Empreendedorismo para o ensino fundamental: conheça o programa JEPP

Blog Empreendedorismo para o ensino fundamental: conheça o programa JEPP

10/07/2020
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De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino fundamental é o período em que competências importantes são desenvolvidas. É nesse período que se cria uma base sólida para que, no ensino médio, os estudantes tenham seu primeiro contato de forma estruturada com a Educação Empreendedora. Protagonismo, autonomia, senso crítico, disposição para errar e correr riscos controlados. Tais competências formam parte do que chamamos de “mentalidade empreendedora”. Isso pode fazer toda a diferença na jornada de aprendizado durante os anos dos ensinos médio e superior, além da atuação dos jovens no mercado de trabalho.

Com o intuito de apoiar as escolas brasileiras na inclusão desses componentes no currículo, o Sebrae oferece um programa de empreendedorismo para o ensino fundamental. Desenvolvido especialmente para jovens com idades entre 6 e 15 anos, o Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). Neste post, você vai conhecer em detalhes o programa e como ele vem auxiliando jovens de todo o Brasil a se tornarem protagonistas da própria jornada de educação.

Como funciona o programa JEPP

Com foco nos estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, o JEPP é uma iniciativa voltada para levar conteúdo de empreendedorismo aos jovens e, para isso, também atua na formação dos professores dentro desse tema.

Cada ano tem sua duração total dividida em encontros – em geral, de 10 a 15 encontros –, que variam de 2h a 2h30m cada um, totalizando 235 horas do 1º ao 9º ano.

Com base em histórias, os estudantes são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um Plano de Negócios.

O curso pode ser realizado em um trimestre, em um semestre ou ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade da escola. Criado em 2013 a partir de uma experiência bem-sucedida do Sebrae SP, o JEPP oferece todo o material escolar que deverá ser usado durante a jornada de aprendizado, composta de nove módulos:

1º ano do Ensino Fundamental: O Mundo das Ervas Aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano do Ensino Fundamental: Temperos Naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de Brinquedos Ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de Produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de Cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato Sustentável

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo Social

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

9º ano do Ensino Fundamental: Novas Ideias, Grandes Negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

O tema dos módulos é sugerido pelo JEPP, mas pode ser adaptado pela escola e pelos educadores, de acordo com a realidade dos estudantes e da região.

Ensino Baseado em Projetos e competências empreendedoras

Como o nome diz, a ideia é que o curso seja uma introdução ao tema, com primeiros passos no empreendedorismo, a partir de um entendimento mais amplo do que ele significa. “Existe um entendimento errado do conceito de empreendedorismo. As pessoas pensam que tem uma relação com abertura de empresas. Mas nós trabalhamos com comportamento empreendedor e noções de pequenos negócios no JEPP. O estudante vai desenvolver competências para aprender a pensar de forma mais crítica, organizar suas ideias de maneira clara, trabalhar em grupo, apresentar, entender a noção de sustentabilidade, de ética, de perseverança e outras competências empreendedoras”, explica Thelmy Rezende, analista do Sebrae.

As competências são desenvolvidas dentro um propósito específico, valendo-se da metodologia de Ensino Baseado em Projetos. Assim, no módulo em que o desafio é abrir uma doceria, os estudantes devem cuidar de todo o planejamento, da pesquisa de mercado, da entrevista a outros empreendedores, mesmo que de maneira mais simples. “Tudo é feito dentro da capacidade que eles têm. O material vem com todos os instrumentos de pesquisa e tudo o que eles precisarão para desenvolver Planos de Negócios e outras atividades”, conta.

Nos anos iniciais, quando os alunos ainda estão sendo alfabetizados, os exercícios trabalham com colagens, desenhos e à medida que o estudante vai amadurecendo, os projetos se tornam mais complexos. No 9º ano, por exemplo, algumas atividades incluem práticas de precificação, trabalho com planilhas financeiras, capacidade argumentativa, dentre outros. “O JEPP ajuda que os estudantes amadureçam seu projeto de vida, entendendo qual o caminho deverão percorrer para concretizá-lo. Vale para tudo: se eu vou viajar, preciso me planejar para isso, se quero abrir uma lanchonete, também”, diz Thelmy.

Para participar do JEPP, a Secretaria Municipal de Educação ou a instituição de ensino interessada deve procurar o Sebrae em sua região visando negociar a parceria e a capacitação dos professores, que tem duração de 45 horas.

Se você se interessou pelo programa JEPP, procure saber mais também do Despertar, curso de empreendedorismo do Sebrae voltado aos estudantes do ensino médio.

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