Organização Ewin Kauffman: um legado de empreendedorismo e inovação

Blog Organização Ewin Kauffman: um legado de empreendedorismo e inovação

04/01/2018
Compartilhe este conteúdo

Considerada uma das maiores organizações de apoio ao empreendedorismo do mundo, o sucesso e o propósito da Fundação Kauffman têm suas raízes na história de vida de seu fundador: Ewing Kauffman.

Nascido em 1916 em uma fazenda no estado de Missouri, nos EUA, a paixão de Ewing Marion Kauffman por conhecimento e seu senso de auto gestão estavam presente desde muito cedo: aos 11 anos, acamado por um ano em virtude de problemas cardíacos, Ewing se debruçou sobre os livros para manter a si mesmo alerta e em desenvolvimento. O volume de leitura da criança impressionava: ele chegou a ler 40 livros em um só mês.

Ainda jovem, Ewing participou de um grupo de escoteiros e da Marinha. Junto com os livros – que lia em tempo recorde de 5.400 palavras por minuto – as experiências contribuíram para nutrir sua curiosidade e aprofundar seu conhecimento sobre o mundo a sua volta. Pouco tempo após assumir o posto de vendedor em um laboratório farmacêutico, sua determinação e esforço fazem com que Kauffman chegue a receber, somente em comissões de venda, quantia superior ao salário do próprio presidente da empresa.

Mas é em 1950, aos 22 anos, que ele passa a escrever o capítulo que mudaria sua própria vida e a história do empreendedorismo em seu país. Com 5 mil dólares de investimento inicial, fundou a Marion Laboratories, que comercializava produtos farmacêuticos. Com foco na qualidade das vendas e na formação de profissionais altamente motivados, em pouco tempo a Marion deixa de ser uma empresa de fundo de quintal e passa a ser reconhecida por suas estratégias inovadoras de vendas. A filosofia do laboratório era baseada em duas premissas básicas: ‘compartilhe os lucros com quem produz’ e ‘trate os outros como gostaria de ser tratado’.

Mesmo com o crescimento exponencial da Marion, que foi considerada a empresa mais forte do segmento farmacêutico dos EUA, o espírito empreendedor e incansável de Ewing o leva a explorar outras áreas. Ele criou o Kansas City Royals, time responsável por levar o principal campeonato de baseball de volta ao estado do Kansas nos anos 1960, mesmo período em que criou a Fundação Kauffman.

Entre diversas iniciativas, a fundação é reconhecida por promover o mesmo senso de oportunidade dos empreendimentos de Ewing, oferecendo educação de qualidade e ajudando jovens, principalmente os com poucas condições financeiras, a atingirem seu potencial.

Para saber mais sobre a Fundação Kauffman e suas áreas de atuação, acesse o site da instituição.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades