Empretec: saiba mais sobre a metodologia de empreendedorismo da ONU

Blog Empretec: saiba mais sobre a metodologia de empreendedorismo da ONU

01/05/2020
Compartilhe este conteúdo

Quem está na jornada para implantar a educação empreendedora sabe que o empreendedorismo vai muito além de boas ideias de negócios, da criação de startups ou do domínio de disciplinas como marketing ou gestão financeira. A semente do empreendedorismo germina quando está em ambiente favorável e quando há, além do conhecimento técnico, o comportamento empreendedor. Mas, como desenvolver habilidades e competências tão subjetivas?

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é uma a metodologia que busca exatamente resolver essa equação, desenvolvendo características de comportamento empreendedor, com o intuito de auxiliar pessoas a melhorar a gestão do seu empreendimento, identificar novas oportunidades ou até iniciar um negócio bem-sucedido. Essa metodologia é ensinada por meio de um curso, considerado um dos melhores programas de empreendedorismo do mundo e promovido em cerca de 40 países, sendo ministrado aqui, no Brasil, desde 1993 exclusivamente pelo Sebrae.

Ideal para quem quer empreender ou começar um negócio novo ou para gestores e líderes que desejam desenvolver competências empreendedoras, o Empretec já capacitou cerca de 260 mil pessoas, auxiliando-as a reconhecer seu potencial em empreender e a ter mais segurança e visão de oportunidades e diferenciais que podem aumentar suas chances de sucesso.

Uma das marcas da mentalidade empreendedora é a capacidade de identificar oportunidades e aproveitá-las, gerando valor. Mas o comportamento empreendedor vai muito além disso. Competências como exigir qualidade e eficiência, ter independência e autoconfiança, capacidade de correr riscos calculados, comprometimento, persistência são algumas das características desenvolvidas durante o Empretec, capazes de fazer com que os participantes se tornem protagonistas de suas próprias trajetórias, seja na vida pessoal ou profissional.

Entenda como funciona o Empretec

Sua metodologia de ensino consiste em aplicação de jogos simulados, exercícios, atividades específicas, palestras, material didático, trabalhos dentro e fora de sala, entre outros, fazendo com que o participante viva a experiência empreendedora. São 60 horas de capacitação, divididas em seis dias de imersão, nos quais o participante é desafiado por meio dessas atividades práticas, dentro da metodologia de empreendedorismo, a desenvolver dez características comportamentais de empreendedores bem-sucedidos:

  • Busca de oportunidade e iniciativa
  • Persistência
  • Comprometimento
  • Exigência de qualidade e eficiência
  • Capacidade de correr riscos calculados
  • Estabelecimento de metas
  • Busca de informações
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos
  • Persuasão e redes de contatos
  • Independência e autoconfiança.

Nesta capacitação o participante tem  a chance de entender as características do comportamento empreendedor bem como de adaptá-las para sua área de atuação: como agir com proatividade buscando possibilidades e oportunidades incomuns para melhorar o seu desempenho; como atuar junto com sua equipe, seu colega ou parceiro na tomada de decisões importantes que afetam a qualidade do que oferece;  como reconhecer a importância de estar sempre atualizado sobre novas formas de aprimorar seu produto ou serviço. Após o final do curso, o participante vai perceber muitas mudanças comportamentais, identificando seus pontos fortes e fracos, que o farão rever seus próprios conceitos e atitudes e adotar uma postura que exalte suas qualidades e potencialidades, mas que também corrija suas fraquezas.

Como participar?

Para fazer o curso do Empretec, você deve procurar o Sebrae do seu estado ou ligar no 0800 570 0800 e inscrever-se no processo de seleção por meio do preenchimento de um formulário, indispensável para  que seja avaliada a sua candidatura. Em seguida, será agendada uma entrevista individual, que faz parte da metodologia do seminário e ajuda a identificar o perfil empreendedor do candidato. É nesse momento que você será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário. Depois de selecionado, você deverá efetuar o pagamento e matricular-se no Empretec.

Caso não seja selecionado, você será orientado pelo selecionador, ao final da entrevista, quanto ao tempo recomendado para participar novamente da entrevista, o que varia de participante para participante.

Para conhecer mais sobre o Empretec, acesse o site do curso e confira as datas para participar das próximas turmas no seu estado.

 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades