.

O CER e o Edutainment

O CER tem papel fundamental no alinhamento das novas metodologias, principalmente da Educação Empreendedora, e da união do Entretenimento à Educação . Além de distribuir conteúdo sobre o tema, ele apresenta um canal no YouTube.
Em vista disso, os vídeos são compostos de entrevistas, apresentação de novas metodologias, de diversos tipos de material e de ferramentas que estimulam o aprendizado. O compartilhamento de informações, por conseguinte, gera força para que o Edutainment e os demais métodos sejam implantados.
A Revista CER – Futuro Presente do Ensino contribui veementemente com esse novo modelo de aprendizado por ser ótima fonte de conteúdo. Ela disserta exatamente sobre como os novos métodos educacionais são necessários. Por isso, a leitura é essencial, buscando entender as transformações da Educação, por meio da Educação Empreendedora e também quais os caminhos práticos podem ser seguidos.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades