Em SP, escola busca desenvolver a autoestima dos alunos no processo de aprendizagem

Blog Em SP, escola busca desenvolver a autoestima dos alunos no processo de aprendizagem

24/12/2021
Compartilhe este conteúdo
A educação caminha para que os estudantes consigam se desenvolver de forma integral durante os anos que passarem na escola. Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar instituições que se dedicam na implementação de novas metodologias que ajudam o estudante a desenvolver, além da teoria básica, habilidades e competências socioemocionais, incluindo o desenvolvimento da autoestima.
Desse modo, os jovens conseguem chegar ao mercado de trabalho mais conscientes e preparados para encarar os desafios do cotidiano profissional.
Buscando entender esse sistema de educação um pouco melhor, vamos conhecer o trabalho que a escola Teia Multicultural, localizada em São Paulo, está desenvolvendo com os estudantes, dando a oportunidade a eles para que possam reconhecer as próprias potências.

A Escola Teia Multicultural

A Escola Teia Multicultural foi fundada por dois sócios: Georgya Corrêa, neuropsicopedagoga e mestre em Pedagogia, e o empresário e diretor administrativo Lucas de Briquez.
A ideia central foi criar um ambiente de aprendizado que fosse voltado à potencialização de habilidades individuais, explorando os dons e as múltiplas inteligências, mostrando que esse trabalho é tão importante quanto o aprendizado específico focado no conteúdo das disciplinas.
“No ensino tradicional, na educação padrão que as gerações passadas receberam e que infelizmente a grande maioria das crianças recebe até hoje, o grande motivador do processo de aprendizagem é o medo. Medo de não ir bem na prova, medo de reprovar, medo de não ser aceito e admirado pelos seus entes queridos. Valorizamos o desenvolvimento da autoestima, para que reconheçam seus pontos fortes e também reconheçam suas dificuldades, para aprenderem a lidar com essas características a fim de aprimorarem-se como seres humanos”, conta o sócio Lucas de Briquez.
Os dois sócios acreditam que todo esse trabalho e a reformulação da educação, voltando-a para o aprimoramento das habilidades socioemocionais e também a personalização do ensino, trarão resultados positivos que se estenderão até a fase adulta.

O desenvolvimento da autoestima

Toda a base de aprendizagem e ensino da Teia Multicultural é direcionada ao pertencimento. Desse modo, todas as metodologias aplicadas não incentivam a competição ou a exclusão dos estudantes, dando destaque para a característica única e individual de cada um deles.
Todas as práticas educativas são vinculadas à BNCC, bem como aos conteúdos propostos pelo MEC. O diferencial está na forma em que o conteúdo é passado, sendo aplicado de maneira significativa e experiencial.
Essa personalização e o fato de a escola dar importância às diferentes formas de aprendizado e também às múltiplas inteligências, faz com que a autoestima seja muito bem desenvolvida.
Os estudantes têm a oportunidade de absorver o conhecimento de modo diferente, entendendo que não existe uma única maneira de aprender. Essa dinâmica possibilita que todos adquiram mais confiança sobre o seu jeito de ser e se tornem adultos preparados para todos os desafios profissionais e pessoais.
“Desenvolver autoestima é mais importante do que decorar a tabuada, pois é conhecendo e reconhecendo suas capacidades que poderão lidar inclusive com suas dificuldades e ter tranquilidade para perceber a necessidade de se dedicarem com mais afinco a um determinado conteúdo escolar que não tenha essa facilidade, sem com isso ter um prejuízo emocional” , afirma a sócia e neuropsicopedagoga Georgya Corrêa.

Rotina escolar e o trabalho interdisciplinar da Teia Multicultural

Para que a autoestima seja bem desenvolvida dentro da sala de aula, a escola Teia Multicultural apresenta uma rotina bastante dinâmica. A estrutura da instituição entrega aos estudantes a oportunidade de estudarem em salas diferentes a cada tipo de aula, como, por exemplo: Sala de Registro, a Sala L.I.S. (Luz, Imagem e Som), a Sala de Movimento, a Oficina de Informação, a Quadra, o Laboratório, o Ateliê e a Horta.
As múltiplas salas existentes oferecem a oportunidade para que essa rotina dinâmica também seja interdisciplinar. Os professores passam a trabalhar por projetos, em que todas as disciplinas são aplicadas concomitantemente.
Tudo isso propicia valorizar as habilidades e as características individuais dos estudantes, por exemplo: um estudante que tem bastante habilidade em desenhar será tão valorizado quanto aquele que possui facilidade com números.
Tal interdisciplinaridade mostra aos alunos da Teia Multicultural que eles são capazes de atingir seus objetivos com base em seus dons e vocação. Esses projetos, além dessa personalização, são uma ótima maneira de os próprios estudantes valorizarem e entenderem quão rica e importante é a diversidade.
“A partir desse processo de cristalização do seu ego, das suas vontades, habilidades e áreas de interesse, fica mais fácil lidar com as áreas de dificuldade. Partimos do princípio de que todo aluno tem habilidades e dificuldades, e desenvolver a autoestima vem em primeiro lugar. Primeiro desenvolvemos a autoestima. Depois vamos para o que é mais difícil para ele e com que, de certa forma, fere essa autoestima. Todo estímulo negativo machuca demais os alunos”, afirma Lucas de Briquez

Conheça a história de outras escolas

Assim como a Teia Multicultural, outras escolas brasileiras estão aplicando métodos inovadores e que também proporcionam o desenvolvimento integral dos estudantes.
Conhecer esses cases que apresentam resultados positivos é uma ótima oportunidade de entender a transformação da educação e também de conhecer os caminhos possíveis para que novas metodologias sejam implementadas.
O CER Histórias é uma plataforma por meio da qual os professores e os demais profissionais da educação podem enviar os seus relatos, contando sobre os projetos que foram, ou estão sendo, aplicados nas instituições.
Vale a pena entrar e conferir todas as histórias, utilizando-as como inspiração para que novos projetos possam ser elaborados e aplicados na sua in
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades